quinta-feira, 26 de março de 2020

EUDISTAS COMEMORAM 377 ANOS DA CONGREGAÇÃO DE JESUS E MARIA






No dia 25 de Março, ontem,  dia da Anunciação do Senhor e da Encarnação do Verbo de Deus, os padres Eudistas em todo o mundo comemoraram  com uma celebração eucarística, os 377 anos de fundação da Congregação de Jesus e Maria, ocorrida no dia 25 de março de 1643.

Na  tarde do dia 24,  João Eudes e mais 5 sacerdotes, Simón  Mannoury, Tomás Manchon, Pedro Jourdam, Andres Godefroy e Juan Fossey, saíram  de Caen  numa jornada de 12 Kms, de oração e de penitência até o  santuário  de Maria em la Délivandre.  Depois de uma  noite de orações no amanhecer do dia 25, celebraram a Eucaristia nascendo ali, uma Congregação de adoradores do Verbo Encarnado que se colocavam ao serviço de Cristo Sacerdote e nas mãos da Virgem Maria  entregavam seu frágil projeto.

Para São João Eudes, “seria uma companhia e sociedade de sacerdotes que iriam viver juntos em comunidade debaixo do nome e título de Sacerdotes do Seminário de Jesus e Maria, cujo fim principal era imitar e continuar na terra a vida, as práticas e as funções sacerdotais de Jesus Cristo, trabalhar para estabelecer a piedade e a santidade entre os sacerdotes e aos seus aspirantes e dedicar-se a instruir o povo na doutrina cristã mediante missões, pregações,  exortações e outros exercícios” numa época de pobreza e de desconhecimento da fé cristã.

Ele é considerado, na Igreja, o Pai, Doutor e  Apóstolo do culto aos Sagrados Corações de Jesus e Maria, pelo seu grande amor a Jesus e Maria.  Para ele, “ quem vê Jesus vê Maria e quem vê Maria vê Jesus”. A espiritualidade Eudista apoia-se na Vida Batismal: “  é um segundo nascimento que nos faz filhos de Deus, membros e irmãos de Jesus Cristo, animados pelo Seu Espírito Santo,” participantes do Seu Corpo Místico. Tem como seus principais pilares, a instrução e formação de santos sacerdotes, “ missionários da Misericórdia”, as  Missões e levar  Jesus aos homens, para que Ele nos liberte por Sua Graça e venha ”formar-se em nós” para ser  Ele mesmo  a nossa santidade e leve à perfeição,  em nós, os Seus “estados e mistérios”. O pensamento de João Eudes está em vários livros   publicados em francês e espanhol, ainda sem tradução para o português.

Em Fortaleza, celebração do momento da renovação dos votos dos padres Johnja López, Santino Sacramento  Vitola e Juan Carlos Giraldo.




No dia 25 de março, também,  os sacerdotes eudistas em todo o mundo  renovam sua incorporação à Congregação de Jesus e Maria para viverem por mais um ano, a espiritualidade de seu fundador.
No Brasil, os Eudistas estão presentes, em Fortaleza, na Paróquia São João Eudes,  e em Salvador, no Santuário Nossa Senhora Aparecida.

Nenhum comentário: