segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

8 DE FEVEREIRO DE 2021

 

2ª. FEIRA - 5ª. SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

 

Cor Verde

 

1ª. Leitura – Gen 1, 1-19

 

Leitura do Livro do Gênesis 1,1-19


1No princípio Deus criou o céu e a terra. 2A terra estava deserta e vazia, as trevas cobriam a face do abismo e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. 3Deus disse: 'Faça-se a luz!' E a luz se fez.
4Deus viu que a luz era boa e separou a luz das trevas. 5E à luz Deus chamou 'dia' e às trevas, 'noite'. Houve uma tarde e uma manhã: primeiro dia. 6Deus disse: 'Faça-se um firmamento entre as águas, separando umas das outras'. 7E Deus fez o firmamento,
e separou as águas que estavam embaixo, das que estavam em cima do firmamento. E assim se fez.
8Ao firmamento Deus chamou 'céu'. Houve uma tarde e uma manhã: segundo dia. 9Deus Disse:
'Juntem-se as águas que estão debaixo do céu num só lugar
e apareça o solo enxuto!' E assim se fez.
10Ao solo enxuto Deus chamou 'terra' e ao ajuntamento das águas, 'mar'. E Deus viu que era bom. 11Deus disse: 'A terra faça brotar vegetação e plantas que deem semente, e árvores frutíferas que deem fruto segundo a sua espécie, que tenham nele sua semente sobre a terra'. E assim se fez. 12E a terra produziu vegetação e plantas que trazem semente segundo a sua espécie, e árvores que dão fruto tendo nele a semente da sua espécie. E Deus viu que era bom. 13Houve uma tarde e uma manhã: terceiro dia. 14Deus disse: 'Façam-se luzeiros no firmamento do céu, para separar o dia da noite.
Que sirvam de sinais para marcar as épocas os dias e os anos,
15e que resplandeçam no firmamento do céu e iluminem a terra'.
E assim se fez.
16Deus fez os dois grandes luzeiros: o luzeiro maior para presidir ao dia, e o luzeiro menor para presidir à noite, e as estrelas. 17Deus colocou-os no firmamento do céu para alumiar a terra, 18para presidir ao dia e à noite e separar a luz das trevas.
E Deus viu que era bom.
19E houve uma tarde e uma manhã: quarto dia. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “E Deus viu que era bom”!

A Palavra de Deus foi quem criou tudo e todas as coisas criadas têm um motivo real para existir. Nada foi feito por acaso!  Constatamos isto, quando meditamos no Livro Sagrado que narra a origem da criação e da nossa vida. Tudo o que Deus fez é bom! Ele nos providenciou tudo: dia, noite, terra, céu e mar, sol lua, estrelas. A tudo Ele deu um nome e viu que era bom, portanto, tudo o que é bom é criação de Deus e tudo o que Ele criou tem uma razão de ser e disso não poderemos nos esquecer!  Terra, céu, noite, dia, são variações da nossa vida, por isso, também, situações palpáveis e oportunidades de crescimento. Na nossa caminhada aqui na terra, há momentos em que atravessamos o dia claro e logo mais vem a noite escura, mas, em todos os momentos, Deus vê o que é bom para nós.   Cada coisa com sua singularidade, porém, com um objetivo único: levar-nos a santidade, que é a intimidade e a experiência com Deus, na Sua presença. Temos a oportunidade, todos os dias, de olhar para a natureza e as coisas criadas como uma prova do amor de Deus e perceber nelas a manifestação do Seu carinho e do Seu zelo por cada um de nós, Seus filhos e Suas filhas. Somos a obra prima de Deus e foi para nós que Ele criou todas as coisas.  – Você já pensou que Deus criou o mundo para si? - Você percebe o toque de Deus em tudo o que vê ou isto passa despercebido? – A sua vida é uma experiência maior com a noite ou com o dia?   – Como você tem atravessado as noites escuras da sua caminhada? – O que o (a) impressiona mais na criação de Deus?

 

Salmo 103, 1-2a. 5-6. 10.12. 24.35c (R. 31b)

 

R. Alegre-se o Senhor em suas obras!

1Bendize, ó minha alma, ao Senhor! *
Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande!
2aDe majestade e esplendor vos revestis *
e de luz vos envolveis como num manto.R.

5A terra vós firmastes em suas bases, *
ficará firme pelos séculos sem fim;
6os mares a cobriam como um manto, *
e as águas envolviam as montanhas.R.

10Fazeis brotar em meio aos vales as nascentes *
que passam serpeando entre as montanhas;
12às suas margens vêm morar os passarinhos, *
entre os ramos eles erguem o seu canto.R.

24Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras,
e que sabedoria em todas elas! *
Encheu-se a terra com as vossas criaturas!*
35cBendize, ó minha alma, ao Senhor!R.

 

Reflexão - O salmista exalta a sabedoria do Senhor em todas as Suas obras e reconhece nelas a Sua grandeza. Deus se revestiu de Luz e de Majestade para fazer acontecer a criação, por isso a nossa alma apregoa sem cessar a Sua glória: Bendize, ó minha alma, ao Senhor!” Repita muitas vezes essa afirmação porque quanto mais nós reconhecemos as obras do Senhor e O louvamos por elas, nós agradamos a nossa alma e nos tornamos sábios (as) aos olhos de Deus.

 

Evangelho – Mc 6, 53-56

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 6,53-56


Naquele tempo: 53Tendo Jesus e seus discípulos acabado de atravessar o mar da Galiléia, chegaram a Genesaré e amarraram a barca. 54Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus. 55Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava. 56E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados. Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “o lugar onde Jesus está”

Naquele tempo as pessoas que procuravam chegar ao lugar onde ouviam falar que Jesus estivesse, eram tocadas por Ele e curadas das suas enfermidades. Jesus curava a todos os que O procuravam onde quer que Ele se encontrasse. Hoje, também, Jesus cura a todos aqueles que O procuram no lugar onde Ele se encontra. Muitas pessoas pregam que todos os caminhos considerados bons nos levam a ter uma experiência com Deus, porém, quando conhecemos a Jesus e temos acesso a Sua Palavra nós descobrimos que Ele é o Único Caminho que nos leva ao Pai. Encontramos verdadeiramente Jesus nos ambientes em que se prega e se vivencia o Evangelho.  É aí, portanto, que as coisas acontecem, e onde adquirimos sabedoria e santidade.  A experiência com a Palavra de Jesus nos dá conhecimento Dele e do Seu amor que cura, que liberta e dá sentido a todas as coisas, até ao nosso sofrimento!  Assim como no tempo em que Jesus pregava a boa nova do reino e os doentes eram curados de toda espécie de enfermidades, hoje também, nós recebemos a cura e a libertação interior dos males que nos escravizam. Procurar Jesus é encontrar a salvação e o Caminho para uma vida coerente com o desígnio que o Pai nos reservou, conforme as Suas promessas. 

- E você, a quem está procurando nos lugares que frequenta?

 – Onde o seu coração encontra paz? 

– Jesus pode tocá-lo (a) nos lugares que você tem frequentado?   

– Você tem se deixado tocar por Jesus onde quer que esteja?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: