domingo, 5 de abril de 2020

PAÍSES DA AMÉRICA LATINA SERÃO CONSAGRADOS A NOSSA SENHORA DE GUADALUPE


MATKA BOŻA Z GUADALUPE
Shutterstock

Oficialização da consagração foi feita nesta semana e a data é especialíssima: em pleno Domingo de Páscoa, próximo 12 de abril

O Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) realizará em pleno Domingo de Páscoa, próximo dia 12 de abril, um ato de consagração dos países da América Latina e do Caribe a Nossa Senhora de Guadalupe.
O dia 12 é também, em dezembro, o da própria festa de Nossa Senhora de Guadalupe, cuja última aparição a São João Diego, no México, foi registrada em 12 de dezembro de 1531.
O ato de consagração proposto pelo Celam será feito a partir da Basílica Nacional de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México, às 12h do horário local, correspondente às 15h no horário de Brasília. As televisões católicas brasileiras transmitirão o ato ao vivo nesse horário.
O Celam sugere que os sinos das catedrais e igrejas paroquiais de toda a região da América Latina e do Caribe ressoem, com 12 badaladas, no horário de início do Rosário Missionário, que será dedicado à saúde das pessoas não só da região, mas de todos os cinco continentes. Em seguida, será realizada a consagração propriamente dita.
A carta do Celam é assinada por dom Miguel Cabrejos Vidarte, arcebispo de Trujillo, Peru, e presidente da entidade, e por dom Juan Carlos Sárdenas Toro, bispo auxiliar de Cali, Colômbia, e secretário-geral do conselho. O texto assim termina:
“Confiamos que, ao contemplar a Mãe do verdadeiro Deus por quem se vive, fortaleçamos a nossa fé, alentemos a nossa esperança e nos comprometamos com amor solidário, especialmente para com aqueles que hoje experimentam enfermidade, dor, pobreza, solidão, medo e inquietude”.
cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo e primeiro vice-presidente do Celam, reforçou o convite após a Santa Missa desta quinta-feira, 2 de abril, que celebrou em sua residência. Ele pediu que a Virgem de Guadalupe interceda por todos nesta pandemia:
“Será um momento em que todo o continente estará unido, em oração, diante de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira principal da América Latina”.
 
Fonte: Aleteia

Nenhum comentário: