sábado, 15 de janeiro de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

15 DE JANEIRO DE 2022


SÁBADO 1ª. SEMANA DO

 

TEMPO COMUM

Cor Verde

1ª. Leitura -  I Sam 9, 1-4.17-19;10,1a

 

Leitura do Primeiro Livro de Samuel 9, 1-4.17-19;10,1a

1Havia um homem de Benjamin, chamado Cis, filho de Abiel, filho de Seror, filho de Becorat, filho de Afia, um benjaminita, homem forte e valente. 2Ele tinha um filho chamado Saul, de boa apresentação. Entre os filhos de Israel não havia outro melhor do que ele: dos ombros para cima sobressaía a todo o povo. 3Ora, aconteceu que se perderam umas jumentas de Cis, pai de Saul.
E Cis disse a seu filho Saul: 'Toma contigo um dos criados,
põe-te a caminho e vai procurar as jumentas'. Eles atravessaram a montanha de Efraim 4e a região de Salisa, mas não as encontraram. Passaram também pela região de Salim, sem encontrar nada; e, ainda pela terra de Benjamin, sem resultado algum. 17Quando Samuel avistou Saul, o Senhor lhe disse:
'Este é o homem de quem te falei. Ele reinará sobre o meu povo'.
18Saul aproximou-se de Samuel, na soleira da porta, e disse-lhe:
'Peço-te que me informes onde é a casa do vidente'. 19Samuel respondeu a Saul: 'Sou eu mesmo o vidente. Sobe na minha frente ao santuário da colina. Hoje comereis comigo, e amanhã de manhã te deixarei partir, depois de te ter revelado tudo o que tens no coração'.  10,1a Na manhã seguinte, Samuel tomou um pequeno frasco de azeite, derramou-o sobre a cabeça de Saul e beijou-o, dizendo: 'Com isto o Senhor te ungiu como chefe do seu povo, Israel. Tu governarás o povo do Senhor e o livrarás das mãos de seus inimigos, que estão ao seu redor'. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “a metodologia do Senhor para as Suas escolhas”

Samuel, profeta do Senhor, foi incumbido de encontrar e ungir um rei para Israel. Por “acaso,” e por causa de algumas jumentas que se perderam, Samuel encontrou Saul jovem e belo, filho de um homem valente, o escolhido de Deus para ser o rei de Israel. Ele era da tribo de Benjamim a menor de Israel. Porque estava atento aos sinais do Senhor, Samuel logo percebeu quando este lhe disse: “Este é o homem de quem te falei. Ele reinará sobre o meu povo”. Samuel não relutou nem duvidou quanto às circunstâncias do encontro, mas sem demoras aproximou-se de Saul e prometeu-lhe “revelar tudo o que o Senhor já havia colocado no seu coração”.  Deus, por meio do profeta revela o que Ele mesmo já colocara no coração de Saul. É assim a metodologia do Senhor para as Suas escolhas. Ele nunca nos pedirá algo que não tenha colocado no nosso coração, porque Ele dá o querer e a capacidade para que possamos realizar o que nos propõe. O Senhor sempre escolhe a pessoa apropriada, segundo o Seu pensamento, para tomar conta da Sua herança, que é o Seu povo. A unção de Deus confere ao homem a missão, a autoridade e a capacidade. Cabe a cada um de nós, quando formos escolhidos, usarmos toda a potencialidade que Ele nos confere e cumprir com a nossa parte na missão. Dentro da nossa casa, na nossa família, na comunidade, no trabalho, na Igreja, no mundo, nós também somos escolhidos (as) para governar o povo de Deus aqui na terra, mesmo que não sejamos alguém muito preparado (a) intelectualmente, nem sejamos os “melhores”. Para isso, o Senhor nos unge com o óleo santo do Seu amor, nos concede o Espírito Santo e confia que nós também possamos livrar as pessoas que dependem de nós das mãos dos inimigos que estão ao seu redor. – Você percebe o chamado do Senhor no seu coração? – Você se sente escolhido (a) para tomar conta da herança de Deus aqui na terra? – Você acha que Deus confia na sua capacidade? – E você confia em que Ele pode capacitá-lo (a)? 

 

Salmo Sl 20,2-3. 4-5. 6-7 (R. 2a)

 

R. Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra.

2Ó Senhor, em vossa força o rei se alegra;*
quanto exulta de alegria em vosso auxílio!
3O que sonhou seu coração, lhe concedestes;*
não recusastes os pedidos de seus lábios.R.

4Com bênção generosa o preparastes;*
de ouro puro coroastes sua fronte.
5A vida ele pediu e vós lhe destes, *
longos dias, vida longa pelos séculos.R.

6É grande a sua glória em vosso auxílio;*
de esplendor e majestade o revestistes.
7Transformastes o seu nome numa bênção, *
e o cobristes de alegria em vossa face.R.

 

Reflexão - O salmo expressa a gratidão dos escolhidos de Deus e a alegria que sentem aqueles que atendem ao chamado do Senhor. Todos nós temos gravado no coração o desígnio para o qual fomos criados e viemos a este mundo. Somos preparados para a missão e recebemos do Senhor bênção generosa, vida longa, glória e esplendor que significam um estado de espírito de paz, de força, poder e luz.

 

Evangelho -  Mc 2,13-17

 

 + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 2,13-17

Naquele tempo: 13Jesus saiu de novo para a beira do mar.
Toda a multidão ia ao seu encontro e Jesus os ensinava.
14Enquanto passava, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu,
sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: 'Segue-me!'
Levi se levantou e o seguiu. 15E aconteceu que, estando à mesa na casa de Levi, muitos cobradores de impostos e pecadores
também estavam à mesa com Jesus e seus discípulos. Com efeito, eram muitos os que o seguiam. 16Alguns doutores da Lei, que eram fariseus, viram que Jesus estava comendo com pecadores e cobradores de impostos. Então eles perguntaram aos discípulos:
'Por que ele come com os cobradores de impostos e pecadores?'
17Tendo ouvido, Jesus respondeu-lhes: 'Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores.' Palavra da Salvação.

 

 

Reflexão - “O chamado de Jesus é universal

Quando Jesus viu Levi (Mateus) no seu posto na coletoria de impostos e o chamou não se incomodou com o fato de que aquele homem fosse um aliado dos romanos e opressor do povo judeu e, por isso mesmo, odiado por todos. Jesus tinha consciência da Sua missão, por isso, no seu dia a dia Ele não deixava passar nenhuma oportunidade de atrair todos aqueles que o Pai o havia entregado. Ele viera chamar os pecadores e não descansava enquanto não cumprisse com aquela incumbência. Só quem reconhece ser pecador pode sentir a força salvadora de Jesus, por isso Levi atendeu imediatamente à sua convocação e seguiu Jesus sem hesitação. Ainda hoje Jesus Cristo quebra os esquemas sociais que dividem as pessoas e as chama a participar do Seu Banquete, sejam elas pobres, ricas, de qualquer língua, religião, raça etc. O chamado de Jesus é universal Ele veio para chamar os pecadores a serem justos e apesar de sermos pecadores, todos nós somos convocados à transformação da sociedade assumindo a nossa parte e vivendo de acordo com os ensinamentos que Ele nos deixou.   Não podemos mais ficar parados (as) no posto da coletoria, fazendo as mesmas coisas, seguindo as ordens do mundo que explora e perverte, pois, Jesus olha firmemente para nós e diz: “Segue-me”.  E sabe para onde ele pretende nos levar? Para a nossa casa! Assim como foi à casa de Mateus e comeu com os pecadores, seus amigos, Ele também se dispõe a entrar na nossa casa e quer salvar a nossa família, mesmo aqueles (as) a quem nós mesmos consideramos “perdidos”. Ele hoje quer entrar na nossa casa pelo nosso testemunho de vida, dos nossos gestos concretos de amor quando assumimos a Sua Palavra, vivenciando o perdão, a misericórdia, a compreensão, a concórdia, a paz e a união.  

– Você já conseguiu levantar-se do seu “posto” para seguir Jesus? 

– Ele já entrou na sua casa? 

– Você já O apresentou àquelas pessoas mais difíceis que convivem com você?

 – Você se considera pecador (a) ou justo (a)?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: