quinta-feira, 3 de abril de 2008

PRESENÇA DO NEGRO NA HISTÓRIA DA IGREJA NA BAHIA É TEMA DE SEMINÁRIO

Começa amanhã, dia 4, em Salvador (BA), o Seminário sobre A presença do negro na história da Igreja Católica na Bahia. Trata-se de uma iniciativa da Pastoral da Comunicação (Pascom) da arquidiocese de Salvador, que prosseguirá até sábado, dia 5, no Teatro do Instituto Cultural Brasil Alemanha.
Segundo o coordenador da Pascom, padre Manoel Filho, o objetivo do seminário é “unir pesquisadores e agentes populares para uma troca de saberes sobre a história da Igreja na Bahia”. Além disso, pretende-se ainda “transmitir ao maior número de pessoas informações que possam gerar um novo agir pastoral, a partir da reflexão sobre o passado; e gerar uma consciência histórica nos fiéis da arquidiocese de Salvador”, acrescenta o presbítero.
Durante o evento serão tratados temas como o tráfico de escravos e a imposição religiosa; o século XX e as mudanças epistemológicas na sociedade e na Igreja; a inculturação, diálogo e inserção social; o papel das irmandades e associações de negros como forma de resistência e inserção comunitária.
Entre os conferencistas estão o doutor em História pela Universite de Paris IV (Paris-Sorbonne), Ubiratan Castro; o doutor em Antropologia pela Universidade de São Paulo (USP), Ordep Serra e o doutor em História Social pela USP, Cândido Costa e Silva.
CNBB

Nenhum comentário: