domingo, 11 de dezembro de 2022

REFLEXÕES SOBRE ASLEITURAS DE HOJE

 

11 DE DEZEMBRO DE 2022

 

 DOMINGO DA TERCEIRA SEMANA DO

 

 ADVENTO

Cor Roxo

1ª Leitura - Is 35, 1-6a.10

 

Leitura do Livro do Profeta Isaías 35,1-6a.10

1Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio. 2Germine e exulte de alegria e louvores.
Foi-lhe dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron; seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus. 3Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados. 4Dizei às pessoas deprimidas: 'Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar'. 5Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos.
6O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos.
10 Os que o Senhor salvou, voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos:
cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - Deus nos ama e quer nos arrancar das mãos do inimigo!
A Palavra de Deus hoje nos acena com a perspectiva de dias melhores para todas as pessoas que, mesmo passando por dias difíceis colocam a sua esperança no Senhor. Assim, o profeta nos conclama a exultar de alegria perseverando no caminho que estamos percorrendo em busca de tudo quanto Deus nos preparou.   Apesar de estarmos na solidão ou enfrentando enfermidades, passando por muitos desafios, desacertos, situação financeira difícil etc. etc., a fé é o que nos fará caminhar. “Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados”, diz o Senhor. A Palavra de Deus, no imperativo, nos propõe tomar posse da ordem que sai da Sua boca. Não podemos duvidar nem questionar, pois, o próprio Deus nos fala: “Criai ânimo, não tenhais medo!”  Diante disso, nós só necessitamos nos apossar da vingança de Deus que se constitui na nossa salvação e libertação. Às vezes, entendemos que Deus quer vingar-se de nós e não percebemos que Ele não tem nada contra nós, muito pelo contrário, Ele nos ama e quer nos arrancar das mãos do inimigo. A vingança do Senhor é contra o pecado que nos arrasta e nos afasta do Seu redil, da Sua convivência.  Alegremo-nos e exultemos, pois, o Senhor já veio e está no meio de nós e preparou a glória do céu, a qual, nós já vislumbramos aqui na terra. - Você está sentindo a solidão do deserto? – Você está passando por alguma dificuldade, enfermidade? – Assuma a Palavra do Senhor de verdade e experimente a força que vem do alto. – Depois, saia contando para todo o mundo que o Senhor o (a) libertou das garras do inimigo!

 

Salmo - Sl 145,7.8-9a.9bc-10 (R. Cf. Is 35,4)

 

R. Vinde Senhor, para salvar o vosso povo!

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.

7O Senhor é fiel para sempre, *
faz justiça aos que são oprimidos;
ele dá alimento aos famintos, *
é o Senhor quem liberta os cativos. R.

8O Senhor abre os olhos aos cegos,*
o Senhor faz erguer-se o caído,
o Senhor ama aquele que é justo,*
9aé o Senhor que protege o estrangeiro. R.

9bEle ampara a viúva e o órfão,*
9cmas confunde os caminhos dos maus.
10O Senhor reinará para sempre!*
Ó Sião, o teu Deus reinará. R.

 

Reflexão - O salmista exalta as obras de Deus no meio de nós e descreve as diversas situações em que muitas vezes nos encontramos. Ele está atento às súplicas dos oprimidos, dos famintos, dos cativos, dos cegos, dos caídos, dos justos, do estrangeiro, da viúva, e do órfão. Quando nós nos reconhecemos necessitados de salvação, com certeza, nós fazemos parte desse povo para quem o Senhor abriu o caminho da libertação.

 


2ª Leitura - Tg 5, 7-10

 

Leitura da Carta de São Tiago5,7-10
Irmãos: 7Ficai firmes até à vinda do Senhor. Vede o agricultor:
ele espera o precioso fruto da terra e fica firme até cair a chuva do outono ou da primavera. 8Também vós, ficai firmes e fortalecei vossos corações, porque a vinda do Senhor está próxima. 9Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para que não sejais julgados. Eis que o juiz está às portas. 10Irmãos, tomai por modelo de sofrimento e firmeza os profetas, que falaram em nome do Senhor. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – Confiemos, a vinda do Senhor está próxima!

Nesta leitura São Tiago nos anima e dá esperança quando nos fala do tempo do sofrimento, do exercício e da purificação, mas também do tempo da espera, da expectativa, tempo da esperança! Assim, então, ele nos dá como exemplo, o agricultor que depende de uma boa colheita, no entanto, sabe que primeiramente, terá que preparar a terra para depois plantar a semente e ainda esperar a chuva chegar. O agricultor espera com confiança, por isso tem o seu ideal firmado na esperança do que há de vir a colher no tempo certo. Assim também acontece com cada um de nós que esperamos a vinda do Senhor a cada dia da nossa vida, principalmente, no final dos tempos quando, então, O veremos face a face. Precisamos manter o nosso coração nesta expectativa e exercitar com paciência a nossa fé, vislumbrando novos horizontes, tendo em mente a firme convicção daquilo que desejamos alcançar. Toda espera requer um tempo de sofrimento, de adestramento, de paciência, de preparação e treinamento. O Senhor virá, Ele não tardará e as Suas promessas se cumprirão na medida em que estivermos com o coração firme e perseverante sem queixas nem lamúrias, mas em louvor e adoração. – O que você tem esperado? – Jesus já chegou para você? – Você tem se mantido (a) firme esperando Jesus passar? – Você tem o desejo de vê-Lo face a face? – Você alimenta essa esperança assim como o agricultor espera a chuva? Faça uma reflexão sobre isso, mas pense: Jesus já está no seu coração!

 

Evangelho - Mt 11,2-11

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 11,2-11

Naquele tempo: 2João estava na prisão. Quando ouviu falar das obras de Cristo, enviou-lhe alguns discípulos, 3para lhe perguntarem: 'És tu, aquele que há de vir, ou devemos esperar um outro?' 4Jesus respondeu-lhes: 'Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: 5os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. 6Feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!' 7Os discípulos de João partiram,
e Jesus começou a falar às multidões, sobre João: 'O que fostes ver no deserto? Um caniço agitado pelo vento? 8O que fostes ver? Um homem vestido com roupas finas? Mas os que vestem roupas finas estão nos palácios dos reis. 9Então, o que fostes ver? Um profeta? Sim, eu vos afirmo, e alguém que é mais do que profeta.
10É dele que está escrito: 'Eis que envio o meu mensageiro à tua frente; ele vai preparar o teu caminho diante de ti'.
11Em verdade vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. Palavra da Salvação.

 

Reflexão –  A obra de Deus é espiritual!

“És tu aquele que há de vir ou devemos esperar um outro? ”

Com o intuito de fortalecer em seus discípulos a confiança do Plano de Deus para a humanidade, João Batista, mesmo confinado na prisão, encontrou um meio de comunicar-se com Jesus e confirmar para todos que Ele era aquele que havia de vir e para quem ele havia aberto o caminho.  A indagação que João Batista fez a Jesus é para nós hoje, muito pertinente, pois vez ou outra, nós nos esquecemos de que Jesus já veio, cumpriu com a Sua Missão de Salvador, ressuscitou, subiu aos céus, está sentado à direita do Pai e nos enviou o Seu Espírito Santo o qual permanece conosco e realiza em nós também todas os prodígios que fez naquele tempo. Perdemos a noção da realidade espiritual em que vivemos e ficamos esperando por sinais que venham de fora e nos apegamos às pessoas como se elas fossem o próprio Jesus. Precisamos enxergar os milagres que Jesus realiza hoje no meio de nós, dentro de nós, para que possamos contar a todos o que vimos e ouvimos! A obra de Deus é espiritual e se manifesta em nós de dentro para fora e, se abrimos o nosso coração, milagres também acontecerão. O reino dos céus está dentro de nós, por isso, somos ainda mais bem-aventurados do que João Batista que pregava um batismo somente de conversão. Nós fomos batizados com o Espírito Santo, recuperamos a graça santificante e temos diante do Pai um intercessor que justifica os nossos pecados e nos cobre com a Sua Misericórdia. Somos hoje também os João Batista que nos comunicamos com Jesus e comunicamos ao mundo que Ele está vivo e atuante na nossa vida

– Você ainda espera encontrar Jesus, esperando dos homens?

- Você tem consciência de que o reino dos céus está no seu coração? 

– Você tem bem aproveitado o tempo em que vive?

 – Quais os milagres que Jesus tem operado na sua vida?

Você tem comunicado isso ao mundo?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: