sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

 

14 DE JANEIRO DE 2022

SEXTA-FEIRA - 1ª. SEMANA DO

TEMPO COMUM 

Cor Verde

 

1ª. Leitura - I Sam 8,4-7.10-22ª

Leitura do Primeiro Livro de Samuel 8,4-7.10-22ª


 Naqueles dias: 4Todos os anciãos de Israel se reuniram, foram procurar Samuel em Ramá, 5e disseram-lhe: 'Olha, tu estás velho, e teus filhos não seguem os teus caminhos. Por isso, estabelece sobre nós um rei, para que exerça a justiça entre nós, como se faz em todos os povos'. 6Samuel não gostou, quando lhe disseram: 'Dá-nos um rei, para que nos julgue'. E invocou o Senhor. 7O Senhor disse a Samuel: 'Atende a tudo o que o povo te diz. Porque não é a ti que eles rejeitam, mas a mim, para que eu não reine mais sobre eles. 10Samuel transmitiu todas as palavras do Senhor ao povo, que lhe pedira um rei, 11e disse: 'Estes serão os direitos do rei que reinará sobre vós: Tomará vossos filhos e os encarregará dos seus carros de guerra e dos seus cavalos e os fará correr à frente do seu carro. 12Fará deles chefes de mil, e de cinquenta homens, e os empregará em suas lavouras e em suas colheitas, na fabricação de suas armas e de seus carros. 13Fará de vossas filhas suas perfumistas, cozinheiras e padeiras. 14Tirará os vossos melhores campos, vinhas e olivais e os dará aos seus funcionários. 15Das vossas colheitas e das vossas vinhas ele cobrará o dízimo, e o destinará aos seus eunucos e aos seus criados. 16Tomará também vossos servos e servas, vossos melhores bois e jumentos, e os fará trabalhar para ele. 17Exigirá o dízimo de vossos rebanhos, e vós sereis seus escravos. 18Naquele dia, clamareis ao Senhor por causa do rei que vós mesmos escolhestes, mas o Senhor não vos ouvirá'. 19Porém, o povo não quis dar ouvidos às razões de Samuel, e disse: 'Não importa! Queremos um rei, 20pois queremos ser como todas as outras nações. O nosso rei administrará a justiça, marchará à nossa frente e combaterá por nós em todas as guerras'. 21Samuel ouviu todas as palavras do povo e repetiu-as aos ouvidos do Senhor. 22aMas o Senhor disse-lhe: 'Faze-lhes a vontade, e dá-lhes um rei'.  Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “qual o rei que desejamos?”

O povo de Israel desejando ser igual a todas as outras nações, insistia para que Samuel estabelecesse um rei que lhe governasse. Samuel, então se dirigiu a Deus e fez queixas das exigências do Seu povo, mas o Senhor esclareceu, dizendo: “não é a ti que rejeitam, mas a mim”. “Não querem mais que Eu reine sobre eles”. “Faze-lhes a vontade e dá-lhes um rei”. Acontece assim também conosco quando ficamos fartos de seguir as orientações do Senhor e nos cansamos de esperar pelas Suas promessas. Desprezamos o reinado de Deus, com todas as Suas riquezas e o Seu poder para confiar nos reis da terra que nos tiram tudo o que temos e nos enganam com falsos juramentos. Eles desviam o dinheiro com que nós contribuímos e, muitas vezes, até entramos em litígio com as pessoas mais próximas, quando tomamos partido por um ou por outro rei. Querendo ser também “como as outras nações”, isto é, como a maioria das pessoas que gosta de chamar a atenção por causa do poder, do sucesso, da beleza, da riqueza, nós rejeitamos viver sobre o reinado de Deus e nos submetemos aos reis do mundo que nos escravizam. Como aquele povo, nós também não ponderamos sobre as consequências da nossa irreverência, desprezamos a Palavra de Deus e vislumbramos tão somente aquilo que poderemos usufruir materialmente ou profissionalmente quando nos acenam com algo agradável aos nossos olhos e entendimento racional. Os reis de hoje podem ser status, carreira profissional brilhante, dinheiro no banco, sucesso, tudo isso proporcionado pelos fabricantes de sonhos propagados pela TV e pelas mídias sociais. Por mais que tentemos, se não tivermos cuidado cairemos na fábula das outras nações e deixamos que outras realidades nos apontem o caminho. Somente quando temos consciência de que Jesus é o Rei e Senhor de nossas vidas e seguimos as Suas instruções é que verificamos que não precisamos de nenhum rei humano para vencer na vida e conquistar a glória. Deus combate por nós, e a nossa vitória é certa. É o Senhor quem vai à nossa frente e peleja por nós em todas as guerras da nossa vida. É Ele quem conquista para nós o galardão do sucesso e nos recompensa providenciando tudo de que nós precisamos. Sejamos, pois, dependentes do único Rei: Aquele que veio para nos salvar e nos libertar do reinado do mundo! – Você também tem vontade de ter um “rei humano” que o ajude a vencer a luta? – O que você acha dos “reis” da terra? – Você tem Jesus Cristo como Rei e Senhor da sua vida? – Você tem o rei que merece?

 

 

 

 

Salmo Sl 88, 16-17. 18-19 (R. Cf. 2a)


R. Ó Senhor eu cantarei eternamente o vosso amor.


16Quão feliz é aquele povo que conhece a alegria;*
seguirá pelo caminho, sempre à luz de vossa face!
17Exultará de alegria em vosso nome dia a dia,*
e com grande entusiasmo exaltará vossa justiça.R.

18Pois sois vós, ó Senhor Deus, a sua força e sua glória,*
é por vossa proteção que exaltais nossa cabeça.
19Do Senhor é o nosso escudo, ele é nossa proteção,*
ele reina sobre nós, é o Santo de Israel!R.

 

Reflexão - Quando nos deixamos governar pelo Senhor Deus que nos criou, também, como o salmista nós experimentamos a alegria de cantar eternamente o Seu Amor. A alegria está no coração de quem tem a Deus como Rei e segue pelo caminho, sempre à Luz da Sua Face. Precisamos nos apossar da verdade de que o Senhor é o nosso escudo e a nossa proteção e que com Ele nós estaremos seguros.

 

Evangelho -  Mc 2,1-12

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 2,1-12 –


1Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum.
Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. 2E reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar, nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciava-lhes a Palavra.
3Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. 4Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado. 5Quando viu a fé daqueles homens,
Jesus disse ao paralítico: 'Filho, os teus pecados estão perdoados'.
6Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: 7'Como este homem pode falar assim?
Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus'. 8Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu íntimo, e disse: 'Por que pensais assim em vossos corações?
9O que é mais fácil: dizer ao paralítico: 'Os teus pecados estão perdoados', ou dizer: 'Levanta-te, pega a tua cama e anda'?
10Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados, - disse ele ao paralítico: - 11eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!'
12O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: 'Nunca vimos uma coisa assim'.
Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “somos curados pelo perdão do Senhor”

Hoje também o povo busca cura e salvação para os seus males, por isso, as Igrejas estão cheias, assim como os Encontros de Evangelização, os Retiros, os Seminários de Vida no Espírito Santo. No entanto, mesmo estando nesta busca, parece ser muito difícil para nós, homens e mulheres reconhecer a santidade de Deus e os Seus propósitos para nós, somente na simplicidade da Sua Palavra e ensinamentos de pessoas ministradas. Desconfiamos de tudo e, como os mestres da lei, nós também nos questionamos e não acreditamos nas promessas de Deus quando Ele age por meio dos Seus ungidos: “Ele está blasfemando – como Ele pode perdoar pecados? Só Deus pode perdoar”. Nós também pensamos assim quando desconfiamos dos sacerdotes, aqueles que têm na terra o poder de perdoar os nossos pecados em Nome de Jesus. Nós dizemos que cremos em Deus, mas não aceitamos a Sua regência por meio dos Seus instrumentos. O Senhor quer salvar a humanidade dando o Seu perdão e usa a pessoa do sacerdote, Seu representante, consagrado ao ministério e ungido para recuperar a nossa saúde espiritual. O perdão do Senhor, por meio do padre também nos cura, pois realiza a purificação do nosso coração, da nossa mente, da nossa alma. A nossa alma é curada e libertada da “ameaça” do inimigo que toma conta da nossa carne. O perdão que recebemos no Sacramento da Confissão apaga o nosso pecado e transforma o nosso ser infundindo em nós a Luz do Espírito Santo que nos motiva a caminhar. Quando somos curados pelo perdão do Senhor nós também nos levantamos, pegamos a nossa cama, isto é, a nossa carga e voltamos para a nossa casa, prontos para escrever uma nova história. Finalmente, devemos nos lembrar de que aquele paralítico foi perdoado e curado por causa dos seus amigos que o apresentaram a Jesus. Quantos “paralíticos” (pecadores públicos), talvez estejam perto de nós e apenas os censuramos sem tomar a iniciativa de levá-los a Jesus, Aquele que tem poder para libertá-los e dá-lhes uma nova vida! Pense nisso!

– Você já levou algum paralítico para que Jesus o curasse?

 – Você já aconselhou a alguém a procurar um sacerdote? 

– Você acredita no perdão de Deus por meio do ministério de um sacerdote? 

– Na sua opinião, aqui na terra, quem é que tem autoridade para perdoar os seus pecados?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: