quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

24 DE FEVEREIRO DE 2022

 

5ª. FEIRA DA SÉTIMA SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

1ª Leitura - Tg 5,1-6

 

Leitura da Carta de São Tiago 5,1-6

1E agora, ricos, chorai e gemei, por causa das desgraças que estão para cair sobre vós. 2Vossa riqueza está apodrecendo, e vossas roupas estão carcomidas pelas traças. 3Vosso ouro e vossa prata estão enferrujados, e a ferrugem deles vai servir de testemunho contra vós e devorar vossas carnes, como fogo! Amontoastes tesouros nos últimos dias. 4Vede: o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos, que vós deixastes de pagar, está gritando, e o clamor dos trabalhadores chegou aos ouvidos do Senhor todo-poderoso. 5Vós vivestes luxuosamente na terra,
entregues à boa vida, cevando os vossos corações para o dia da matança. 6Condenastes o justo e o assassinastes; ele não resiste a vós. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “Ainda há tempo para reabilitação”

Quando fala dos “ricos” São Tiago é bem claro: são aqueles têm lucro em detrimento do pobre, aqueles que põem a sua confiança na sua conta bancária, aqueles que pela força do dinheiro vivem para o prazer, para o luxo e não se importam com os que não têm nem o que comer! Precisamos, portanto, entender a quem ele se refere, pois não está falando aqui do rico porque tem muito dinheiro. Este recado é também para os que têm pouco, materialmente, no entanto, agem com o espírito de rico. Dentro deste contexto realmente, não podemos nos eximir, nem tirar o corpo de fora. Às vezes falamos mal dos ricos, mas somos devedores do pouco que possuímos. Frequentemente, nós também nem temos dinheiro, mas as nossas ações são de ricos miseráveis. Ainda há tempo para a nossa reabilitação, e a Palavra de Deus meditada todos os dias nos direciona a que voltemos atrás nas nossas ações perversas e de sã consciência revisemos a nossa vida em conformidade com o que nos é ensinado. -  Em que rol você está incluído (a)? Do rico porque tem dinheiro e não sabe usar; ou do pobre que nem dinheiro tem, mas age com o se dinheiro tivesse e aplica mal? - Como você tem usado a sua “fortuna”?
(que pode ser pouca e pode ser muita) - Como você tem lidado com as pessoas que lhe prestam serviço? – Você tem pagado com justiça o salário do trabalhador? – Esta palavra ensina-lhe alguma coisa?

 

Salmo - Sl 48,14-15ab. 15cd-16. 17-18. 19-20 (R. Mt 5,3)

 

R. Felizes os humildes de espírito
porque deles é o Reino dos Céus!


14Este é o fim do que espera estultamente, *
o fim daqueles que se alegram com sua sorte;
15asão um rebanho recolhido ao cemitério, +
be a própria morte é o pastor que os apascenta.R.

15cSão empurrados e deslizam para o abismo.
15dLogo seu corpo e seu semblante se desfazem, *
e entre os mortos fixarão sua morada.
16Deus, porém, me salvará das mãos da morte *
e junto a si me tomará em suas mãos.R.

17Não te inquietes, quando um homem fica rico *
e aumenta a opulência de sua casa;
18pois ao morrer não levará nada consigo, *
nem seu prestígio poderá acompanhá-lo.R.

19Felicitava-se a si mesmo enquanto vivo: *
'Todos te aplaudem, tudo bem, isto que é vida!'
20Mas vai-se ele para junto de seus pais, *
que nunca mais e nunca mais verão a luz!R.

 

Reflexão - O salmista prognostica o fim daqueles que confiam em si mesmos e nos bens que possuem, mas entregam a sua vida nas mãos de Deus. São como rebanho destinado ao túmulo: a morte é o seu pastor, vão direto para a sepultura; sua figura se desvanece, e o túmulo é a sua moradia”. Ao contrário aqueles que confiam no Senhor terão a sua vida salva da morte eterna. Fala também da brevidade da vida para aqueles que só pensam em aumentar a sua riqueza aqui na terra. Têm o aplauso dos homens, se regozijam pelas suas posses, no entanto, se perdem do caminho de Deus.

Evangelho - Mc 9,41-50

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 9,41-50

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 41Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. 42E se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar
com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço. 43Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos,
do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. 45Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno.
47Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, 48'onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga'.'
49Pois todos hão de ser salgados pelo fogo. 50Coisa boa é o sal.
Mas se o sal se tornar insosso, com que lhe restituireis o tempero?
Tende, pois, sal em vos mesmos e vivei em paz uns com os outros.Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “recompensa pelas nossas ações”!

Com firmeza e usando metáforas bem diretas Jesus nos conscientiza de que as nossas ações dão o Norte para o nosso destino. Assim, Ele fala muito claro quando nos manda, arrancar ou  cortar os nossos membros a fim de não entrega-los a serviço do mal. A mão, o pé, o olho, significam aqui as nossas atitudes no agir, no caminhar, no olhar, as quais podem ser guiadas pelas concupiscências e arrastar-nos para o pecado que é o mal que nos leva à morte eterna, isto é, ao inferno. Em outras palavras Jesus nos ensina a cortá-las, isto é, extraí-las dos nossos costumes e hábitos no dia a dia, mesmo que para nós seja penoso. A recompensa será a vida plena prometida aos que O seguirem. Da mesma forma Ele nos dá a garantia de que até um copo de água que dermos a alguém necessitado, em Seu Nome, terá o prêmio prometido por Ele. As nossas ações, as nossas reações, o nosso comprometimento com o reino dos céus, são como um motor que gera em nós a energia do amor de Deus que nos incentivará cada vez mais a progredir rumo à santidade. Por isso, Jesus também nos exorta a que tenhamos sal em nós mesmos. O sal significa tudo o que pode temperar e dar sabor à vida das pessoas, como o amor, o zelo, o gosto, o fervor, a piedade, ações concretas de caridade, porque somente assim poderemos dar ao mundo a vida nova em Cristo Jesus. 

- A sua maneira de olhar as coisas, de falar e de agir têm-lhe levado para uma vida boa ou má? 

– Como você faz diante de uma “proposta indecente”, mas que lhe trará benefício material? 

– Você recusa ou cai na tentação?

– Como você tem agido diante da sedução do pecado?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: