terça-feira, 31 de março de 2009

ANIVERSÁRIO DE MORTE DE DOM OSCAR ROMERO É LEMBRADO EM ROMA


O bispo emérito de Goiás, dom Tomas Balduino, 87 anos, participou na semana passada, em Roma, das celebrações do martírio de dom Oscar Romero, arcebispo de El Salvador, assassinado em 24 de março de 1980. Na sexta-feira, 27, cerca de 350 pessoas de diferentes confissões religiosas participaram de uma celebração ecumênica em memória a dom Oscar Romero. Já no domingo, 29, mais de 300 pessoas participaram de uma missa na comunidade Latino Americana Santa Maria della Luce, em Trastevere.
Em sua homilia, dom Tomás recordou que dom Romero foi assassinado por causa da Palavra. “Existe ao mesmo tempo uma fragilidade e uma loucura da Palavra. Romero foi coerente com os compromissos do Concilio Vaticano II e sua aplicação à nossa realidade através de Medellín e Puebla na sua abertura ao mundo dos indígenas, dos camponeses, dos sem-terra e dos homens e mulheres de rua, etc.”, disse.
Segundo dom Tomás, a lembrança da morte do arcebispo de El Salvador deveria se celebrada em outros lugares. “Aqui, (em Roma) graças a um grupo, já o homenageiam desde 1981, mas deveríamos fazer em toda parte. Tornar presente um testemunho que não é de morte, mas de vida de um povo que vai se levantando devagar. Eu levo o compromisso de fazer com que isso se organize no Brasil, pois é vital e vai ao encontro com a palavra de Deus”, completou.
CNBB

Nenhum comentário: