sábado, 16 de abril de 2022

NO SEGUNDO DIA DO TRÍDUO PASCAL, A IGREJA CELEBRA A PAIXÃO DO SENHOR


 




No segundo dia do Tríduo Pascal, a Igreja celebrou, ontem, 15 de abril, a Paixão do Senhor, que constou da Liturgia da Palavra, Adoração da Cruz e Comunhão, durante uma celebração preparada com muito cuidado, bem elaborada pelo Mesc (Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhao), lLiturgia e Ministério de Música, com a coordenação do padre Santino Sacramento, pároco da paróquia São João Eudes, a qual pertence a Capela Nossa Senhora do Perpétuo.




A celebração foi iniciada com muito silêncio. O padre Santino adentrando sozinho à Capela. Aproxima-se do altar, desnudado, lhe faz reverência,  prostra-se e fica de bruços fazendo uma oração em silêncio. Depois, dirige-se para a sua cadeira, tendo ao lado os ministros da Sagrada Comunhão.




Dai, começaram a ser feitas as leituras. A primeira tirada do livro de Isaias 52, 13-53,12, com o Salmo 30|31, seguindo-se a Epistola aos Hebreus 4, 14-16;5,7-9 . Em seguida foi feita a leitura da história da Paixão segundo João 18, 1-19,42. Antes, o Ministério de Música entoou um canto apropriado para o momento. A Liturgia da Palavra foi encerrada com a Oração Universal..




Terminada a Oração Universal, veio a adoração da Santa Cruz. Nesta celebração a Cruz não foi beijada, devido a pandemia, com os fiéis fazendo uma breve oração, como “Senhor tenha misericórdia de mim”, atendendo a orientação do celebrante.





Na terceira parte, duas ministras da Sagrada Comunhão estenderam uma toalha sobre o altar e colocaram o corporal e, em seguida, as partículas consagradas no dia anterior distribuídas aos fieis, que compareceram em grande número à Capela Nossa do Perpétuo Socorro.  

Vale ressaltar que a coleta de ontem, por determinação da Santa Sé, será destinada para os lugares santos (Terra Santa). O lema da coleta deste ano foi extraído dos Atos dos Apóstolos (20,30) "Há mais alegria em dar do que receber". 




 

Nenhum comentário: