quinta-feira, 22 de maio de 2014

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

22/05/2014 – 5ª. Feira – V Semana da Páscoa

Reflexão pessoal -  Atos 15, 7-21   “circuncisão do coração”
 Tomando a palavra Pedro expôs para os outros apóstolos o que Deus lhe revelara em relação àquela situação da circuncisão.       Assim, ele lembrava aos seus companheiros que Jesus viera abolir este tipo de sacrifício e Deus, que conhece os corações testemunhou a favor dos pagãos, quando deu-lhes o Espírito Santo, assim como fez com  eles próprios.  Eles entenderam, então, que Deus não fez distinção de pessoas, por isso, os pagãos que se converteram ao cristianismo receberam do próprio Senhor a circuncisão do coração por meio do Espírito Santo. Eles então decidiram que deveriam parar de importunar os pagãos que se convertiam a Jesus. Nós também precisamos ter consciência de que é pela graça de Jesus Cristo que todos somos salvos, e a prova disso é a nossa fé. Que nos adianta o corpo marcado se o nosso coração não estiver assinalado? Por isso você que tem o Espírito Santo de Deus considere-se selado, marcado, pelo selo do Amor. O plano do Pai  é que todos sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade, portanto ninguém pode ficar de fora. Às vezes rejeitamos as pessoas, achamos que elas não são dignas e queremos para elas um jugo que nem nós podemos suportar. Precisamos estar de olhos abertos para isso. -  Você tem o seu coração circunciso? – Como é isso? – O que você entende por isso? – Você faz alguma objeção que pessoas consideradas “pecadoras públicas” (criminosos, estupradores, assaltantes, tenham acesso à Igreja, e ao direito de receber Sacramentos?
Salmo 95 – “Anunciai as maravilhas do Senhor entre todas as nações
 O Espírito Santo é quem nos faz cantar e anunciar as maravilhas do Senhor em todos os lugares. É Ele o nosso motivador. Jesus é o Rei de quem tem um coração contrito e se apossa da salvação que Ele veio nos dar. Publicar entre as nações que o Senhor reina é tê-Lo como único Senhor e Salvador.
Evangelho – João 15, 09-11 -  “amor e alegria plena”
 Jesus nos oferece o Seu Amor que gera alegria plena quando humildemente nos faz um apelo: “Permanecei no meu amor”! E acrescenta para que não tenhamos nenhuma dúvida: “como o Pai me amou, assim também eu vos amei! Ao nos entregar Amor e alegria plena, Jesus nos propõe  uma única condição: guardar os Seus mandamentos. Assim sendo, se guardarmos os Seus mandamentos, com certeza, permaneceremos no Seu amor e no Amor do Pai, assim como Ele mesmo o fez. O Espírito Santo que é o amor entre o Pai e o Filho é o nosso motivador, deste modo, se nos conservarmos sob o poder do Espírito Santo permaneceremos no amor de Deus, pois conseguiremos cumprir com os Seus mandamentos. Os mandamentos do Senhor estão impressos no nosso coração e são como a receita que Ele nos dá com amor para que tenhamos uma vida feliz. O amor do Pai nos traz a alegria e a felicidade verdadeira. Ser feliz é o compromisso que temos com o nosso Criador, pois Ele nos criou para que sejamos felizes. O Senhor quer nos dar uma alegria plena e esta, nós só a teremos se permanecermos ligados (as) a Jesus pelo poder do Seu Espírito. A alegria do Senhor é a nossa força porque provém da fonte do Amor Eterno do Pai, que é Todo Poderoso. – Você é uma pessoa alegre? – De onde provém a alegria de que você é possuído (a)? – Você já experimentou a alegria do Espírito?
Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: