domingo, 5 de fevereiro de 2023

EM CLIMA DE FESTA, PADRE ELMIR GOMES É EMPOSSADO COMO NOVO ADMINISTRADOR DA PARÓQUIA DE MARTINÓPOLE

 



Com sorrisos e abraços em um dia duplamente festivo, Pe. Elmir Gomes celebrou neste sábado, 04/02, seu 6º aniversário de Ordenação Presbiteral e foi empossado como administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Martinópole por Dom Vasconcelos, bispo diocesano de Sobral.

 Logo no início da celebração –  que contou, ainda, com a presença de diversos sacerdotes desta igreja diocesana, autoridades civis do local, paroquianos e caravanas provenientes de Santana do Acaraú – o Vigário Episcopal da Região do Coreaú, Padre Fábio Soares, fez a leitura da provisão canônica.

O sacerdote é ordenado para servir ao povo e a igreja onde Deus chamar e enviar em missão. Com isso o evangelho proclamado neste dia convida os cristãos a ser sal da terra e luz do mundo. Referindo-se ao evangelho, o bispo diocesano indagou: “O que Deus espera de mim? O que posso fazer para dar sal ao mundo?”, e continuou sua meditação: “Hoje Jesus nos mostra a identidade do cristão, sendo assim, mostra-nos o bispo, o papa, todos aqueles que praticam o evangelho. Quando Jesus nos diz que somos sal da terra, significa que cada um de nós tem uma missão aqui na terra”. Em uma breve catequese explicou que ser paróquia significa ser povo de Deus e paroquiano é ser cristão, seguidor de Jesus, crentes que ele é o caminho, a verdade e a vida. Disse ainda que é importante nos sentirmos família, irmãos, caminhar juntos. Dom Vasconcelos desejou ainda uma boa missão a Pe. Elmir. “Eu faço votos que Padre Elmir e essa comunidade paroquial possam caminhar juntos, pois ninguém pode fazer nada sozinho. A beleza de uma cidade, paróquia, está na forma como a gente vive, na solidariedade que compartilhamos e no cuidado com o próximo. Essa é a missão do cristão! Que a palavra de Deus hoje nos ilumine, sobretudo nosso pároco e os paroquianos”.

Seguindo os tradicionais ritos de posse, o sacerdote recebeu das mãos do bispo a chave da igreja, juntamente com a chave do sacrário, instrumentos do batismo e a estola roxa, representando o Sacramento da Penitência. Em seguida, Padre Elmir foi oficialmente apresentado ao povo.

Ao final da missa, após as homenagens das comunidades, o padre realizou seu discurso de agradecimento. “Agradeço duplamente hoje a Dom Vasconcelos porque há 6 anos atrás através da imposição de suas mãos eu fui ordenado presbítero e hoje ele me entrega essa comunidade paroquial. Agradeço também aos padres aqui presentes. Temos um trabalho grande pela frente, não só celebrar, mas visitar as famílias, realizar missões, evangelizar e agradeço ao conselho por toda a acolhida. Também agradeço a Área Missionária de Parapuí, Paróquia de Santana do Acaraú, Padre Nonato Bastos por toda a acolhida e caminhada, a todos o meu muito obrigado”.

A nova missão do sacerdote foi depositada sob a proteção da padroeira, a Imaculada Conceição e Dom Vasconcelos pediu orações pela igreja, santificação do clero e para que Deus enviasse mais trabalhadores comprometidos com a messe.

 Thais Helena – Redação Jornal Correio da Semana

Fotos: Marcildo Brito – Jornal Correio da Semana

Fonte:  https://diocesedesobral.com.br/em-clima-de-festa-pe-elmir-gomes-e-empossado-como-novo-administrador-paroquial-da-paroquia-de-martinopole/

 

Nenhum comentário: