domingo, 11 de janeiro de 2015

REFLETINDO SOBRE O EVANGELHO



Marcos 1,7-11

BATISMO DO SENHOR

       No evangelho de hoje (Marcos 1,7-11), ouvimos que Jesus foi batizado no Rio Jordão. João Batista pregava a conversão dos pecadores e, em sinal de penitência, o povo pede o batismo. A ideia de submersão na água veio da libertação do povo de Israel, que passou pelas águas do Mar Vermelho e assim ficou salvo da dominação e escravidão do Egito. Esta lembrança ficou viva no meio do povo e se celebrava todos os anos a festa da Páscoa. O batismo de Jesus simboliza a libertação do novo povo de Deus que sai da água e ressuscita para uma vida nova, liberto do pecado, que é a mais forte escravidão. Jesus não precisava ser batizado para receber o perdão dos pecados, porque Ele não os tinha. O batismo de Jesus significa sua missão. Ele se faz solidário com a humanidade pecadora e assim “carrega nossos pecados”.
       Deus-Pai confirma Jesus na sua missão : “Tu és o meu filho amado; em ti me comprazo”. E o Espírito desce sobre Ele. Repleto do espírito Santo, Jesus volta ao Rio Jordão e inicia sua vida pública,anunciando o reino de Deus e fazendo o bem a todos. O batismo de Jesus é uma referência a outro batismo: sua morte na cruz. No evangelho de Marcos 10,38  lemos que Jesus pergunta aos discípulos: “vocês podem beber o cálice que eu vou beber, ou ser batizados no batismo em que eu vou ser batizado? O verdadeiro Batismo de Jesus é a sua morte, doação total ao Pai e aos homens e mulheres. O Batismo de Jesus já é uma referência dele, à sua missão como servo sofredor.
       Quando fomos batizados, fomos batizados para uma missão. Fomos incorporados em Jesus, começamos a participar do novo povo de Deus. Hoje, nós é que devemos continuar a missão de Jesus: trabalhar pela verdadeira libertação dos oprimidos, dos sofredores, dos injustiçados. Nossa missão é grande como o mundo. É uma missão universal. Iniciou-se na própria vida, no próprio ambiente, mas atinge também a sociedade em que vivemos . Devemos estar conscientes da “cadeia” em que muita gente está por causa da falta de fraternidade e justiça. Ser batizado quer dizer: participar da missão e da morte de Jesus: salvar, libertar, “morrer” pelo outro. Todo o Evangelho fala disto e nos mostra o caminho. O domingo de hoje acentua o aspecto da missão de Jesus, como seguidores dele, também em nossa vida.

Pe. Raimundo Neto,
Pároco de São Vicente de Paulo

Nenhum comentário: