sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

23 DE DEZEMBRO DE 2022

 

SEXTA- FEIRA DA QUARTA SEMANA DO

 

ADVENTO

 

Cor roxo

 

 

1ª. Leitura – Ml 3,1-4.23-24

 

Leitura da Profecia de Malaquias 3,1-4.23-24
Assim fala o Senhor Deus: 1 "Eis que envio meu anjo, e ele há de preparar o caminho para mim; logo chegará ao seu templo o Dominador, que tentais encontrar, e o anjo da aliança, que desejais. Ei-lo que vem, diz o Senhor dos exércitos; 2 e quem poderá fazer-lhe frente, no dia de sua chegada? E quem poderá resistir-lhe, quando ele aparecer? Ele é como o fogo da forja
e como a barrela dos lavadeiros; 3 e estará a postos, como para fazer derreter e purificar a prata: assim ele purificará os filhos de Levi e os refinará como ouro e como prata, e eles poderão assim
fazer oferendas justas ao Senhor. 4 Será então aceitável ao Senhor
a oblação de Judá e de Jerusalém, como nos primeiros tempos e nos anos antigos. 23 Eis que eu vos enviarei o profeta Elias,
antes que venha o dia do Senhor, dia grande e terrível; 24

o coração dos pais há de voltar-se para os filhos, e o coração dos filhos para seus pais, para que eu não intervenha, ferindo de maldição a vossa terra". Palavra do Senhor.

 

Reflexão - Fome de felicidade!

As leituras de hoje continuam nos acenando com as profecias sobre a vinda do Salvador para que possamos bem viver o tempo do Advento.  Nesta leitura o Senhor nos acena com a chegada do seu anjo que vem preparar em nós o caminho para que Deus tome posse do nosso coração. Muitos profetas vieram para anunciar a chegada do Redentor, inclusive Elias e João Batista. O advento é um tempo favorável para que mais uma vez nós nos apossemos das promessas de Deus que deseja saciar a nossa fome de felicidade. O homem, em todos os tempos, sempre esperou por Aquele que é capaz e tem poder para, libertá-lo da escravidão, da infelicidade, da tristeza, da miséria onde o pecado o colocou. É próprio do ser humano o desejo de libertação   Jesus Cristo já veio para reatar a nossa amizade com o Pai. Ele vem para cada homem de boa vontade!  Ele vem para purificar os corações, agindo com o poder do fogo do Espírito Santo. Vem, para preparar um povo forte, purificado de suas mazelas e libertos da escravidão do mal. Vem, para reatar a amizade do homem com Deus, a fim de que ele possa viver a plenitude da promessa que é a sua felicidade interior. Todas as promessas que Deus faz nesta profecia, acontecem no dia a dia das pessoas que realmente têm o coração preparado para acolher a Salvação de Jesus.   Para nós hoje, como também naquele tempo, é motivo de expectativa, de alegria, de encorajamento. Só com o coração livre da injustiça e da maldade que o pecado nos impõe, poderemos ofertar ao Senhor os frutos da nossa vida, da nossa luta e conquistas. Deus faz a grandiosa obra de reconciliação e nos torna homens e mulheres puros, capazes de Lhe fazer oferendas justas. -  O que pode estar impedindo a chegada do Messias, do  libertador do seu coração?– Como você está preparando o caminho para que Ele também entre no seio da sua casa, na sua família? – De que você ainda precisa ser purificado (a)?

 

Salmo  24(25),4-5ab.8-9.10 e 14 (R. Lc 21,28)

R. Levantai vossa cabeça e olhai,
pois, a vossa redenção se aproxima!

4 Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, *
e fazei-me conhecer a vossa estrada!

5ª Vossa verdade me oriente e me conduza, *

B porque sois o Deus da minha salvação! R.

 

8 O Senhor é piedade e retidão, *
e reconduz ao bom caminho os pecadores.

9Ele dirige os humildes na justiça, *
e aos pobres ele ensina o seu caminho. R.

 

10 Verdade e amor são os caminhos do Senhor *
para quem guarda sua Aliança e seus preceitos.

14 O Senhor se torna íntimo aos que o temem *
e lhes dá a conhecer sua Aliança. R.

                                                                                        Reflexão - Este salmo nos ensina a pedir ao Senhor que nos mostre os Seus caminhos e nos faça conhecer a Sua estrada. A estrada que o Senhor abriu para nós é o Plano de Amor que Ele já elaborou para que nós coloquemos em prática. Nesse projeto o Senhor imprimiu como alicerce a justiça que consiste na verdade e no amor. Para isso, Ele nos dá conhecer a Sua aliança, na medida em que mais íntimos (as) Dele, nós nos tornamos. É por meio da oração que nós interagimos com o Senhor e aprendemos a andar nos Seus caminhos.

 

Evangelho – Lc 1, 57-66

 

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1,57-66

57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58 Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel, e alegraram-se com ela. 59

No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60 A mãe, porém, disse: "Não! Ele vai chamar-se João." 61 Os outros disseram: "Não existe nenhum parente teu com esse nome!" 62 Então fizeram sinais ao pai,
perguntando como ele queria que o menino se chamasse.

63 Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: "João é o seu nome."

64 No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele começou a louvar a Deus. 65 Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judeia. 66 E todos os que ouviam a notícia, ficavam pensando: "O que virá a ser este menino?" De fato, a mão do Senhor estava com ele. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – João é o seu nome.

No tempo certo Deus cumpriu sua promessa e Isabel, mulher do sacerdote Zacarias, deu à luz um filho. Todos alegravam-se e eram solidários com aquele casal porque viam o milagre que lhe acontecera. A unidade que havia entre Isabel e Zacarias fez com que o nome da criança fosse suscitado no coração dos dois.  Depois que conseguiu falar Zacarias, finalmente, abriu os lábios para louvar ao Senhor pelo grande feito. Ninguém imaginava que em João Batista as profecias se realizariam e admiradas as pessoas indagavam entre si: “O que virá a ser este menino?” Elas não percebiam que João Batista viera preparar o caminho do Salvador e dar a sua colaboração para o plano de Deus. Não importando as circunstâncias, o nascimento de uma criança é sempre motivo de alegria e de esperança. Para cada criança que vem ao mundo Deus também tem um plano a realizar. Dentro do Projeto de Deus para a humanidade há sempre algo destinado a cada pessoa que vem ao mundo. Deus pensou em tudo para nós. Mesmo que os nossos pais tenham desejado algo de muito especial para nós, nada  se compara com o que o Pai planejou para a nossa felicidade. Portanto, no dia em que nascemos todos ficaram alegres com a nossa chegada, mas somente o Senhor sabia realmente qual seria a nossa missão aqui na terra.  O nome pelo qual somos chamados é muito importante, pois divulga a nossa identidade como pessoa humana, mas também como filho (a) de Deus batizados em Nome de Jesus.     Somos também alguém como João Batista muito importante para o reino de Deus. Para nós também Deus tem um projeto especial e não podemos nos acomodar diante dos acontecimentos da história sem dar a nossa contribuição. 

- Você já pensou nisso?

- Você sabe o que significa o seu nome? 

– Você já descobriu qual a missão específica que tem no plano de Deus?

- Será que você já está vivendo dentro deste plano?  

-  Pergunte ao Senhor qual é a sua parte no plano Dele e como você poderá desempenhá-la.


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: