segunda-feira, 22 de outubro de 2007

TEÓLOGO SUIÇO PARTICIPA DE DOIS EVENTOS EM BRASÍLIA

Hans Küng, teólogo suíço, reconhecido internacionalmente pela sua atuação em prol da construção de uma ética mundial, participará, em Brasília, de dois grandes eventos esta semana.
No Simpósio sobre Democracia no Brasil: desafios éticos da política, promovido pela Pró-reitoria de Extensão e pelo Curso de Filosofia da Universidade Católica de Brasília (UCB), que começa hoje e vai até o dia 25, Hans Küng profere palestra sobre a Ética mundial e seus impactos na democracia na quarta-feira, 24, às 19h30, no auditório central da UCB. O Simpósio tem como objetivo promover estudos e discussões sobre a ética como fundamento da política na democracia brasileira, contribuindo assim para o resgate da cidadania e para a transformação do cenário político nacional e internacional e para a geração de instrumentos de responsabilização social.
Já na quinta-feira, pela manhã, o teólogo Küng participa de uma audiência pública no Congresso Nacional, durante a qual falará sobre ética e globalização. Trata-se de uma iniciativa das comissões de Direitos Humanos e Minorias, de Relações Exteriores e de Defesa Nacional e do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar. À tarde ele se encontra com o presidente Luís Inácio Lula da Silva a quem entregará cartas e documentos produzidos durante o Simpósio da UCB.
Hans Küng, 79, é padre católico ordenado em 1954. Exerceu importante papel como consultor teológico na redação do documento final do Concílio Vaticano II. Foi professor na Universidade de Tübingen e diretor do Instituto de Pesquisa Ecumênica, na Alemanha. Possui 62 livros publicados. Entre as suas obras traduzidas para o português estão: Uma ética global para a política e a economia mundiais (Vozes, 1999); Religiões do mundo (Verus, 2004); Por que um ethos mundial? (Loyola, 2005); Freud e a questão da religião (Verus, 2006); e O princípio de todas as coisas: ciências naturais e religião (Vozes, 2007).

Fonte:CNBB

Nenhum comentário: