sexta-feira, 8 de maio de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


08 DE MAIO DE 2020
6ª. FEIRA DA 4ª. SEMANA DA
PÁSCOA
Cor Branco

1ª Leitura - At 13,26-33


Leitura dos Atos dos Apóstolos 13,26-33

Naqueles dias, tendo chegado a Antioquia da Pisídia,
Paulo disse na sinagoga: 26Irmãos, descendentes de Abraão,
e todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação. 27Os habitantes de Jerusalém e seus chefes não reconheceram a Jesus e, ao condená-lo, cumpriram as profecias
que se leem todos os sábados. 28Embora não encontrassem nenhum motivo para a sua condenação, pediram a Pilatos que fosse morto. 29Depois de realizarem tudo o que a Escritura diz
a respeito de Jesus, eles o tiraram da cruz e o colocaram num túmulo. 30Mas Deus o ressuscitou dos mortos 31e, durante muitos dias, ele foi visto por aqueles que o acompanharam desde a Galiléia até Jerusalém. Agora eles são testemunhas de Jesus diante do povo. 32Por isso, nós vos anunciamos este Evangelho:
a promessa que Deus fez aos antepassados, 33ele a cumpriu para nós, seus filhos, quando ressuscitou Jesus, como está escrito no salmo segundo: 'Tu és o meu filho, eu hoje te gerei'.
Palavra do Senhor.

Reflexão – “o cumprimento das Escrituras”

Os apóstolos insistentemente anunciavam por onde passavam o Evangelho da Salvação, mostrando a todos através do relato da própria história do povo de Deus que Ele já lhe mandara o Salvador. Assim, pois, Paulo fora escolhido por Deus para ser Seu instrumento no meio dos pagãos, anunciando a morte e a ressurreição de Jesus e mostrando aos homens que a promessa de Deus no Antigo Testamento já se cumprira em Jesus. Todo o Antigo Testamento através dos profetas, dos salmistas, já anunciava a vinda do Salvador e cantava a Ele hinos de louvores. Ao reviver a história do povo de Deus diante dos pagãos, São Paulo, reconhecia que os israelitas não haviam acolhido a mensagem de Jesus, por essa razão continuavam na ignorância e não admitiam que precisassem de salvação.  A nossa própria história nos dá o entendimento de que também precisamos de Alguém que nos liberte da escravidão ao pecado.  Partindo daí nós entenderemos que, quando conhecemos a nossa origem e a nossa história de pecado, então começamos a apreender o motivo pelo qual Deus nos prometeu um Salvador. Enquanto não reconhecemos que somos pecadores, não conseguiremos assumir a necessidade de um Salvador.  Logo que o homem (Adão e Eva) pecou Deus na Sua misericórdia nos assegurou a Salvação. A promessa se cumpriu em Jesus que, vindo até nós, morreu por nossos pecados, foi ressuscitado e voltou aos céus. No entanto, até hoje, tem sido difícil para o homem acreditar nesta verdade. Ele continua descrente e inseguro em relação às promessas de Deus. Se a humanidade acolhesse, com confiança, a promessa de salvação do Pai por meio de Jesus, a história seria outra. Não precisaríamos de mais nada para   vivenciar a santidade e a justiça, já aqui e, agora.  – Dentro da sua experiência com Jesus você admite que precise mesmo de um Salvador? – Se Jesus não tivesse vindo ao mundo como você estaria? - O que seria diferente na sua vida?

Salmo - Sl 2, 6-7. 8-9. 10- 11 (R. 7)


R. Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

6'Fui eu mesmo que escolhi este meu Rei*
e em Sião, meu monte santo, o consagrei!'
7O decreto do Senhor promulgarei, +
foi assim que me falou o Senhor Deus: *
'Tu és meu Filho, e eu hoje te gerei!R.

8Podes pedir-me, e em resposta eu te darei +
por tua herança os povos todos e as nações, *
e há de ser a terra inteira o teu domínio.
9Com cetro férreo haverás de dominá-los, *
e quebrá-los como um vaso de argila!R.

10E agora, poderosos, entendei; *
soberanos, aprendei esta lição:
11Com temor servi a Deus, rendei-lhe glória *
e prestai-lhe homenagem com respeito!R.

Reflexão - Jesus recebeu do Pai toda a autoridade sobre todas as nações. Somos propriedade Dele, herança e pertença a Ele. Toda a terra está sob o Seu domínio. Dentro da mentalidade humana, poderíamos pensar que a nossa vida é uma vida de servidão. Muito pelo contrário, o jugo e a autoridade de Jesus vêm do Amor do Pai, por isso, Ele é poderoso no Amor. Não somos seus serviçais, mas sim, Seus servos. Servir a Jesus significa render-Lhe graças e prestar-Lhe homenagem com respeito, tudo fazendo por amor.

 

Evangelho - Jo 14,1-6


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 14,1-6

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1'Não se perturbe o vosso coração. Tendes fé em Deus, tende fé em mim também.
2Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós, 3e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós. 4E para onde eu vou,
vós conheceis o caminho.' 5Tomé disse a Jesus: 'Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?'
6Jesus respondeu: 'Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim. Palavra da Salvação.

Reflexão – “O Caminho, a Verdade e a Vida!”

Os discípulos ainda não haviam entendido as escrituras e ainda não reconheciam Jesus como o Enviado do Pai, por isso, Ele tranquilizava os seus corações e lhes revelava os mistérios do Pai a fim de que percebessem a razão pela qual teria que sofrer. Apelando, então, para a fé que os discípulos tinham em Deus Pai, Jesus os exortava, dizendo: “Tendes fé em Deus, tende fé em mim também”.   Por isso, Ele lhes confidenciava a realidade do céu de onde havia vindo, falando das moradas que lhes estavam destinadas, assegurando-lhes que Ele estaria sempre perto e dando-lhes a certeza de que o Caminho para esse lugar de delícias é Ele mesmo. As revelações que Jesus fez aos Seus discípulos são hoje para nós também uma motivação para que continuemos cheios de fé e de esperança, na certeza de que temos o nosso lugar preparado no céu e que já conhecemos o Caminho que nos levará até lá.  Apesar de conhecer toda a história, de ter acesso à Palavra que nos esclarece os mal-entendidos, de termos tido uma experiência com Jesus ressuscitado, às vezes, também  ficamos confusos (as) e nos perguntamos: como podemos conhecer o Caminho? O que fazer? Será que estamos no caminho certo? São indagações que fazemos em vista da nossa pouca fé. Desconhecemos as lições de Jesus e ficamos procurando o Caminho nos caminhos do mundo. Como falou aos discípulos, Jesus hoje, também nos assegura: “Eu sou o Caminho a Verdade e a Vida”!    Ele já veio até nós e opera milagres na nossa vida realizando as obras do Pai e nos revelando a Sua Face nos momentos em que estamos em oração ou adorando o Santíssimo, também, quando meditamos com a Sua Palavra e procuramos coloca-la na nossa vida. Somente dessa maneira é que chegaremos ao Pai. Ninguém chegará ao Pai por si mesmo, Jesus é a Estrada pela qual caminhamos até a morada de Deus. Portanto, precisamos crer e professar que Jesus é o Caminho que nos leva ao Pai, é a Verdade do Pai para nós e é a Vida que o Pai reservou para nós!  
- Você ainda tem dúvida?  
 - Você tem procurado outros caminhos?
 – Você se confunde com os contos que o mundo prega? 
– Você já assumiu a vida nova que Cristo veio lhe dar, pra valer? 
– O que está faltando para que você assuma: fé, disposição, coragem, humildade, oração, conhecimento da Palavra? 

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho 


Nenhum comentário: