sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

ENFERMEIRA DA SANTA CASA DE SOBRAL PARTICIPA DE TREINAMENTO SOBRE PUNÇÃO VASCULAR GUIADA POR ULTRASSOM PARA INSERÇÃO DE PICC NO HOSPITAL ALBERT SABIN EM FORTALEZA



Visando capacitar seus profissionais para serem multiplicadores de métodos assistenciais atualizados, a Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) investe com frequência em treinamentos. Exemplo disso, nos dias 10 e 11 de novembro, a enfermeira coordenadora do Serviço de Quimioterapia do hospital, Mirvana Linhares, participou de um treinamento sobre Punção Vascular Guiada por Ultrassom para Inserção de PICC (Cateter Central de Inserção Periférica). Treinamento aconteceu  no Hospital Infantil Albert Sabin, em Fortaleza, e foi ministrado pela enfermeira coordenadora do TAV (Time de Acesso Vascular) da instituição, Ana Valeska Siebra. 


Os pacientes quimioterápicos acabam ficando com fragilidades vasculares devido às múltiplas punções e medicações vesicantes e irritantes. De acordo com a enfermeira Mirvana Linhares, hoje no serviço de Quimioterapia da Santa Casa os cateteres são totalmente implantados, mas com a implantação do PICC guiado por ultrassom, “o paciente terá mais conforto, qualidade de vida no tratamento, e diminuição da dor e das tentativas de punções para fazer as medicações”, explica a enfermeira. 



O PICC


O Cateter Central de Inserção Periférica (PICC) é um dispositivo vascular de inserção periférica com localização central, com um ou vários lúmens. Este cateter vem sendo utilizado amplamente em pacientes em terapia infusional, uma vez que está associado ao menor risco de complicações mecânicas e infecciosas. De acordo com Mirvana Linhares, a capacitação de profissionais é marca do “compromisso e responsabilidade da gestão da Santa Casa com uma assistência de qualidade prestada à população de Sobral e região”, ressalta.


Com informações da Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Misericórdia de Sobral

Nenhum comentário: