Dom José Vasconcelos, recém-nomeado bispo de Sobral (CE), e Dom Octavio Ruiz, secretário do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, confessaram ter ficado emocionados diante da multidão de cerca de 180 mil pessoas em adoração ao Santíssimo Sacramento na noite de anontem (23), no Festival Halleluya.
“Queridos jovens, estou verdadeiramente emocionado por ver o amor que vocês têm ao Senhor Jesus. Para nós, como bispos, ver que vocês querem segui-Lo e imitá-Lo é uma grande motivação para o trabalho que temos na Igreja”, disse dom Ruiz, após o momento de oração coordenado pelo fundador da Comunidade Shalom, Moysés Azevedo. O religioso representa o Papa Francisco, uma vez que é o Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização é um órgão ligado diretamente à Santa Sé.
Dom Vasconcelos, que cumpre seus últimos compromissos como bispo auxiliar de Fortaleza, conduziu o Santíssimo Sacramento na Arena no Halleluya. “Ficamos impressionados com a capacidade, ou melhor dizendo, com a graça que esses jovens receberam de fazer silêncio diante de tão grande mistério, o mistério da presença de Jesus na Sagrada Eucaristia. A hóstia consagrada que vimos não é um símbolo, mas é o próprio Jesus vivo, verdadeiro”, declarou.
Confiança nos jovens
“O Papa Francisco, no Rio de Janeiro, falava para os jovens que ele necessita de vocês, de seu entusiasmo, de sua alegria, de sua iniciativa. Vocês são um presente da Igreja. Por meio de vocês, será possível que Cristo permaneça presente na sociedade. O Papa João Paulo II, que convidava os jovens às Jornadas Mundiais da Juventude, falava que os jovens tinham que ser os apóstolos da nova evangelização. Não tenham medo de serem testemunhas de Cristo no mundo de hoje, porque o Senhor vai adiante de vocês para lhes dar ânimo e força para serem protagonistas de uma mudança na sociedade, abram o coração para que o Senhor sempre esteja convosco. Muito obrigada por seu testemunho, seu carinho e seu amor”, agradeceu dom Ruiz.
No palco, ao falar da necessidade de evangelização dos jovens, Dom Vasconcelos se dirigiu ao bispo colombiano e o alertou a respeito da violência da cidade de Fortaleza: “Nós vivemos numa guerra e a maioria são jovens vítimas da droga. A Igreja precisa dessa juventude para evangelizar os jovens, porque não é diminuindo a maioridade, não é colocando policiamento ostensivo nas ruas que nós vamos resolver a violência, mas é implantando amor de Cristo no coração das pessoas. Essa é a nossa missão”. Confira as palavras de Dom Vasconcelos na íntegra:
“Tocou-me muito as palavras do Evangelho da missa de hoje: ‘Muitos desejaram ver o que estais vendo e não viram’. Bem-aventurados, por podermos contemplar esse momento de fé. A Arquidiocese de Fortaleza celebra, neste ano, 100 anos de criação e testemunha para o mundo que é uma igreja jovem, que é uma igreja fecunda, que é uma igreja que está a gerar filhos e filhas para Deus. Ficamos impressionados com a capacidade, ou melhor dizendo, com a graça que esses jovens receberam de fazer silêncio diante de tão grande mistério, o mistério da presença de Jesus na Sagrada Eucaristia.
A hóstia consagrada que vimos não é um símbolo, mas é o próprio Jesus vivo, verdadeiro, o mesmo Jesus que foi gerado no ventre puríssimo de Maria, o mesmo Jesus que existe com o Pai e o Espírito Santo desde toda a eternidade. O mesmo Jesus que se encarnou no ventre de Maria, que percorreu as estradas empoeiradas da Galileia, ensinando a amar e a perdoar. O mesmo Jesus que fez os surdos ouvirem, os cegos enxergarem, os mudos falarem, os mortos ressuscitarem. Esse mesmo Jesus esteve e está presente no meio de nós. Ele é a cabeça e nós somos os membros, não podemos separar Jesus da Igreja.
A Igreja é o corpo místico de Cristo, e a Igreja somos nós, povo de Deus. Ele é a cabeça e nós somos seus membros, e Ele nos convida para sermos suas mãos, para sermos sua boca, para olharmos o mundo com os seus olhos, com os olhos da misericórdia, da compaixão, o Senhor nos chama e nos envia. Jovem, lembre-se: você também é Igreja, você é membro do corpo místico de Cristo. O seu corpo é morada de Cristo. Guarde essa palavra no coração, e seja testemunha de Jesus vivo no meio de nós, no meio dessa humanidade dilacerada, dessa sociedade tão violenta. Doi no coração. Eminência, essa cidade é bela, porém violenta, e nessa cidade de Fortaleza se mata em media sete pessoas por dia. Nós vivemos numa guerra e a maioria são jovens vítimas da droga. A Igreja precisa dessa juventude para evangelizar os jovens, porque não é diminuindo a maioridade, não é colocando policiamento ostensivo nas ruas que nós vamos resolver a violência, mas é implantando amor de Cristo no coração das pessoas. Essa é a nossa missão. Que Deus vos abençoe hoje e sempre. Amém”.
Fonte: Site da Comunidade Shalom
Emanuele Sales
Nenhum comentário:
Postar um comentário