sexta-feira, 4 de abril de 2008

O CORAÇÃO ARDIA

Jesus desceu do céu e veio morar entre nós, desejando revelar a vontade do Pai, ao conversar conosco. Ele não quer só conversar conosco, mas demonstrar toda força do seu amor infinito para conosco, oferecendo toda sua amizade e dando a sua vida pela nossa realização plena, a nossa salvação.
A exemplo dos discípulos de Emaús, muitas vezes ficamos desiludido, perplexos, tristes e desanimados, como se a vida não tivesse mais sentido. Mas Cristo, um anônimo e estranho viajante torna-se companheiro de caminhada. A presença de Jesus causa no coração deles algo diferente. É algo tão forte, a provocar-lhes uma mudança radical de vida.
Eles sentiram a necessidade de retornar para junto dos outros e contar a maravilhosa novidade: O Senhor está vivo. Nós o vimos! Ele nos falou das Escrituras e comeu o Pão conosco. Nosso coração ardia pelo caminho (cf. Lc 24,13-35).
O coração deles arde, consome-se em chamas e inflama-se de amor, porque nele está o centro das coisas, porque nele reside amor. Jesus Ressuscitado, que os discípulos reconhecem ao partir o pão, quer ficar conosco, quer abrir nossos olhos e ficar no nosso meio, caminhado com o seu povo, com sua gente.
Emaús hoje é a nossa comunidade, é o nosso dia-a-dia. Muitas vezes não reconhecemos Jesus nos caminhos da nossa vida e não acreditamos que ele está ao nosso lado. Também não acreditamos que ele Ressuscitou de verdade. Mas ao mesmo tempo temos o desejo que ele venha ao nosso encontro, seja o nosso socorro e de nossa gente. Quando será que o nosso coração irá arder em profundidade com a sua presença?
Falar com o Senhor Ressuscitado, ouvir falar do Senhor Ressuscitado é bom demais! Ele quer ser consolo para nossas vidas, força nas nossas dificuldades, luz a iluminar nossos caminhos. E, sobretudo, abrir nossos olhos e fazer arder nossos corações.
Jesus é aquele que caminha com a humanidade, revelando o sentido de sua morte e a vitória da vida, isto é, a Ressurreição. Conosco ele quer partilhar e comunicar a vida. Que a experiência da Páscoa arde de verdade os nossos corações ao reconhecermos os favores recebidos do Senhor Ressuscitado.

Pe Geovane Saraiva,
Pároco de Santo Afonso

Nenhum comentário: