quinta-feira, 4 de abril de 2013

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


04/04/2013 – 5ª. feira - OITAVA DA PÁSCOA 
 
 Atos 3,11-26 – “o arrependimento que leva à conversão”
 
Pedro e João tinham a plena consciência de que tudo o que acontecera com o coxo, por meio deles, fora uma obra de Deus por causa da fé em Jesus Cristo. Assim, diante do assombro daquele povo que os acompanhava Pedro, então, abriu-lhe os olhos a fim de que todos conhecessem a verdade e não ficassem apegados às obras das pessoas.  Nós também, às vezes, ficamos apegados (as) ao prodígio e às pessoas que são instrumentos de Deus e esquecemos o Autor dos milagres. As pessoas são apenas ferramentas de Deus para a cura libertação do Seu povo.   Todos nós podemos ser instrumentos de Deus para ministrar ao nosso próximo a cura, a libertação, a graça e a bênção. Em vez de nos assombrarmos com o acontecimento deveríamos, porém, nos colocarmos como portadores da graça libertadora que Deus quer realizar no mundo.  A função de quem anuncia Jesus deve ser a de conscientizar as pessoas de que Jesus é o único Senhor e que o primeiro passo para assumi-Lo como tal, é o arrependimento que leva à conversão. Nunca, porém, devemos deixa-las “dependentes” de nós, mas sim, explicar que não precisam ficar estáticas esperando algo de nós, pois, Jesus está mais adiante para abençoá-las e dar a elas uma vida nova. Nós somos apenas sinalizadores do caminho que os levará a Ele.  - Você é daqueles (as) que olham mais para as pessoas e esquece-se de Deus? - A quem você pode está idolatrando e colocando no lugar de Jesus, O Justo?  - Qual a atenção que você dá aos pregadores, aos ministrados, aos “curadores” que estão a serviço de Deus? – O que realmente eles são para você?

Salmo 8 – “Ó Senhor, nosso Deus, como é grande vosso nome por todo o universo!”
 
Reconhecer a Deus como o Senhor de todo o universo não nos impede de também reconhecer que somos nós a obra prima da Sua criação. Devemos, porém, saber que tudo o que acontece é por graça de Deus; todo poder e autoridade que o homem e a mulher têm, vêm de Deus. Tudo o que existe é revelação do poder e da glória do Senhor que manifesta ao mundo a sua Onipotência. Portanto, mesmo que sejamos fracos e pecadores o Senhor nos concedeu o domínio sobre toda a criação. O poder do Senhor é quem nos move.
 
Evangelho -  Lucas 24,35-48 – “A paz do ressuscitado!”
 
Jesus Cristo ressuscitado é Aquele que vem nos trazer a paz e a certeza de que as promessas do Pai se cumprem na nossa vida na medida em que acreditamos no Seu poder. Assim aconteceu com os Seus seguidores, quando reunidos, ouviam dos dois discípulos a narrativa de como O haviam encontrado no caminho para Emaús.  Ao entrar no local onde eles se encontravam a primeira palavra de Jesus foi para desejar-lhes paz.  Assim, Ele falou: “A paz esteja convosco!”  Marcado e cicatrizado, porém vivo e ressuscitado Jesus mostrava-se a eles, que, alegres e surpresos, ainda tinham dúvidas no coração.   Como para comprovar a Sua presença Jesus convidou-lhes a que tocassem nele e pediu-lhe algo para comer. Por meio das palavras e dos gestos de Jesus os discípulos, então, começaram a entender o porquê de todos os acontecimentos.  Assim sendo, Jesus abriu a inteligência dos seus discípulos para que apreendessem as Escrituras dando-lhes a paz e o entendimento de tudo quanto lhes dissera antes.   Conosco acontece também assim: para que   possamos compreender Jesus precisamos nos aproximar Dele, tocá-Lo e alimentarmo-nos com Ele. Quando temos uma experiência com Jesus e chegamos a tocar no Seu mistério de Amor por meio da Sua Palavra nós também alimentamos a nossa alma e temos a inteligência iluminada para compreender a obra que Ele deseja realizar em nós. A obra de Jesus é uma obra de paz! Na verdade, a primeira manifestação de que estamos realmente tocando Jesus  é a paz que invade o nosso coração. Jesus chega de mansinho e vem também nos dizer que o sofrimento, a dificuldade, a aflição, são passagens próprias da nossa vida. Esses acontecimentos, ao contrário do que muitas vezes imaginamos, nos trarão, mais tarde, a paz, o entendimento e a alegria da superação, se nos apoiarmos Nele e tivermos como exemplo a Sua Ressurreição. A paz é fruto da justiça. Jesus é o Justo por excelência, por isso Ele é o doador da Paz. A paz que Jesus nos trouxe Ele a conquistou justamente na Cruz. O Seu sofrimento e a Sua entrega foram por Amor e Paixão por cada um de nós.   - Você agora entende melhor os acontecimentos que Jesus viveu? – E os acontecimentos da sua vida, você compreende-os? -  Você sente essa paz que Jesus veio nos dar? – Ela acontece em você apesar das suas dificuldades? – Você tem mostrado isso na sua vida?
 
Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

 

Nenhum comentário: