sábado, 20 de outubro de 2007

TERMINA HOJE A ASSEMBLÉIA NACIONAL DA CÁRITAS NA AMAZÕNIA


Termina hoje, no municipio de Castanhal, a 68 quilometros de Belém, no Pará, a Assembléia Nacional da Cáritas na Amazônia, com os 300 participantes dando um abraço simbólico no Lixão do Aurá, localizado em Belém, caracterizando um compromisso da entidade com a preservação do meio ambiente e reafirmando suas ações sociais com os povos marginalizados e excluídos/as da região, entre eles, os catadores e catadoras de materiais recicláveis.
Foi debatido o tema "Missão e Desafios da Cáritas na Amazônia" e a Assembléia teve um momento para identificar e apoiar iniciativas que venham a possibilitar vida digna para os mais pobres. Foram discutidas também alternativas de inclusão social do povo marginalizado da Amazônia.
Participaram da Assembléia os bispos do Regional Norte 2 (Pará/Amapá) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); o Presidente Nacional da Cáritas Brasileira, Dom Demétrio Valentini e os bispos dos 16 regionais que compõem esta instituição da Igreja Católica no Brasil. Além das entidades membros da Cáritas e coordenadores de movimentos sociais.
Os assessores que contribuiram para os debates foram o antropólogo Romero Ximenes, o economista Carlos Guedes, catadores, quilombolas e indígenas entre outros.

Nenhum comentário: