segunda-feira, 16 de setembro de 2019

PASTORAIS DO SETOR DE MOBILIDADE HUMANA DA CNBB SE REÚNEM EM VIII ENCONTRO NACIONAL



Pastorais do Setor de Mobilidade Humana da CNBB se reúnem em VIII Encontro Nacional
De 12 a 15 de setembro, aconteceu, em Salvador (BA), o VIII Encontro Nacional das Pastorais do Setor de Mobilidade Humana (SMH), coordenado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
VIII Encontro Nacional do Setor de Mobilidade Humana da CNBB, em Salvador (BA). Foto: Arquivo SMH
O objetivo do encontro foi refletir o momento sociopolítico e eclesial atual e aprofundar a espiritualidade do caminho e partilhar a caminhada das pastorais do SMH identificando boas notícias, desafios e apontando respostas de acordo com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora 2019 -2023.
Os participantes aprofundaram temas como análise de conjuntura sócio-política e eclesial, a mobilidade humana como lugar bíblico e teológico, as novas diretrizes da ação evangelizadora da Igreja para 2019-2023 e partilharam sua caminhada apresentando seus desafios e propostas de ação à luz das novas diretrizes pastorais da Igreja no Brasil.
Dom José Luiz Ferreira Salles, bispo de Pesqueira (PE) e bispo referencial para o Setor da Mobilidade Humana da CNBB, avaliou que o encontro foi significativo porque além das pautas organizativas permitiu também vivenciar a fraternidade e fortalecer as relações entre os participantes e as pastorais.
O bispo ressaltou que o encontro fortaleceu o trabalho a partir de um olhar para o chão onde as pastorais atuam e uma articulação com o que a Igreja tem pensado por meio de suas diretrizes da ação evangelizadora para o próximo quadriênio. Dom José disse que o encontro também fortaleceu a espiritualidade a partir do Evangelho.
O religioso destacou a riqueza da partilha de experiências das pastorais que integram o Setor de Mobilidade Humana da CNBB. “É um encontro muito importante porque nos fortaleceu na convivência fraterna e também em nossa missão evangelizadora”, disse.
Espiritualidade do caminho – O padre Alfredo Gonçalves aprofundou com o grupo o tema da “Espiritualidade do Caminho”. Segundo ele, o Deus a caminho que entra na história humana parar fortalecê-la, divinizá-la e transfigurá-la é a essência da espiritualidade das pastorais de mobilidade humana. Segundo ele, as pastorais que trabalham com mobilidade humana são os agentes do caminho.
“Este encontro fez este movimento de olhar a caminho feito à luz da Palavra de Deus para projetar novos caminhos. Só quem é capaz de parar é capaz de dar passos novos. Só quem é capaz de silenciar e ouvir a Deus é capaz de dizer uma palavra que o povo está esperando”, disse.
Participaram do encontro 32 representantes do Apostolado do Mar, Pastoral Rodoviária, Nômades, Turismo, Refugiados, Núcleo de Estudantes Internacionais e a pastoral das migrações: Serviço Pastoral dos Migrantes, Pastoral Nipo-Brasileira e Missão Católica Polonesa. Também participou do encontro o bispo de Eunápolis (BA), José Edson Santana Oliveira, referencial da Pastoral dos Nômades.
Fonte: CNBB

Nenhum comentário: