segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

6 DE FEVEREIRO DE 2023

SEGUNDA FEIRA DA 5ª. SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª. Leitura – Gen 1, 1-19

 

Leitura do Livro do Gênesis 1,1-19

1No princípio Deus criou o céu e a terra. 2A terra estava deserta e vazia, as trevas cobriam a face do abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. 3Deus disse: 'Faça-se a luz!' E a luz se fez.
4Deus viu que a luz era boa e separou a luz das trevas. 5E à luz Deus chamou 'dia' e às trevas, 'noite'. Houve uma tarde e uma manhã: primeiro dia. 6Deus disse: 'Faça-se um firmamento entre as águas, separando umas das outras'. 7E Deus fez o firmamento,
e separou as águas que estavam embaixo, das que estavam em cima do firmamento. E assim se fez.
8Ao firmamento Deus chamou 'céu'. Houve uma tarde e uma manhã: segundo dia. 9Deus Disse:
'Juntem-se as águas que estão debaixo do céu num só lugar
e apareça o solo enxuto!' E assim se fez.
10Ao solo enxuto Deus chamou 'terra' e ao ajuntamento das águas, 'mar'. E Deus viu que era bom. 11Deus disse: 'A terra faça brotar vegetação e plantas que deem semente, e árvores frutíferas que deem fruto segundo a sua espécie, que tenham nele sua semente sobre a terra'. E assim se fez. 12E a terra produziu vegetação e plantas que trazem semente segundo a sua espécie, e árvores que dão fruto tendo nele a semente da sua espécie. E Deus viu que era bom. 13Houve uma tarde e uma manhã: terceiro dia. 14Deus disse: 'Façam-se luzeiros no firmamento do céu, para separar o dia da noite.
Que sirvam de sinais para marcar as épocas os dias e os anos,
15e que resplandeçam no firmamento do céu e iluminem a terra'.
E assim se fez.
16Deus fez os dois grandes luzeiros: o luzeiro maior para presidir ao dia, e o luzeiro menor para presidir à noite, e as estrelas. 17Deus colocou-os no firmamento do céu para alumiar a terra, 18para presidir ao dia e à noite e separar a luz das trevas.
E Deus viu que era bom.
19E houve uma tarde e uma manhã: quarto dia. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - Tudo o que Deus fez é bom!

Ao meditar com a narrativa da origem e criação do mundo e da nossa vida, percebemos a grandeza e a beleza das obras que Deus realizou para nós. A Palavra de Deus foi quem criou tudo e todas as coisas criadas têm um motivo real para existir. Nada foi feito por acaso! Tudo o que Deus fez é bom!  Deus nos providenciou tudo: dia, noite, terra, céu e mar, sol lua, estrelas. A tudo Ele deu um nome e viu que era bom, portanto, tudo o que é bom é criação de Deus e tudo o que Ele criou tem uma razão de ser e disso não poderemos nos esquecer!  Terra, céu, noite, dia, são mutações da nossa vida, por isso, também, situações palpáveis e oportunidades de crescimento. Na nossa caminhada aqui na terra, há momentos em que estamos atravessando o dia claro e logo mais vem a noite escura, mas, em todos os momentos, Deus vê o que é bom para nós.   Cada coisa com sua singularidade, porém, com um objetivo único: levar-nos a santidade, que é a intimidade e a experiência com Deus, na Sua presença. Com efeito, nós precisamos olhar para a natureza e as coisas criadas como uma prova do amor de Deus e perceber nelas a manifestação do Seu carinho e do Seu zelo por cada um de nós, Seus filhos e Suas filhas. Somos a obra prima de Deus e foi para nós que Ele criou todas as coisas.  – Você já pensou que Deus criou o mundo para si? - Você percebe o toque de Deus em tudo o que você vê ou isto passa despercebido? – A sua vida é uma experiência maior com a noite ou com o dia?   – Como você tem atravessado as noites escuras da sua caminhada? – O que o (a) impressiona mais na criação de Deus?

 

Salmo 103, 1-2a. 5-6. 10.12. 24.35c (R. 31b)

 

R. Alegre-se o Senhor em suas obras!

1Bendize, ó minha alma, ao Senhor! *
Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande!
2aDe majestade e esplendor vos revestis *
e de luz vos envolveis como num manto.R.

5A terra vós firmastes em suas bases, *
ficará firme pelos séculos sem fim;
6os mares a cobriam como um manto, *
e as águas envolviam as montanhas.R.

10Fazeis brotar em meio aos vales as nascentes *
que passam serpeando entre as montanhas;
12às suas margens vêm morar os passarinhos, *
entre os ramos eles erguem o seu canto.R.

24Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras,
e que sabedoria em todas elas! *
Encheu-se a terra com as vossas criaturas!*
35cBendize, ó minha alma, ao Senhor!R.

 

Reflexão - O salmista exalta a sabedoria do Senhor em todas as Suas obras e reconhece nelas a Sua grandeza. Deus se revestiu de Luz e de Majestade para fazer acontecer a criação, por isso a nossa alma apregoa sem cessar a Sua glória: Bendize, ó minha alma, ao Senhor!” Repita muitas vezes essa afirmação porque quanto mais nós reconhecemos as obras do Senhor e O louvamos por elas, nós agradamos a nossa alma e nos tornamos sábios (as) aos olhos de Deus.

 

Evangelho – Mc 6, 53-56

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 6,53-56


Naquele tempo: 53Tendo Jesus e seus discípulos acabado de atravessar o mar da Galiléia, chegaram a Genesaré e amarraram a barca. 54Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus. 55Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava. 56E, nos povoados, cidades e campos aonde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados. Palavra da Salvação.

 

Reflexão - Jesus cura a todos aqueles que O procuram.

As pessoas ouviam falar de Jesus e O procuravam, pois sabia que Ele as curaria das suas enfermidades onde quer que estivesse. A fé em Jesus as movia e elas não tinham nenhuma dúvida. Por isso, Jesus curava a todos que O tocavam. Fazendo um paralelo com os dias de hoje nós percebemos que as pessoas ainda não têm consciência de que Jesus cura a todos aqueles que O procuram no lugar onde Ele se encontra. Não acreditam que Ele está presente na Eucaristia, na Palavra assim como também no nosso coração. Muitas pessoas apregoam que todos os caminhos considerados bons nos levam a ter uma experiência com Deus, porém, quando conhecemos a Jesus realmente e temos acesso a Sua Palavra nós descobrimos que Ele é o Único Caminho que nos leva ao Pai. Encontramos verdadeiramente Jesus nos ambientes em que se prega e se vivencia o Evangelho.  É aí, portanto que as coisas acontecem, e onde adquirimos sabedoria e santidade.  A experiência com a Palavra de Jesus nos dá conhecimento Dele e do Seu amor que cura, que liberta e dá sentido a todas as coisas, até ao nosso sofrimento!  Assim como no tempo em que Jesus pregava a boa nova do reino e os doentes eram curados de toda espécie de enfermidades, hoje também, nós recebemos a cura e a libertação interior dos males que nos escravizam. Procurar Jesus é encontrar a salvação e o Caminho para uma vida coerente com o desígnio que o Pai nos reservou, conforme as Suas promessas. 

- E você, a quem está procurando nos lugares que frequenta?

– Aonde o seu coração encontra paz?

 – Você está no lugar certo para que Jesus possa tocá-lo (a)? 


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

  

Nenhum comentário: