sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

16/01/15 – 6ª. Feira I semana comum

– Hebreus 4, 1-5.11 – “entrar no repouso de Deus”.

Esta leitura nos exorta a não perdermos a chance de entrar no repouso de Deus isto é, de assumir a vida eterna desde já e viver a paz, que em outras palavras significa a vivência do reino  que Jesus veio instaurar.  O povo no deserto não acreditou e não obedeceu às orientações de Moisés, por isso perdeu a oportunidade. Hoje, mais do que eles, nós temos tudo para confiar: temos a Palavra, temos a Eucaristia, temos o Espírito Santo. Se, mesmo assim, ainda não aderimos, ainda é tempo de implorar ao Senhor o dom da fé e crescer na graça e no conhecimento de Deus. A Bíblia nos fala que Deus criou todas as coisas, criou o homem e a mulher, viu que tudo era bom,  e no sétimo dia descansou. Que nós possamos também, confiando no Senhor, apesar de toda a luta da nossa vida, entrar no Seu repouso e viver desde já, a paz e a  justiça que é o reino dos céus aqui na terra. – O que você tem feito para entrar no repouso de Deus? – Você tem dúvidas de que o tempo para conquistar esse repouso é hoje? – O que você entende por repouso de Deus? – Você tem paz no coração?

Salmo 77 – “Não vos esqueçais das obras do Senhor!”

O salmista nos ensina a ter sempre presente na nossa mente e na nossa vida a memória das obras do Senhor! Para isso, é necessário que tudo que ouvimos e aprendemos seja transmitido para as gerações que vêm depois de nós. Não podemos nos calar diante dos feitos do Senhor. Para que possamos construir uma família justa, é justo que apregoemos a todos os nossos filhos e filhas, as maravilhas de Deus na nossa vida, a fim de que eles (as) ponham também no Senhor a sua esperança.

Evangelho – Marcos 2, 1-12 – “o pecado paralisa”

O pecado é como uma doença que nos paralisa e nos impede de ter comunhão com Deus. Apesar disso, neste Evangelho nós percebemos que Jesus tem poder de perdoar pecados e para que isto fosse possível aquele paralítico precisou da ajuda dos amigos para ser levado a Jesus e ser curado. Hoje também há muitos “paralíticos” esperando por nós para serem apresentados a Jesus e reconciliados com o Pai.  Por causa das dificuldades, dos empecilhos, dos desencontros de horários, muitas vezes nós deixamos por menos e não acudimos alguém que está paralítico.   O exemplo dos quatro homens é, pois,  uma demonstração de perseverança, de persistência e também de confiança absoluta em Deus o qual devemos seguir. Eles sabiam que se aquele homem conseguisse chegar até Jesus, ele seria curado, por isso não mediram esforços e fizeram até o impossível a fim de que o encontro acontecesse. “Jesus viu a fé daqueles homens” que levavam o paralítico até Ele! Não foi a fé do próprio paralítico que o salvou, mas a fé dos seus amigos.   Muitas pessoas nós queremos levar para conhecer Jesus e ainda não tomamos a iniciativa de conduzi-los até Ele! Qual é o espírito que nos move a levá-los? Será que nos falta fé? Será que duvidamos do poder de Jesus para aquele (a) amigo  (a)“difícil”?  Quais são as dificuldades e as barreiras que nos atrapalham e, por isso, não conseguimos? A mensagem que nos é dada hoje é a de nunca desistir em querer ajudar a alguém. – Você também tem fé de que Jesus pode curar os seus amigos paralíticos? – O que você tem feito para demonstrar a sua fé? – O que você entende por “paralítico”? Para onde Jesus mandou ir o paralítico depois de curá-lo? – Na sua casa tem alguém paralítico (a)?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho



Nenhum comentário: