sexta-feira, 6 de maio de 2022

REFLEXOES SOBRE AS LEITURS DO DIA DE HOJE

 

 

 

 

 

6 DE MAIO DE 2022

 

SEXTA-FEIRA DA III SEMANA DA

 

PÁSCOA

 

Cor Branco

 

1ª. Leitura – At 9, 1-20

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 9,1-20


Naqueles dias: 1Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Ele apresentou-se ao Sumo sacerdote
2e pediu-lhe cartas de recomendação para as sinagogas de Damasco, a fim de levar presos para Jerusalém os homens e mulheres que encontrasse seguindo o Caminho. 3Durante a viagem, quando já estava perto de Damasco, Saulo, de repente,
viu-se cercado por uma luz que vinha do céu.
4Caindo por terra, ele ouviu uma voz que lhe dizia: 'Saulo, Saulo, por que me persegues?' 5Saulo perguntou: 'Quem és tu, Senhor?' A voz respondeu: 'Eu sou Jesus, a quem tu estás perseguindo.
6Agora, levanta-te, entra na cidade, e ali te será dito o que deves fazer.' 7Os homens que acompanhavam Saulo ficaram mudos de espanto, porque ouviam a voz, mas não viam ninguém. 8Saulo levantou-se do chão e abriu os olhos, mas não conseguia ver nada.
Então pegaram nele pela mão e levaram-no para Damasco.
9Saulo ficou três dias sem poder ver. E não comeu nem bebeu.
10Em Damasco, havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: 'Ananias!' E Ananias respondeu: 'Aqui estou, Senhor!' 11O Senhor lhe disse: 'Levanta-te, vai à rua que se chama Direita e procura, na casa de Judas, por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está rezando.' 12E, numa visão, Saulo contemplou um homem chamado Ananias, entrando e impondo-lhe as mãos para que recuperasse a vista. 13Ananias respondeu:
'Senhor, já ouvi muitos falarem desse homem e do mal que fez aos teus fiéis que estão em Jerusalém.
14E aqui em Damasco ele tem plenos poderes, recebidos dos sumos sacerdotes, para prender todos os que invocam o teu nome.' 15Mas o Senhor disse a Ananias: 'Vai, porque esse homem é um instrumento que escolhi
para anunciar o meu nome aos pagãos, aos reis e ao povo de Israel.
16Eu vou mostrar-lhe quanto ele deve sofrer por minha causa.' 17Então Ananias saiu, entrou na casa, e impôs as mãos sobre Saulo, dizendo: 'Saulo, meu irmão, o Senhor Jesus, que te apareceu quando vinhas no caminho, ele me mandou aqui para que tu recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo.' 18Imediatamente caíram dos olhos de Saulo como que escamas ele recuperou a vista. Em seguida, Saulo levantou-se e foi batizado.
19Tendo tomado alimento, sentiu-se reconfortado. Saulo passou alguns dias com os discípulos de Damasco, 20e logo começou a pregar nas sinagogas, afirmando que Jesus é o Filho de Deus.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “Às vezes nos pomos em luta contra Deus”
A conversão de São Paulo nos testifica que quando estamos a serviço de Deus, mesmo que vivamos um tempo de estupidez, de confusão, Ele não nos deixará continuar no erro para sempre.  O encontro com Jesus nos leva a tomar atitudes e quem conhece o poder do ressuscitado não pode permanecer na mesma vida.
É a autoridade de Jesus que nos motiva a obedecê-lo e segui-Lo. De perseguidor dos cristãos, em nome de Deus, Saulo teve um encontro pessoal com Jesus e a sua vida foi transformada. Perseguindo os discípulos de Jesus, Saulo, sem saber, perseguia a Deus; não olhava para os sinais do ressuscitado e na sua obstinação pela lei ele cometia até crimes, fazendo de tudo para desmascarar a Jesus e acossando os seus discípulos. Assim, acontece também, com qualquer um de nós que defende as suas ideias, suas convicções e se põe em luta contra Deus querendo derrubar aqueles que são realmente os Seus discípulos e seguidores. Nós perseguimos a Jesus quando por ignorância, também falamos mal da Igreja, dos sacerdotes, porque queremos que as nossas “ideias”, mesmo contra o Evangelho, sejam aceitas e acatadas por eles. Chega certo momento, porém, em que no meio da viagem das nossas convicções, nós somos cercados por uma Luz que nos tira da ignorância em que vivíamos. O encontro com o Cristo ressuscitado mudou a mentalidade de Saulo: ele cegou, foi curado, foi batizado e cheio do Espírito Santo começou a pregar que Jesus é o Filho de Deus, justamente o contrário do que ele afirmara antes. E nós? Será que isto pode estar acontecendo também conosco? Às vezes em nome da Lei de Deus que é a Lei do Amor nós nos pomos contra o próprio Deus. – Será que você poderá estar perseguindo a Deus quando se volta contra o próximo? – Você tem cultivado o verdadeiro amor com suas palavras e atos? – Você costuma questionar o Evangelho quando não consegue vivenciá-lo? – Você se acha mais espiritualizado que as outros que estão começando agora? – Para você qual é a 1ª regra de vida?

 

Salmo 116, 1. 2 (R. Mc 16,15)

R. Ide, por todo o mundo, e a todos pregai o Evangelho.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes,*
povos todos, festejai-o!R.
2Pois comprovado é seu amor para conosco,*
para sempre ele é fiel!R.

 

Reflexão - Pregar o Evangelho é dar testemunho do amor de Deus e da Sua fidelidade para conosco. Isto, nós fazemos, quando também, livremente, de coração aberto, cantamos louvores ao Senhor,   e chamamos a atenção de toda gente. Deus se regozija conosco quando cantamos a Sua glória aqui na terra.

 

 

 

Evangelho – Jo 6, 52-59

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 6,52-59


Naquele tempo: 52Os judeus discutiam entre si, dizendo:
'Como é que ele pode dar a sua carne a comer?'
53Então Jesus disse: 'Em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54Quem come a minha carne e bebe o meu sangue
tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
55Porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue
permanece em mim e eu nele.
57Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim o que me come
viverá por causa de mim.
58Este é o pão que desceu do céu.
Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram.
Aquele que come este pão viverá para sempre.'
59Assim falou Jesus, ensinando na sinagoga em Cafarnaum. Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “Nós somos aquilo que comemos

Na última Ceia Jesus instituiu a Eucaristia cumprindo com a Sua Palavra, que dizia: “quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”! Quem come a minha carne e bebe meu sangue permanece em mim e eu nele.”  Ali, Ele ofereceu Seu Corpo e Seu Sangue como um alimento verdadeiro e real.  A carne e o sangue de Jesus são o alimento que veio do céu para nos conduzir ao céu. É o sustento da nossa alma!     Por mais que materialmente nos alimentemos bem, se não comungarmos da Palavra e da Eucaristia, seremos sempre pessoas fracas, confusas, desestruturadas para o combate da vida. Nós somos aquilo que comemos, e na medida em que nos alimentamos do Corpo e do Sangue de Cristo, nós vamos nos assemelhando a Ele, pois, o Seu Sangue corre pelas nossas veias e o nosso organismo espiritual é revitalizado pela vida divina. Pela Eucaristia, Jesus passa a viver em nós e passamos a pertencer a Ele. Para termos esta santa intimidade, porém, precisamos nos alimentar literalmente do Corpo e do Sangue de Jesus, conscientes de que as Suas Palavras se tornam vida em nossa vida: "A minha carne é verdadeiramente uma comida. O meu sangue verdadeiramente uma bebida”. Ele jamais diz: "a minha carne e o meu sangue são simbolicamente uma comida e bebida”. Não é apenas uma simbologia, mas um memorial da Sua entrega na Cruz para nos dar uma vida verdadeira. Ele se torna o dono da nossa vida e nós passamos a pertencer a Ele. 

 – Quando você está diante do Santíssimo Sacramento tem consciência de que é o mesmo Jesus que partiu o pão na última Ceia?

 – Você sabia que assim como tem um organismo material tem também um organismo espiritual?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Misssionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: