quinta-feira, 12 de novembro de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

12 DE NOVEMBRO DE 2020

 

QUINTA- FEIRA DA TRIGÉSIMA SEGUNDA SEMANA

 

DO TEMPO COMUM 

Cor Verde

 

1ª. Leitura – Fl 7, 20

 

Leitura da Carta de São Paulo a Filêmon 7, 20


Caríssimo: 7Grande alegria e consolo tive por causa de tua caridade. Os corações dos santos foram reanimados por ti, irmão.
8Por este motivo, se bem que tenha plena autoridade em Cristo para prescrever-te tua obrigação, 9prefiro fazer apenas um apelo à tua caridade. Eu, Paulo, velho como estou e agora também prisioneiro de Cristo Jesus, 10faço-te um pedido em favor do meu filho que fiz nascer para Cristo na prisão, Onésimo. 11Antes, ele era inútil para ti; agora, ele é valioso para ti e para mim.
12Eu o estou mandando de volta para ti. Ele é como se fosse o meu próprio coração. 13Gostaria de tê-lo comigo, a fim de que fosse teu representante para cuidar de mim nesta prisão, que eu devo ao evangelho. 14Mas, eu não quis fazer nada sem o teu parecer, para que a tua bondade não seja forçada, mas espontânea. 15Se ele te foi retirado por algum tempo, talvez seja para que o tenhas de volta para sempre, 16já não como escravo,
mas, muito mais do que isso, como um irmão querido, muitíssimo querido para mim quanto mais ele o for para ti, tanto como pessoa humana quanto como irmão no Senhor. 17Assim, se estás em comunhão de fé comigo, recebe-o como se fosse a mim mesmo.
18Se em alguma coisa te prejudicou ou se alguma coisa te deve, põe em minha conta. 19Eu, Paulo, de meu punho o escrevo; eu o pagarei, para não dizer que tu mesmo me deves a própria vida.
20Sim, irmão, deixa que eu te explore no Senhor. Conforta em Cristo meu coração. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “conversão, de escravo a filho”

Nesta carta São Paulo põe todo o seu empenho em interceder por Onésimo, escravo de Filêmon, que havia fugido do seu patrão e agora estava na prisão juntamente com ele. “Eu o estou mandando de volta para ti. Ele é como se fosse o meu próprio coração” escrevia São Paulo.  A mensagem de Paulo nos dá uma amostra de como se comporta alguém que abraça a salvação de Jesus e começa um processo de conversão.  De escravo a filho, de pecador a santo!  Os dois, patrão e escravo, tiveram as suas vidas mudadas depois que conheceram a Jesus Cristo por meio do Evangelho que Paulo lhes anunciou, apesar das circunstâncias.  Portanto, podemos dizer que nas horas mais críticas da nossa vida, o milagre da reconciliação, do acolhimento e do perdão pode acontecer. “Se ele te foi retirado por algum tempo, talvez seja para que o tenhas de volta para sempre”, diz São Paulo. Muitas vezes nós também precisamos perder alguém por algum tempo a fim de ganhá-lo para sempre. Podemos fazer um paralelo entre a escravidão de Onésimo e a nossa escravidão. O que aconteceu com Onésimo e Filêmon é o mesmo que acontece conosco! Enquanto não conhecemos e aceitamos a Jesus como nosso Salvador, nós também continuamos escravos do pecado. Depois que encontramos Jesus somos libertados do pecado e podemos assumir a nossa condição de filhos e filhas do Pai. – Será que no mundo alguém pode se tornar filho sendo escravo? – Como isto pode acontecer hoje? – Existe alguém que se afastou e que você deseja reconquistar? – Você está disposto (a) a perdoar e recebê-lo (a) de volta?

 

Salmo 145 (146),7. 8-9a. 9bc-10 (R. 5a)

 

R. Feliz quem se apoia no Deus de Jacó!
 
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

7O Senhor faz justiça aos que são oprimidos; ele dá alimento aos famintos, é o Senhor quem liberta os cativos. R. 

8O Senhor abre os olhos aos cegos, o Senhor faz erguer-se o caído, o Senhor ama aquele que é justo. 
9É o Senhor quem protege o estrangeiro. R. 

9bE ele quem ampara a viúva e o órfão, 
9cmas confunde os caminhos dos maus.
10O Senhor reinará para sempre! Ó Sião, o teu Deus reinará * para sempre e por todos os séculos! R.

 

Reflexão - As coisas mais maravilhosas podem acontecer com aquele (a) que se apoia com confiança nas mãos do Senhor, diz o salmo. Os oprimidos, os famintos, os cegos, os caídos, o estrangeiro, a viúva e o órfão, todos eles são objeto da bondade do Senhor, quando por Ele esperam. Felizes são todos aqueles que necessitam do amparo de Deus, porque o terão.

 

Evangelho – Lc 17, 20-25

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 17,20-25


Naquele tempo: 20Os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu:
'O Reino de Deus não vem ostensivamente. 21Nem se poderá dizer: 'Está aqui' ou 'Está ali', porque o Reino de Deus está entre vós.' 22E Jesus disse aos discípulos: 'Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. 23As pessoas vos dirão: 'Ele está ali' ou 'Ele está aqui'. Não deveis ir, nem correr atrás. 24Pois, como o relâmpago brilha de um lado até ao outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. 25Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “súditos de um Rei de Amor”

Neste Evangelho Jesus mostra claramente que o Seu reino já está acontecendo dentro de todos os que acolhem de coração a sabedoria de Deus. Nunca poderemos esquecer que o reino de Deus não está na pregação das pessoas ou nas coisas que se sucedem extraordinariamente e, por isso, nos chamam a atenção, mas sim, dentro do nosso coração.  Muitas vezes, nós esperamos que algo de mágico venha ocorrer e perdemos a valiosa chance de experimentar a presença constante do reino na nossa vida. O reino de Deus consiste em se ter o próprio Jesus como nosso Rei, sendo o Mestre das nossas ações e luz para os nossos pensamentos.  O reino dos céus tem como características a alegria, a paz, a bondade, a felicidade, o amor, a entrega, a renúncia, a partilha e muitas outras percepções que nos levam a viver numa situação de súditos de um Rei de Amor.  Jesus continua vivo, no meio de nós e o Seu Espírito Santo habita no mais profundo do nosso ser nos fazendo ter comunhão íntima com o Pai e o Filho.  Quando disserem: “alguém está fazendo milagres, corramos”, não se apresse, pois, esse milagre pode estar acontecendo também na sua vida, dentro de você. Jesus está com você para renovar o seu coração, dar à sua vida um novo sentido e levar você a viver uma conversão verdadeira transformando os seus valores humanos em riquezas evangélicas. Se não conseguirmos “ver” Jesus dentro de nós, fora de nós é que nunca o perceberemos, pois Ele é Espírito e o mundo espiritual nós só o vislumbramos quando mergulhamos dentro de nós mesmos (as). No mundo, por meio das pessoas, nós só podemos perceber os sinais e acenos de Deus como mensagem para o nosso crescimento espiritual e humano a fim de que cada vez mais fiquemos convencidos da Sua presença no nosso coração.  Portanto, o Reino de Deus é um estado de espírito que há de ser vivenciado por todos nós, desde já, agora, e vai conosco até a vida eterna.


 - Como o reino de Deus tem acontecido em você? 

- Você é daquelas pessoas que correm quando ouvem falar de alguém que está fazendo milagres?

 - Você tem percebido os milagres que acontecem dentro de si? 

- Você nota alguma mudança nos seus valores e na maneira de ver as coisas e as pessoas?
- Você vive submisso (a) ao reino de Deus ou ao reino do mundo?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

  

Nenhum comentário: