sexta-feira, 25 de junho de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

25 DE JUNHO DE 2021

 

6ª. FEIRA DA DÉCIMA SEGUNDA SEMANA DO

 

TEMPO CMUM

 

Cor Verde

1ª Leitura - Gn 17.1.9-10.15-22

 

Leitura do Livro do Gênesis 17.1.9-10.15-22

1Abrão tinha noventa e nove anos de idade, quando o Senhor lhe apareceu e lhe disse: 'Eu sou o Deus Poderoso. Anda na minha presença e sê perfeito. 9Deus disse ainda a Abraão: 'Guarda a minha aliança, tu e a tua descendência para sempre. 10Esta é a minha aliança que devereis observar, aliança entre mim e vós e tua descendência futura: todo homem entre vós deverá ser circuncidado'. 15Deus disse também a Abraão: 'Quanto à tua mulher, Sarai, já não a chamarás Sarai, mas Sara. 16Eu a abençoarei e também dela te darei um filho. Vou abençoá-la, e ela será mãe de nações, e reis de povos dela sairão'. 17Abraão prostrou-se com o rosto em terra, e pôs-se a rir, dizendo consigo mesmo: 'Será que um homem de cem anos vai ter um filho e que, aos noventa anos, Sara vai dar à luz?'. 18E, dirigindo-se a Deus, disse: 'Se ao menos Ismael pudesse viver em tua presença'. 19Deus, porém, disse: 'Na verdade, é Sara, tua mulher, que te dará um filho, a quem chamarás Isaac. Com ele estabelecerei a minha aliança, uma aliança perpétua para a sua descendência.
20Atendo ao teu pedido, também, a respeito de Ismael.
Eu o abençoarei e tornarei fecundo e extremamente numeroso.
Será pai de doze príncipes e farei dela uma grande nação. 21Mas, quanto à minha aliança, eu a estabelecerei com Isaac, o filho que Sara te dará no ano que vem, por este tempo'. 22Tendo acabado de falar com Abraão, Deus se retirou. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “o plano de Deus para os seus escolhidos é irreversível

Apesar da precipitação de Sarai que influenciou Abrão a ter um filho, Ismael, com a escrava Agar, Deus, no tempo certo, veio confirmar Sua promessa a Abrão de que o faria pai de uma descendência numerosa. E para selar a aliança com eles o Senhor deu-lhes outro nome legitimando assim o desígnio de cada um dentro do Seu plano para a humanidade. Abraão, pai de uma multidão e Sara a soberana, mulher escolhida para ser mãe de nações, e dela sairiam reis de povos. Podemos perceber, portanto, que o plano de Deus para os seus escolhidos é irreversível e mesmo que atropelemos as Suas resoluções Ele vem em nosso auxílio e nos renova a Sua graça. Quando o Senhor nos escolhe para alguma missão Ele tem um propósito definido e coerente apesar das nossas dúvidas e das nossas transgressões. O Senhor sabe da nossa incapacidade e está atento também ao nosso clamor quando reconhecemos a nossa pequenez. Assim, Ele demonstrou a Abraão a Sua misericórdia e concedeu também a Ismael, filho da escrava, a promessa de um povo numeroso e uma grande nação. Deus não desiste de nós e é fiel à Sua aliança de amor que antigamente era marcada pela circuncisão da pele, mas hoje, é selada no nosso coração. Tenhamos fé nas promessas do Senhor, pois, mais cedo ou mais tarde elas se cumprirão na nossa vida, isto é, no tempo certo. - Você tem reconhecido as suas faltas e pedido ao Senhor que as transforme em bênçãos e graças? – Você acredita nas promessas de Deus? – Você acha que seu nome deveria ser outro?

 

Salmo - Sl 127 (128),1-2. 3. 4-5 (R. 4)

 

R. Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor.


1Feliz és tu se temes o Senhor*
e trilhas seus caminhos!
2Do trabalho de tuas mãos hás de viver,*
serás feliz, tudo irá bem!R.

3A tua esposa é uma videira bem fecunda*
no coração da tua casa;
os teus filhos são rebentos de oliveira*
ao redor de tua mesa.R.

4Será assim abençoado todo homem*
que teme o Senhor.
5O Senhor te abençoe de Sião,*
cada dia de tua vida.R.

 

Reflexão - A promessa do Senhor para aqueles que O temem será sempre de prosperidade e felicidade. Deus sabe precisamente do que nós necessitamos para ser feliz. Ele conhece o nosso coração porque foi Ele quem nos criou. Mesmo que humanamente falando nós busquemos as coisas carnais, Ele sempre nos oferece, trabalho, família e bênção, pois assim, tudo o mais nos será acrescentado.

 

Evangelho - Mt 8,1-4

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 8,1-4

1Tendo Jesus descido do monte, numerosas multidões o seguiam.
2Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: 'Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar.' 3Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: 'Eu quero, fica limpo.'
No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra. 4Então Jesus lhe disse: 'Olha, não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote, e faze a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho para eles.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão - vai mostrar-te ao sacerdote!”

Apesar do pecado que nos impede de usufruir de tudo quanto Ele anseia nos conceder Deus quer que tenhamos uma vida plena e cheia de graças. Assim, pois, Jesus na sua palavra nos mostra que todas as coisas que nos acontecem, têm um sentido diante do plano do Pai. A despeito do nosso pecado, da nossa inclinação para a iniquidade, Deus nos atrai para si para nos purificar e nos dar novamente a vida que Ele deseja nos conceder. No entanto, Ele sabe que precisamos de humildade para caminhar e ser como Ele, perfeitos e santos, por isso, espera pela nossa oração e pelo nosso pedido. Ele sabe que nós necessitamos reconhecer o nosso ser pecador dependente da sua misericórdia. Por isso, Jesus no Evangelho curou o homem que se humilhou e pediu: “Senhor, se queres, tu tens poder de me purificar”. A lepra significa o pecado que nos faz viver à margem da vida em Deus e nos paralisa, nos deforma e nos torna sujos.  Se queres: esta é a condição! Deus sempre vai querer o melhor para nós, e o melhor será sempre a nossa libertação do pecado. O pecado é quem nos desarmoniza com Deus, conosco e com o nosso próximo. Deus nos perdoa de acordo com o nosso coração, mas precisamos dar o testemunho cumprindo com o que Jesus mandou: “mas vai mostrar-te ao sacerdote....” Nós sabemos que quando o nosso coração está contrito e arrependido o Senhor nos perdoa, no entanto, o sacerdote, em Nome do Senhor, nos faz participar novamente do seio da Igreja como um passaporte para que sejamos reintegrados (as) e acolhidos (as) na casa do Pai. 

– O que você entende por mostrar-se ao sacerdote? 

– Para você o que significa a confissão dos pecados? 

– Você tem humildade suficiente para se apresentar diante do padre e reconhecer a sua culpa?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: