segunda-feira, 22 de junho de 2020

NOTA DA CNBB (CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL) - REGIONAL NORDESTE 1- SOBRE A REABERTURA DAS IGREJAS NO CEARÁ




CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL

 Regional Nordeste 1 da CNBB

 NOTA

 Sobre as Atividades Pastorais e Celebrações Litúrgicas no Regional NE 1 da CNBB, diante da Pandemia do coronavírus – COVID-19

“Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10).

 No dia 17 de junho, os bispos das 9 Dioceses do Ceará, em reunião on-line, refletimos, entre outras coisas, sobre a situação atual de pandemia e de isolamento social. Com base nessas reflexões, a presidência do Regional Nordestes 1 da CNBB elaborou a seguinte nota.

Como é do conhecimento de todos, já faz três meses que estamos enfrentando a pandemia provocada pelo avanço do novo coronavírus. Não obstante as inúmeras medidas de segurança estabelecidas pelas autoridades competentes para o controle de sua disseminação, em todo o Brasil, já houve mais de trinta e nove mil mortes. Não são apenas números ou meros dados estatísticos: são vidas ceifadas, tolhidas e dores inexprimíveis e incalculáveis das vítimas e de seus entes queridos.
Entre nós, não é diferente. No Estado do Ceará já houve mais de 5 mil mortes. Embora na capital do Estado tenha se registrado uma queda no número de novos infectados, de mortes e de internações, os casos de infecção continuam aumentando em grande parte do interior do Estado. Diante dessa situação, por mais que haja em todos nós o desejo de reabrir as Igrejas, estamos cientes de que só vamos poder fazê-lo gradativamente, de acordo com a situação de cada região do Estado, onde nossas Dioceses estão situadas.

Não tem sido fácil para nenhum de nós privar-nos do nosso bem mais precioso, a Eucaristia, e da alegria de estarmos juntos na Casa do Senhor e nas diversas atividades evangelizadoras. Como isso nos faz falta! Angustia-nos profundamente ver nossas igrejas vazias e saber que tantos sofrem pelas privações espirituais impostas por esses tempos sombrios e desconcertantes. Por outro lado, reconhecemos o caráter indispensável e fundamental dessas medidas, dentre as quais, o isolamento social, que tem se mostrado a mais eficaz na luta contra a proliferação do vírus.

Por este motivo, apesar da recente proposta do governo do Estado do Ceará de uma gradual abertura dos templos para a realização de celebrações com participação de um número limitado de fiéis e sob determinadas condições já a partir do próximo dia 22, sabemos que não vai ser possível ainda dar este passo em todas as Dioceses do Regional Nordeste 1 da CNBB, pois, como já foi dito, uma tal decisão deve levar em conta a situação de cada Diocese. Caberá, portanto, a cada bispo, levando em conta as determinações das autoridades competentes, conduzir a gradativa retomada da participação dos fiéis nos atos litúrgicos na sua Diocese.

A retomada das celebrações litúrgicas com a normal participação de fiéis deve ser precedida de um planejamento sério, pois a Igreja também tem a grave responsabilidade de prevenir o contágio da COVID-19, em sintonia com as autoridades sanitárias. Sendo assim, na medida em que for retomada a participação comunitária em nossas liturgias, segundo as orientações dos Bispos diocesanos, será necessário garantir atitudes e posturas contra a infecção. A esse propósito, o nosso Regional NE 1 sugere que cada Diocese adote no seu planejamento as medidas de proteção propostas pela CNBB que visam ao cuidado, à defesa e à preservação da vida, publicadas no dia 21 de maio.

Enquanto isso, as nossas celebrações continuarão acontecendo a portas fechadas, sem a presença dos fiéis, que delas participam através das mídias, à exceção daquele número bem reduzido dos que deverão exercer serviços e ministérios litúrgicos. Embora isto nos custe muito, temos consciência de que estamos contribuindo para a diminuição do índice de propagação do vírus e salvaguardando a saúde do povo de Deus.

Para tanto, vamos continuar contando com o empenho e a criatividade de nossos presbíteros, religiosos e religiosas, e agentes pastorais leigos e leigas na transmissão de celebrações e lives oracionais e de estudos/formação. Nesse sentido, manifestamos uma gratidão especial às equipes diocesanas e paroquiais da PASCOM (Pastoral da Comunicação) pela dedicação indispensável nestes tempos que tanto exigem de nós firmeza na fé e ousadia no irreprimível anúncio do Evangelho.

DOM JOSÉ LUIZ GOMES DE VASCONCELOS
 Bispo da Diocese de Sobral
Presidente do Regional NE 1 - CNBB

DOM ANDRÉ VITAL FÉLIX DA SILVA
 Bispo da Diocese de limoeiro do Norte
 Vice Presidente do Regional NE 1 - CNBB

DOM VALDEMIR VICENTE ANDRADE SANTOS
 Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Fortaleza
Secretário do Regional NE 1 - CNBB

Nenhum comentário: