sábado, 26 de abril de 2008

COMEÇA HOJE A VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE PARA IDOSOS

Começa hoje, 26, a Campanha Nacional de Vacinação de Idosos contra a Gripe. O Brasil tem mais de 18 milhões de idosos e o Governo espera vacinar 80% das pessoas a partir dos 60 anos de idade, 10% a mais que os anos anteriores. Isso significa que pelo menos 13 milhões de idosos serão vacinados contra a gripe este ano. A doença preocupa autoridades sanitaristas em todo o mundo.
A gripe espanhola de 1918 matou 20 milhões de pessoas, mais que a I Guerra Mundial. Em 1957, a pandemia asiática levou 1 milhão de pessoas à morte e, a gripe de Hong Kong, repetiu o mesmo número, em 1968. Desde 1999, o Brasil repete todos os anos a esta campanha. O vírus da gripe, de mais de 80 milhões de anos, muda rapidamente, assim que o organismo cria proteção contra ele.
Para receber a vacina, o idoso deve procurar a unidade de saúde mais próxima, e não se esquecer de levar a carteirinha de vacinação.Contra-indicações Não pode tomar a vacina quem tiver alergia grave a ovo, quem apresentou alergia à dose anterior da vacina ou a qualquer de seus componentes, bem como os portadores da Síndrome de Guillain Barre ou de doenças neurológicas em fase aguda comprovada (como meningite, encefalite, surto de esclerose múltipla, derrame cerebral, traumatismo craniano e pós-operatório de tumores).

Nenhum comentário: