quarta-feira, 7 de novembro de 2018

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



7 DE NOVEMBRO DE 2018

 

QUARTA-FEIRA DA TRIGÉSIMA PRIMEIRA SEMANA

 

DO TEMPO COMUM 


Cor Verde

 

1ª. Leitura – Fp 2, 12-18


Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses 2,12-18

12Meus queridos, como sempre fostes obedientes, não só em minha presença, mas ainda mais agora na minha ausência, trabalhai para a vossa salvação, com temor e tremor. 13Pois é Deus que realiza em vós tanto o querer como o fazer, conforme o seu desígnio benevolente. 14Fazei tudo sem reclamar ou murmurar, 15para que sejais livres de repreensão e ambigüidade, filhos de Deus sem defeito, no meio desta geração depravada e pervertida, na qual brilhais como os astros no universo. 16Conservai com firmeza a palavra da vida. Assim, no dia de Cristo, terei a glória de não ter corrido em vão, nem trabalhado inutilmente. 17E ainda que eu seja oferecido em libação, no sacrifício que é o sagrado serviço de vossa fé, fico feliz e alegro-me com todos vós. 18Vós também, alegrai-vos pelo mesmo motivo e congratulai-vos comigo. Palavra do Senhor.

Reflexão – “Deus realiza em nós o querer e o executar”

O próprio Deus põe no nosso coração o desejo de alcançar a salvação e a consequente libertação do nosso pecado, por isso, o anseio de salvação e libertação é inerente ao nosso ser. Com efeito, é intenção do Senhor, nos ajudar  a fim de que possamos trabalhar com temor e tremor e tenhamos a vida em abundância. Assim sendo, a nossa obediência à Sua Palavra far-nos-á trabalhar com mais afinco a fim de abraçarmos a salvação que Jesus veio nos conceder, conscientes de que essa força operadora nos é dada por Deus.  É Ele quem nos faz operar sem reclamação ou murmuração, porque, como filhos Seus, somos homens e mulheres livres de nós mesmos (as), das nossas concupiscências e apelos humanos. Consequentemente brilhamos como luzeiros no meio das gerações depravadas que rejeitam o Nome de Jesus e, por isso, vivem na infelicidade e na murmuração. Por caminharmos firmes na palavra da vida nós poderemos enfrentar as dificuldades com serenidade, unindo-as à Cruz de Jesus, na certeza de que não estamos trabalhando em vão e um dia, seremos recompensados (as).

 – Você tem consciência de que é Deus quem coloca no seu coração o querer e o executar? 
– Você tem entendimento do que Deus espera de você no mundo?
 – Os desejos do seu coração têm correspondido ao que Deus quer de você?
 – Você tem aprendido com Jesus a não murmurar nem reclamar?

Salmo  26 (27),1. 4. 13-14 (R. 1a)

R. O Senhor é minha luz e salvação!

1O Senhor é minha luz e salvação;* de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida;* perante quem eu tremerei? R. 

4Ao Senhor eu peço apenas uma coisa,* e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor* por toda a minha vida;saborear a suavidade do Senhor* e contemplá-lo no seu templo.R. 

13Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver* na terra dos viventes. 14Espera no Senhor e tem coragem,* espera no Senhor!R.

Reflexão - Tomar conhecimento de que o Senhor é nossa luz e salvação e, por isso, não temeremos a ninguém aqui da terra é para nós motivo de glória. Saber que aqui estamos, mas que não pertencemos a este mundo, pois um dia habitaremos na casa do Senhor e O contemplaremos face a face é também para nós ensejo de alegria e contentamento. Todo conhecimento de Deus nos faz saborear a sua bondade já aqui na terra dos viventes e nos dá alento e coragem para esperarmos o dia que o Senhor virá para nós.

Evangelho – Lc 14, 25-33


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 14,25-33
Naquele tempo: 25Grandes multidões acompanhavam Jesus.
Voltando-se, ele lhes disse: 26'Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo. 28Com efeito: qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário,
29ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: 30'Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!' 31Ou ainda:
Qual o rei que ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz. 33Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!' Palavra da Salvação.

Reflexão - “a condição para ser discípulo de Jesus

Como naquele tempo, Jesus também hoje olha para nós, “no meio da multidão” e nos faz uma proposta para segui-Lo. A primeira coisa que Jesus nos propõe é, justamente, nos tirar do meio da multidão, isto é, da mentalidade do mundo, da mediocridade e do viver como a maioria, para assumir ser único (a), personalizado (a)  colaborador(a) do Plano de Salvação do Pai. Para isso, precisamos fazer uma verdadeira transfusão nos critérios que regem o nosso viver. Para sermos discípulos (as) de Jesus e segui-Lo, nós precisamos assumir uma vida nova e aceitar a revolução que Ele quer fazer em nós. O desapego às pessoas, a aceitação à participação na Sua Cruz, a renúncia a tudo quanto nós  temos de material e de humano, como bens, idéias, projetos e vontade própria, são condições que Jesus nos propõe. Porém, para que o nosso seguimento a Jesus seja um ato concreto da nossa vontade, nós  precisamos estar muito conscientes dessa realidade. Muitas vezes, nós podemos    com a boca professar que cremos em Jesus e que queremos ser seus discípulos, porém, na realidade não estamos fazendo o cálculo de que isso implica em uma declaração de guerra contra a nossa carne que é fraca. Por isso, não conseguimos e fracassamos nos nossos propósitos. Precisamos da ajuda do Espírito Santo para que possamos “calcular os gastos” e ou “examinar as condições” a fim de que não sejamos vencidos pela nossa própria natureza. O Espírito Santo é quem aos poucos, vai nos capacitando e nos conscientizando da necessidade que temos de nos desvencilhar das coisas e nos desapegar das pessoas a fim de podermos seguir a Jesus Cristo, livremente, como discípulos seus.

– Você tem vontade de ser discípulo de Jesus? 
– Você já fez os cálculos do que terá de renunciar para que isto aconteça?  
- Você tem muitos planos? 
- Você tem se abandonado à ação do Espírito Santo ou está querendo seguir Jesus, sozinho?

Helena Colares Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: