quinta-feira, 7 de maio de 2015

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


07/05/2015 - 5ª. Feira V Semana da Páscoa  V Semana da Páscoa

-  Atos 15, 7-21   “é pela graça que somos salvos”

Discernindo sobre a circuncisão dos pagãos, Pedro expunha aos apóstolos o que Deus lhe revelara em relação àquela situação e lhes lembrava de que Jesus viera abolir este tipo de sacrifício quando o próprio Deus testemunhou a favor dos pagãos e lhes deu o Espírito Santo, assim como fez com eles próprios. Portanto, podemos concluir que Deus não faz distinção de pessoas, e os pagãos que se convertiam ao cristianismo recebiam do próprio Deus a circuncisão do coração por meio do Espírito Santo. Os apóstolos então decidiram que deveriam parar de importunar aqueles que se convertiam a Jesus. Precisamos nós também hoje ter consciência de que é pela graça de Jesus Cristo que somos salvos e não porque somos bonzinhos e rezamos muito. A prova da nossa salvação é a fé em Jesus Cristo e um coração convertido à semelhança do Seu coração. Que nos adianta o corpo marcado por sacrifícios, a nossa oração, o nosso jejum,  se o nosso coração não estiver assinalado pelo Amor do Pai? Por isso, nós que temos o Espírito Santo de Deus devemos nos  considerar selados, marcados pelo selo do Amor e deixar que esse Amor se manifeste por meio dos nossos pensamentos, palavras e ações. O plano do Pai  é que todos sejamos salvos e cheguemos ao conhecimento da verdade, e ninguém pode ficar de fora. Às vezes, nós rejeitamos as pessoas, entendemos que elas não são dignas e queremos para elas um jugo que nem nós podemos suportar. Precisamos, portanto, estar de olhos abertos para isso. -  Você tem o seu coração circunciso? – Como é isso? – O que você entende por isso? – Você faz alguma objeção que pessoas consideradas “pecadoras públicas” (criminosos, estupradores, assaltantes, tenham acesso à Igreja, e ao direito de receber Sacramentos?


Salmo 95 – “Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações

O Espírito Santo é quem nos faz cantar e anunciar as maravilhas do Senhor em todos os lugares. É Ele o nosso motivador. Jesus é o Rei de quem tem um coração contrito e se apossa da salvação que Ele veio nos dar. Publicar entre as nações que o Senhor reina é tê-Lo como único Senhor e Salvador.

Evangelho – João 15, 9-11 -  “alegria plena”

Neste Evangelho o próprio Jesus nos confidencia: “como o Pai me amou, assim também eu vos amei”. Conscientes disso, nós precisamos nos apossar desse Amor de uma maneira radical e abrangente a fim de que possamos assumir e cumprir com a proposta que se segue: “Permanecei no meu Amor.”  Em outras palavras: para que possamos permanecer no amor de Jesus nós precisamos ter consciência de que Ele realmente nos ama com o Amor Eterno que vem do coração do Pai.  Para isso, a única exigência que Jesus nos faz é que “guardemos os Seus mandamentos”. Guardar os mandamentos é vivenciá-los em todos os momentos da nossa vida e ensiná-los àqueles a quem nós orientamos e amamos, através do nosso testemunho de vida. Por conseguinte, se guardarmos os Seus mandamentos, com certeza, permaneceremos no Seu amor e no Amor do Pai, assim como Ele mesmo o fez. O Espírito Santo que é o amor entre o Pai e o Filho é o nosso motivador, sendo assim, se nos guardarmos sob o poder do Espírito Santo permaneceremos no amor de Deus e conseguiremos cumprir com os Seus mandamentos. Os mandamentos do Senhor estão impressos no nosso coração e são como uma receita para que tenhamos uma vida feliz. O amor do Pai nos traz a alegria plena e a felicidade verdadeira. Ser feliz é o compromisso que temos com o nosso Criador, pois Ele nos criou para que sejamos felizes. O Senhor quer nos dar uma alegria plena e esta, nós só a teremos se permanecermos ligados (as) a Jesus pelo poder do Seu Espírito. A alegria do Senhor é a nossa força porque provém da fonte do Amor Eterno do Pai, que é Todo Poderoso. – Você é uma pessoa alegre? – De onde provém a alegria de que você é possuído (a)? – Você já experimentou a alegria do Espírito? – Você vivencia os mandamentos da Lei de Deus? – Em que consiste a Lei de Deus?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionaria Um Novo Caminho

Nenhum comentário: