sexta-feira, 25 de março de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

 

25 DE MARÇO DE 2022

 

6a. FEIRA -   ANUNCIAÇÃO DO SENHOR

 

Cor branco

 

1ª. Leitura – Is 7, 10-14;8,10

 

Leitura do Livro do Profeta Isaías 7,10-14;8,10

Naqueles dias, 10o Senhor falou com Acaz, dizendo: 11"Pede ao Senhor teu Deus que te faça ver um sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer venha das alturas do céu". 12Mas Acaz respondeu: "Não pedirei nem tentarei o Senhor". 13Disse o profeta: "Ouvi então, vós, casa de Davi; será que achais pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o meu Deus?
14Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel, 8,10porque Deus está conosco. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – O sinal da Virgem!”

Jesus Cristo é a figura central da Sagrada Escritura e todos os profetas predisseram a Sua vinda como sinal de Salvação de Deus para a humanidade. O nome Emanuel significa "Deus conosco” e  revela  o compartilhar da experiência humana com o Pai Criador. Por isso, nesta leitura o próprio Deus quis ser fiel a nós e nos deu a garantia do Seu projeto para nossa salvação: “uma virgem conceberá e dará à luz um filho e lhe porá o nome de Emanuel, porque Deus está conosco”. O sinal da Virgem que concebeu e deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Emanuel é a certeza de que Deus está aqui. Temos que sair do plano material para “enxergar” o plano divino que é o projeto de Deus para a nossa vida feliz. É algo espiritual! Jesus Cristo foi concebido na terra do nosso coração! Ele é o grande mistério de Amor de Deus por nós. Enquanto nós vivemos ansiosos (as) por sinais que nos revelem um pouco de Deus para a nossa vida, nós esquecemos de que Jesus, o Emanuel, é o Deus conosco, nos acompanha e está sempre perto de nós em todos os momentos.  Deus planejou dar a nós não só instruções, mas um modelo perfeito, Seu próprio Filho, a quem precisamos copiar. Por isso, para que Jesus pudesse servir-nos de modelo, Ele teve de viver no mesmo mundo pecaminoso em que vivemos e enfrentar os mesmos desafios que enfrentamos.  Dessa forma, nós precisamos ter consciência de que as barreiras que temos de enfrentar aqui na terra são algo inerente ao nosso ser humano e nem o Filho de Deus feito homem foi isento de encará-las. – Você pode afirmar que Jesus já foi concebido na terra do seu coração? – Para você o que significa Deus estar consigo? - A presença de Jesus na sua vida o tem ajudado nos relacionamentos? – Você costuma seguir a Jesus nas suas ações?  

 

Salmo 39(40),7-8a.8b-9.10,11 (R. 8a.9a)

 

R. Eis que venho fazer, com prazer, a vossa vontade, Senhor!

7Sacrifício e oblação não quisestes, *
mas abristes, Senhor, meus ouvidos;
não pedistes ofertas nem vítimas,
holocaustos por nossos pecados, *
8aE então eu vos disse: "Eis que venho!"R.

8bSobre mim está escrito no livro:
9"Com prazer faço a vossa vontade, *
guardo em meu coração vossa lei!"R.

10Boas-novas de vossa justiça
anunciei numa grande assembléia;*
vós sabeis: não fechei os meus lábios!R.

11Proclamei toda a vossa justiça,
sem retê-la no meu coração;*
vosso auxílio e lealdade narrei.
Não calei vossa graça e verdade *
na presença da grande assembléia.R.

 

Reflexão - A vontade de Deus é para nós o paraíso! Fazer a vontade de Deus deveria ser para nós o nosso maior prazer, visto que assim acontecendo, teríamos a certeza da nossa felicidade. O desejo ardente de seguir os caminhos que Deus traça para nós, deverá ser muito mais importante do que todos os sacrifícios e holocaustos que podemos oferecer a Ele. Assim como também propagar a Sua graça e verdade na presença de todos.

 

2a. Leitura – Hb 10, 4-10

 

Leitura da Carta aos Hebreus 10,4-10

Irmãos: 4É impossível eliminar os pecados com o sangue de touros e bodes. 5Por isso, ao entrar no mundo, Cristo afirma: "Tu não quiseste vítima nem oferenda, mas formaste-me um corpo. 6Não foram do teu agrado holocaustos nem sacrifícios pelo pecado.
7Por isso eu disse: Eis que eu venho. No livro está escrito a meu respeito: Eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade". 8Depois de dizer: "Tu não quiseste nem te agradaram vítimas, oferendas, holocaustos, sacrifícios pelo pecado" coisas oferecidas segundo a Lei - 9ele acrescenta: "Eu vim para fazer a tua vontade".
Com isso, suprime o primeiro sacrifício, para estabelecer o segundo. 10É graças a esta vontade que somos santificados
pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “santificados pela oferenda do Corpo de Cristo

Nós somos santificados pela oferenda do Corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todas, é o que nos afirma o autor da carta dos Hebreus. Portanto, a oferenda que Jesus fez do Seu Corpo para ser imolado pelos nossos pecados suprime todo e qualquer sacrifício e holocausto que nós possamos fazer.  Desta forma, não podemos mais afirmar que não temos condições de perseguir a santidade porque somos fracos (as) e incapazes. Jesus Cristo veio ao mundo para fazer a vontade do Pai e para cumprir o que está escrito na Sagrada Escritura.  Assim, Ele falou: “Eu vim para fazer a tua vontade!”   É graças a essa vontade que somos santificados.  O sacrifício de Cristo, de uma vez por todas é o nosso aval para alcançarmos a salvação. Fazer a vontade de Deus, portanto, é também para nós o ideal mais perfeito que podemos aspirar aqui na terra. Deus tem também para cada um de nós, uma missão específica. Somos colaboradores do Seu Plano de salvação e fazemos parte do Corpo de Cristo e, como tal, precisamos ter consciência de que temos um papel importante como protagonistas da História. Só o Pai que nos criou e nos enviou ao mundo pode saber o que é melhor para a nossa prosperidade e felicidade. A cada um de nós, compete somente, dizer como Jesus: “Eu vim ó Pai, para fazer a tua vontade!” – Você já se pôs diante do Senhor para fazer a Sua vontade? - Você já tem ideia de qual é a sua missão aqui na terra?  – O que você pode entender sobre a sua participação na terra dos viventes?     

 

 

Evangelho – Lc 1, 26-38

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1,26-38


Naquele tempo: 26O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria 28O anjo entrou onde ela estava e disse: 'Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!'
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a
pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: 'Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho,
a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó,
e o seu reino não terá fim'. 34Maria perguntou ao anjo:
'Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?'
35O anjo respondeu: 'O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês
daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível'. 38Maria, então, disse: 'Eis aqui a serva do Senhor;
faça-se em mim segundo a tua palavra!' E o anjo retirou-se.
Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “A alegria no Espírito Santo”

Cada um de nós, homem ou mulher, é como Maria, escolhido (a) pela graça do Pai para receber dentro do coração o Amor, que é o Espírito Santo. Deus toma a terra do nosso ser e nos modela para que possamos acolher no nosso “ventre espiritual” a semente do Seu Amor. Pelo poder do Espírito Santo Jesus também é gerado em nós e podemos entregá-lo ao mundo por meio das nossas ações e do nosso testemunho de alegria.  A alegria é consequência do fato concreto de se estar cheio da graça de Deus. Por isso, o anjo quando apareceu junto de Maria já antecipou: “Alegra-te, cheia de graça...” E acrescentou: “O Senhor está contigo!”  Assim, pois, o anjo deu a Maria a garantia de que ela era bem-aventurada, isto é, feliz, pois a graça do Senhor estava com ela. Não tem como não acontecer, é um imperativo de Deus!  A presença do Espírito Santo em nós é segurança de júbilo e contentamento.  Nós também encontramos graça diante de Deus e a nós Ele também nos ordena: “Alegrai-vos!” “Não tenhais medo!” É outro imperativo, por que temer se o Senhor está próximo? É o Espírito Santo quem faz vir a nós o Emanuel, o Deus conosco e a força poderosa do Senhor nos sustenta. E mesmo, que fiquemos um pouco perturbados, pela nossa incapacidade de entender os sinais do céu, nós precisamos, como Maria, nos entregar à Ação poderosa do Espírito que vem sobre nós com o Seu poder e nos cobre com sua sombra. Precisamos dizer, sim! Deus precisa do nosso sim para fazer em nós a obra nova da qual necessitamos. Maria seguiu o exemplo do Seu Filho Jesus e ofereceu-se diante do anjo para fazer tudo conforme a Palavra do Pai. Nós podemos também, agora, seguir o exemplo da Mãe e diante do Senhor apresentar a Ele a nossa vida, para que se faça nela a Sua vontade. Mesmo que até hoje tenhamos vivido em busca do nosso próprio querer, temos ainda a oportunidade de começar uma vida promissora para o engrandecimento do reino de Deus aqui na terra.

– Você quer a partir de hoje começar uma vida nova?

 - Você quer experimentar a alegria do Espírito Santo? 

Então, faça hoje a sua oração assumindo um sim diante de Deus, a vida nova que Ele o quer dar neste tempo de quaresma. Peça a força e o poder do Espírito Santo!  Faça os seus propósitos. Confie no Senhor!


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: