Saudando os participantes da 46ª Assembléia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, na manhã desta quarta-feira, 2, o núncio apostólico no Brasil, dom Lorenzo Baldisseri, destacou o tema central escolhido pela CNBB e falou da importância de se discutir também sobre a Missão Continental.
“Tenho certeza de que os Bispos irão trabalhar, nesta 46ª Assembléia, o tema da Missão Continental, idéia que surgiu na V Conferência de Aparecida, entre as numerosas iniciativas para a evangelização, no Brasil”, disse dom Baldisseri. “Assim, o documento de Aparecida irá ajudar muito, no sentido de orientar para uma ação pastoral decisiva e eficaz”, completou.
O Núncio cumprimentou a CNBB pela Campanha da Fraternidade em defesa da vida. “Desejo recordar, aqui, a Campanha da Fraternidade deste ano trabalhando o tema em defesa e promoção da vida, além de parabenizar a CNBB pelo seu êxito e realização”. Destacou, ainda, a atenção especial da CNBB à Igreja na Amazônia, recordando “a especial doação que o Santo Padre quis outorgar a este projeto de evangelização, cuja distribuição será definida nesta Assembléia”.
Abaixo, a íntegra do pronunciamento de dom Lorenzo Baldisseri
Agradeço ao Presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, pelo convite feito a mim para participar da 46ª Assembléia Ordinária da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Saúdo cordialmente a todos os integrantes da mesa, os Exmos. Cardeais, os Exmos. Arcebispos e Bispos, Assessores, Padres, Irmãs, funcionários da casa, profissionais da imprensa e de todos os meios de comunicação.
O tema desta Assembléia são as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil à luz do Documento de Aparecida que nos lembra a V Conferência do Episcopado Latino-Americano e Caribenho e, sobretudo a abertura da Conferência, realizada pelo Santo Padre, o Papa Bento XV, em Aparecida, SP, em 2007. Lembramos aqui, a histórica visita do Santo Padre o Papa, ao Brasil. Foi uma grande bênção para este País. Foram cinco dias inesquecíveis, cujo ápice foi a canonização do Frei Galvão, primeiro santo brasileiro.
Tenho certeza de que os Bispos irão trabalhar, nesta 46ª Assembléia, o tema da Missão Continental, idéia que surgiu na V Conferência de Aparecida, entre as numerosas iniciativas para a evangelização, no Brasil. Assim, o documento de Aparecida irá ajudar muito, no sentido de orientar para uma ação pastoral decisiva e eficaz.
Desejo recordar, aqui, a Campanha da Fraternidade deste ano trabalhando o tema em defesa e promoção da vida, além de parabenizar a CNBB pelo seu êxito e realização. Entre os enormes desafios neste campo, a voz clara da Igreja é indispensável, apreciada e estimada, apesar das dificuldades em transmitir a mensagem, sobretudo nas instâncias que decidem, motivadas por razões alheias ao bem comum e ao direito à vida de todos os seres humanos a partir da concepção até seu declinio.
Quero também registrar a especial atenção da Igreja, no Brasil para a Amazônia e, a este respeito, a especial doação que o Santo Padre quis outorgar a este projeto de evangelização, cuja distribuição será definida nesta Assembléia.
É meu dever agradecer os Bispos do Brasil pela preciosa colaboração para com a Nunciatura Apostólica no Brasil, feita com grande sentido de Igreja e de comunhão com o Santo Padre.
Muito obrigado a todos.
Fico a disposição dos Exmos Senhores Bispos para atendê-los , aqui durante a Assmbléia de Itaici.
CNBB
Nenhum comentário:
Postar um comentário