O presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais do Vaticano, arcebispo Cláudio Maria Celli confirmou sua participação no Mutirão de Comunicação, que acontecerá entre os dias 12 e 17 de julho, em Porto Alegre (RS), na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
O Mutirão de Comunicação será “sem dúvida um evento que abrirá novos espaços para a comunicação eclesial no continente”, afirma o arcebispo Cláudio Maria em carta dirigida ao arcebispo de Porto Alegre e Presidente do Mutirão, dom Dadeus Grings.
O arcebispo enviado do Vaticano participará da cerimônia de abertura do Mutirão, no dia 12 de julho, às 19 horas, com uma conferência sobre o tema central do encontro: Processos de Comunicação e Cultura Solidária. Também no dia 13 de julho, das 14h às 15:30h, dialogará com os participantes sobre os desafios da comunicação no momento atual da sociedade e da igreja. Logo após, participará de uma coletiva de imprensa.
O Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais apresentará os novos projetos a serviço da pastoral da comunicação na igreja Católica, como também os avanços e perspectivas da Rede de Informática da Igreja na América Latina (RIIAL).
O Mutirão de Porto Alegre terá três eixos temáticos: Novos cenários político-sociais e processos de comunicação, Economia e comunicação na era digital e Comunicação no diálogo das culturas. Será um grande espaço de diálogo sobre os processos de comunicação à luz da cultura solidária, para a construção de uma sociedade comprometida com a justiça, à liberdade e a paz.
Este evento, que reunirá aproximadamente 3.000 comunicadores, é a fusão de duas iniciativas: a brasileira, que desde 1998 promove um espaço de intercâmbio, atualização e reflexão sobre comunicação e sociedade, e a latino-americana, promovida pela Organização de Comunicação Católica da América Latina e Caribe – OCLACC que, desde 2001, realizou três edições do Congresso Latino-Americano e Caribenho de Comunicação, para alimentar a reflexão, a pesquisa e o intercâmbio de experiências entre os comunicadores da região.
O Mutirão Latino-Americano e Caribenho de Comunicação pretende ser uma vivência de comunicação na qual todos os participantes mostrem suas experiências e saberes para o enriquecimento mútuo e a produção de novos conhecimentos coletivos. A idéia é que essas experiências gerem um diálogo de praticas comunicacionais na sociedade brasileira, latino-americana e caribenha, dirigido para uma sociedade mais justa, livre e em paz.
Participarão do evento comunicadores provenientes de todos os países da América Latina e do Caribe. Entre os inscritos temos docentes, pesquisadores, jornalistas, produtores audiovisuais, bispos, presbíteros, religiosos (as), profissionais da área, estudantes, agentes de pastoral e público em geral interessados nos temas do mundo da comunicação. Como conferencistas, confirmaram suas presenças renomados especialistas e pesquisadores da comunicação.
Ao final do evento, os organizadores, CNBB, OCLACC, CELAM, como resultado prático do encontro, elaborarão coletivamente a Carta de Porto Alegre, com propostas para trabalhar e criar processos de comunicação que gerem, promovam e alimentem a cultura solidária para a construção de uma sociedade comprometida com a justiça, a liberdade e a paz.
Colaboração: Multicom
CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário