segunda-feira, 24 de junho de 2024

REFLEXÕES SOBRE AS LEITUAS DE HOJE

 24 DE JUNHO DE 2024

DOMINGO


NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA


Cor: Branco


1ª Leitura - Is 49,1-6

Leitura do Livro do Profeta Isaías 49,1-6


66


1Nações marinhas, ouvi-me, povos distantes, prestai atenção:

o Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele

tinha na mente o meu nome; 2fez de minha palavra uma espada afiada,

protegeu-me à sombra de sua mão e fez de mim uma flecha aguçada,

escondida em sua aljava, 3e disse-me: 'Tu és o meu Servo, Israel, em quem

serei glorificado'. 4E eu disse: 'Trabalhei em vão, gastei minhas forças sem

fruto, inutilmente;

entretanto o Senhor me fará justiça e o meu Deus me dará recompensa'. 5E

agora diz-me o Senhor - ele que me preparou desde o nascimento para ser seu

Servo - que eu recupere Jacó para ele e faça Israel unir-se a ele; aos olhos do

Senhor esta é a minha glória. 6Disse ele: 'Não basta seres meu Servo para

restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te

farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da

terra'. Palavra do Senhor.

Reflexão – Todos nós temos um papel importante na obra de Deus no


mundo!


Todos nós podemos nos inserir no mesmo contexto do profeta Isaías, a fim de

refletir sobre o chamado que Deus nos fez antes de nascermos, quando ainda

estávamos no ventre da nossa mãe. Na comemoração da natividade de São

João Batista esta leitura nos leva a tomar posse do nosso chamado e meditar

sobre como podemos cumprir com a nossa missão a fim de, como Isaias, poder

também afirmar: “o Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de

minha mãe ele tinha na mente o meu nome”. Ele disse-me: “Tu és o meu

servo”! Dessa forma, será mais compreensível perceber que o Senhor tem um

plano para cada um de nós e que, para todos, há um alicerce único no projeto

que Ele idealizou: sermos, Seus servos e Suas servas, cooperadores na

construção do Seu reino. Todavia, muitas vezes, mesmo tendo acesso e lendo

a Sagrada Escritura, nós nos pomos à margem e nos excluímos da Sua

mensagem, porque entendemos que tudo aconteceu no passado. O nosso

chamado aconteceu no nosso Batismo, assim sendo, cada um de nós que

somos batizados em nome de Jesus fomos também escolhidos para sermos luz

das nações e manifestar na terra a glória de Deus. Cada pessoa a quem

encontramos é uma nação que precisa conhecer a salvação. E cada um de nós

recebeu do Senhor o poder para extirpar e destruir, para construir e plantar,

porque é Ele quem nos garante: “Eu te farei luz das nações, para que minha

salvação chegue até os confins da terra!” Somos, portanto, esses servos,

escolhidos, preparados e designados pelo Criador a fazer muito mais do que

simplesmente existir. Todos nós temos um papel importante na obra de Deus

no mundo e os confins da terra significam todos os lugares por onde passamos.

– Você consegue se inserir nesse contexto? – Você assumiu o seu papel de

servo de Deus? – Você sabia que, através das suas ações, do seu

testemunho a glória de Deus se manifesta aqui na terra? – Você tem medo


de falar em Nome de Deus?


Salmo - Sl 138(139),1-3.13-14ab.14c-15 (R. 14a)

R. Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor,

porque de modo admirável me formastes!


67

1Senhor, vós me sondais e conheceis, +

2sabeis quando me sento ou me levanto; *

de longe penetrais meus pensamentos;

3percebeis quando me deito e quando eu ando, *

os meus caminhos vos são todos conhecidos. R.

13Fostes vós que me formastes as entranhas, *

e no seio de minha mãe vós me tecestes.

14aEu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, *

14bporque de modo admirável me formastes! R.

14cAté o mais íntimo, Senhor me conheceis; *

15nenhuma sequer de minhas fibras ignoráveis,

quando eu era modelado ocultamente, *

era formado nas entranhas subterrâneas. R.

Reflexão - Este salmo canta a maravilha que é o homem, tecido por Deus no

seio de sua mãe, de quem Ele não se afasta e que percebe todos os seus

passos. É o reconhecimento da criatura à ação do Criador que o fez de modo

maravilhoso. Quando nós rezamos com este salmo compreendemos a grandeza

do amor de Deus por cada um de nós que é infinito e, por isso, nos sentimos

cada vez mais protegidos e assistidos por Ele. Assim, temos a certeza de que

mesmo que passemos por situações de morte, há Alguém que nos acompanha


para nos conservar vivos.


2ª Leitura - At 13,22-26

Leitura dos Atos dos Apóstolos 13,22-26

Naqueles dias, Paulo disse: 22Deus fez surgir Davi como rei

e assim testemunhou a seu respeito: 'Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo

o meu coração, que vai fazer em tudo a minha vontade'. 23Conforme prometera, da

descendência de Davi

Deus fez surgir para Israel um Salvador, que é Jesus.

24Antes que ele chegasse, João pregou um batismo de conversão

para todo o povo de Israel. 25Estando para terminar sua missão, João declarou: 'Eu

não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede: depois de mim vem aquele, do

qual nem mereço desamarrar as sandálias'. 26Irmãos, descendentes de Abraão, e

todos vós que temeis a Deus, a nós foi enviada esta mensagem de salvação.

Palavra do Senhor.

Reflexão – A nossa missão na terra é abrir caminho para que Jesus seja


conhecido de todos!


Paulo pregava aos judeus uma mensagem de salvação que tinha como

fundamento o testemunho de João Batista que veio ao mundo para preparar o

caminho para a vinda de Jesus. Ele, então, convidava o povo a receber um

Batismo de conversão para que tivessem consciência de que a Salvação estava

próxima e consistia em que eles aceitassem a Jesus, que era da descendência

de David e fora enviado pelo Pai. Paulo, então se refere às palavras de João

Batista que tinha plena consciência do seu papel: “depois de mim vem aquele

do qual nem mereço desamarrar as sandálias”. A nossa missão aqui na terra,

como cristãos convictos, é também abrir caminho para que todos conheçam a

Jesus e encontrem a salvação e o sentido para suas vidas. Precisamos, pois,


68


estar conscientes de que, pelo fato de estar a serviço de Deus, não podemos

nos considerar mais importantes nem melhores do que os outros. Assim como

João Batista, devemos reconhecer a nossa limitação e distinguir que tudo o

que possuímos e o que realizamos é uma decorrência do poder de Deus agindo

em nós. - Você também já assumiu a sua missão de precursor de Jesus? -

Você tem aberto caminhos para Jesus entrar no coração de outras pessoas?


– Você é um referencial dentro da sua família?


Evangelho - Lc 1,57-66

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 1,57-66.80

57Completou-se o tempo da gravidez de Isabel, e ela deu à luz um filho. 58Os

vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso

para com Isabel, e alegraram-se com ela.

59No oitavo dia, foram circuncidar o menino, e queriam dar-lhe o nome de

seu pai, Zacarias. 60A mãe, porém disse: 'Não! Ele vai chamar-se João.' 61Os

outros disseram: 'Não existe nenhum parente teu com esse nome!' 62Então

fizeram sinais ao pai,

perguntando como ele queria que o menino se chamasse.

63Zacarias pediu uma tabuinha, e escreveu: 'João é o seu nome.'

64No mesmo instante, a boca de Zacarias se abriu, sua língua se soltou, e ele

começou a louvar a Deus. 65Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia

espalhou-se por toda a região montanhosa da Judéia. 66E todos os que ouviam

a notícia, ficavam pensando:

'O que virá a ser este menino?' De fato, a mão do Senhor estava com ele. 80 E

o menino crescia e se fortalecia em espírito.

Ele vivia nos lugares desertos, até ao dia em que se apresentou publicamente

a Israel. Palavra da Salvação.

Reflexão – Jesus é o Senhor do tempo e da história.

O nascimento de João Batista é para nós o anúncio de que a Salvação está

próxima e que Jesus é o Senhor do tempo e da história. João Batista foi

predestinado, desde a sua concepção, a vir ao mundo para preparar o

caminho do Salvador. Dentro do Plano de Deus nós observamos a Sua

intervenção direta na vida de Zacarias e Izabel, pais de João Batista. Eles

foram instruídos e formados para que o plano salvífico de Deus se realizasse

com a chegada do Messias. Por isso, fatos extraordinários aconteceram com

seus pais, os quais já idosos experimentaram a grande manifestação do poder

do alto. Entre Isabel e Zacarias havia uma unidade perfeita e apesar de

Zacarias ter ficado mudo, eles se comunicavam interiormente. Por isso,

quando ele nasceu o seu nome foi suscitado no coração dos dois, não obstante

houvesse outras sugestões. Assim também o Senhor faz conosco. No dia em

que nascemos todos ficaram alegres com a nossa chegada, mas somente o

Senhor sabia verdadeiramente qual seria a nossa missão aqui na terra. Ele

pensa em todos os detalhes para que o Seu plano de Salvação se realize na

nossa vida e nos prepara para que possamos acolher o Jesus, o Messias, que

veio para nos salvar e dar vida plena. Deus também pensou no nosso nome, no

qual pode estar se designando a missão a que somos chamados a

desempenhar, pois, o plano de Deus para nós foi sonhado e o nosso desígnio

está no Seu coração. E mesmo que não tenhamos conhecimento o Senhor nos

69

motiva, pois Ele sabe de tudo a nosso respeito. O nome que recebemos no

Batismo é muito importante, pois anuncia a nossa identidade como pessoa

humana, mas também como filho de Deus batizados em Nome de Jesus.

Todos nós também podemos nos considerar um João Batista, alguém que é

muito importante para o reino de Deus!

 Você já pensou nisso? 

- Você sabe o que significa o seu nome?

 - Pergunte ao Senhor qual é a sua parte no Seu plano? 

- Será que você já está vivendo dentro deste plano? 

- Você tem paz e serenidade em relação a quem você é e faz?

 - Você tem dúvidas? -

Converse com Deus sobre isto!


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: