sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

16 DE DEZEMBRO DE 2022

 

6ª FEIRA DA TERCEIRA SEMANA DO

 

ADVENTO

 

Cor roxo

 

1ª. Leitura - Is 56,1-3a.6-8

Leitura do Livro do Profeta Isaías 56,1-3a.6-8

1Isto diz o Senhor: "Cumpri o dever e praticai a justiça,
minha salvação está prestes a chegar e minha justiça não tardará a manifestar-se. 2 Feliz do homem que assim proceder e que nisso perseverar, observando o sábado, sem o profanar, preservando suas mãos de fazer o mal. 3ª Não diga o estrangeiro que aderiu ao Senhor: 'Por certo o Senhor me excluirá de seu povo'. 6Aos estrangeiros que aderem ao Senhor, prestando-lhe culto,
honrando o nome do Senhor, servindo-o como servos seus,
a todos os que observam o sábado e não o profanam,
e aos que mantêm aliança comigo, 7- a esses conduzirei ao meu santo monte e os alegrarei em minha casa de oração; aceitarei com agrado em meu altar seus holocaustos e vítimas,
pois minha casa será chamada casa de oração para todos os povos". 8 Diz o Senhor Deus, que reúne os dispersos de Israel:
"Ainda reunirei com eles outros, além dos que já estão reunidos".
Palavra do Senhor.

 

Reflexão – Nunca seremos excluídos dos planos de Deus!

Estamos vivendo um tempo de muita graça e não podemos desperdiçá-lo por causa das nossas preocupações e ocupações, focados naquilo que ainda não deu certo. O Senhor continua conclamando a todos os homens para acolherem o Seu projeto de Salvação praticando a justiça e cumprindo com o dever seguindo os Seus mandamentos! Quem assim agira será feliz e alcançará a salvação, apesar de não fazer parte do povo judeu. Todos nós tivemos acesso a essa aliança pela misericórdia de Deus e pela entrega de Jesus Cristo a nosso favor. Por isso, o Senhor nos diz assim: “minha casa será chamada casa de oração para todos os povos”. Nunca seremos excluídos dos planos de Deus e sempre teremos acesso à sua casa de oração que é o Coração Sagrado de Jesus que se abriu para nos acolher. Somos todos convocados a nos reunir no santo monte do Senhor.  E não somente nós, mas todos aqueles que Ele chamar para o banquete eterno. Por isso, preparemos o nosso coração para viver a justiça e abracemos esse tempo novo de fraternidade e alegria.  - Você sabe o que é viver a justiça? Viver a justiça é viver o amor! Você vive o amor?  - Você acredita que já está salvo (a)? – Você já experimentou subir o monte e sentir a alegria da casa de Deus? Pense nisto!

 

Salmo 66(67),2-3.5.7-8 (R. 4)

R. Que as nações vos glorifiquem, ó Senhor,
    que todas as nações vos glorifiquem.

 

2Que Deus nos dê a sua graça e sua bênção, *
e sua face resplandeça sobre nós!

3Que na terra se conheça o seu caminho *
e a sua salvação por entre os povos. R.

 

5Exulte de alegria a terra inteira, *
pois julgais o universo com justiça;
os povos governais com retidão, *
e guiais, em toda a terra, as nações. R.

 

7A terra produziu sua colheita: *
o Senhor e nosso Deus nos abençoa.

8Que o Senhor e nosso Deus nos abençoe, *
e o respeitem os confins de toda a terra! R.

 

Reflexão - É tempo de pedir a Deus a graça da conversão para que possamos exultar de alegria com todas as nações da terra. Que o Senhor abençoe a nossa colheita, o nosso trabalho, a nossa família. Que sejamos instrumentos do Seu amor espalhando-o por toda a terra para a sua Salvação seja propagada a todos os povos e todos possam glorificá-Lo.


Evangelho – Jo 5,33-36

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 5,33-36

Naquele tempo, Jesus disse aos judeus: 33 "Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade. 34Eu, porém, não dependo do testemunho de um ser humano. Mas falo assim para a vossa salvação. 35 João era uma lâmpada que estava acesa e a brilhar, e vós com prazer vos alegrastes por um tempo com a sua luz. 36 Mas eu tenho um testemunho maior que o de João; as obras que o Pai me concedeu realizar. As obras que eu faço dão testemunho de mim, mostrando que o Pai me enviou. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – Jesus veio dar testemunho do Amor de Deus!

Jesus veio ao mundo para revelar ao homem a Face do Pai e dar testemunho das maravilhas que Deus pode realizar em nosso favor, por meio do Seu grande Amor. As obras que Jesus realizou em Nome do Pai são a prova de que Ele foi enviado por Deus e todas as Suas ações, milagres e prodígios foram realizados por Amor.  Sendo Ele a figura central de toda a Sagrada Escritura, é também a maior testemunha do amor de Deus para com a humanidade. No entanto, Ele não se prevaleceu da Sua condição divina para dar testemunho de Si mesmo e o tempo em que passou na terra como homem, mesmo sendo Deus, não quis dar depoimento de si próprio diante das criaturas. “As Escrituras dão testemunho de mim”, disse Jesus. A Sagrada Escritura é o próprio Jesus, por conseguinte, é nela que encontramos o verdadeiro depoimento do amor de Deus para nós. O maior testemunho que Jesus veio nos  dar é certamente o do Amor de Deus para com o homem.   

- Você tem sentido a manifestação do amor do Pai que Jesus veio lhe revelar?

- Quais são atualmente os milagres que têm acontecido na sua vida?

– Em que você tem se apoiado para alimentar a sua fé em Jesus?

 – Quem tem sido o (a) verdadeiro (a) testemunho do amor de Deus para você?


Helen Serpaa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: