segunda-feira, 10 de setembro de 2007

SANTO DO DIA - SÃO NICOLAU TOLENTINO

Nasceu em Castelo de Santo Ângelo, em 1245, e morreu em Tolentino a 10 de setembro de 1305. Seus pais, Germano e Amata, sem filhos, fizeram uma romaria ao túmulo de São Nicolau, em Bari, para pedir um herdeiro e foram atendidos. Daí porque lhe deram o nome do santo bispo. Mais tarde, foi estudar com os cônegos de São Salvador. Um dia, um sacerdote da Ordem dos Eremitas de Santo Agostinho, pregando sobre a palavra do evangelista São João, que dizia ônão ameis este mundo, nem o que nele está", fez Nicolau querer ser Sacerdote e ingressou na Ordem dos Eremitas.

Foi asceta austero e rigoroso consigo mesmo, voltado para a oração e para a penitência.Passava horas no confessionário confortando as almas. Levou a mansidão ao mais alto ponto de perfeição, os sofrimentos e contrariedades não conseguiam perturbá-lo ou faze-lo perder a paciência. Muitos milagres Deus fez por seu intermédio.

Morreu e 40 anos depois seu corpo foi encontrado incorrupto. Em 4446, o Papa Eugênio IV o colocou no Cânon dos santos. É bastante venerado na Europa e nas Américas

Nenhum comentário: