sábado, 17 de abril de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

17 DE ABRIL DE 2021

 

SÁBADO DA SEGUNDA SEMANA

 

DA PÁSCOA

 

Cor branco

 

1ª. Leitura – At 6, 1-7

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 6,1-7

1Naqueles dias: o número dos discípulos tinha aumentado,
e os fiéis de origem grega começaram a queixar-se dos fiéis de origem hebraica. Os de origem grega diziam que suas viúvas
eram deixadas de lado no atendimento diário. 2Então os Doze Apóstolos reuniram a multidão dos discípulos e disseram: 'Não está certo que nós deixemos a pregação da Palavra de Deus para servir às mesas. 3Irmãos, é melhor que escolhais entre vós sete homens de boa fama, repletos do Espírito e de sabedoria, e nós os encarregaremos dessa tarefa. 4Desse modo nós poderemos  dedicar-nos inteiramente à oração e ao serviço da Palavra'.
5A proposta agradou a toda a multidão. Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo; e também Felipe, Prócoro, Nicanor, Timon, Pármenas e Nicolau de Antioquia,
um pagão que seguia a religião dos judeus. 6Eles foram apresentados aos apóstolos, que oraram e impuseram as mãos sobre eles.7Entretanto, a Palavra do Senhor se espalhava. O número dos discípulos crescia muito em Jerusalém, e grande multidão de sacerdotes judeus aceitava a fé. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “a obra de Deus é sempre motivadora.

O Espírito Santo continua nos inspirando de acordo com as nossas necessidades, pois a obra de Deus é sempre motivadora.  Seja na família ou na comunidade, no trabalho do reino, assim como também no trabalho profissional o Senhor sempre tem o direcionamento correto para que a Sua vontade aconteça. O reino de Deus não está desassociado da nossa vivência aqui na terra. Por isso, todos nós temos uma função e o Senhor nos usa de acordo com o plano que Ele tem para cada um em qualquer atividade que exerçamos. Hoje, também há os que têm mais aptidão para atividade operacional, administrativa, assim como também precisa existir as pessoas chamadas a orar, a pregar a palavra e alimentar a multidão. Estas pessoas precisam estar sempre em sintonia com Deus, escutando o Seu direcionamento e discernindo o pensamento em conformidade com o Espírito Santo. A cada um de nós Deus dá, segundo a sua vontade, possibilidades para exercer a missão que nos foi destinada. Também, na administração ou nas tarefas comuns da vida nós também precisamos estar “cheios do Espírito Santo” como eram os sete homens escolhidos pelos apóstolos.  A nossa participação nos problemas da comunidade ou da família é também muito importante para a solução deles. Os acontecimentos inesperados e até as divergências são sinais para nós de que algo precisa ser modificado. O essencial evolui, prospera, mas não muda e o importante é que estejamos atentos (as) às sugestões do Espírito Santo. Precisamos dentro da nossa família também pedir a assistência do Espírito Santo de Deus tomando o direcionamento pela Sua sábia Palavra e em oração. Dessa maneira teríamos mais firmeza nas nossas ações e, com certeza, mais sucesso na nossa missão. Ainda é tempo de começar a agir!   – Você costuma pedir o auxílio do Espírito Santo para os trabalhos que realiza? Que tal começar a fazer isto de agora em diante na nossa casa ou no trabalho? Podemos aprender a impor a mão sobre as pessoas e pedir ao Espírito que mostre qual a  função de cada um! 

 

Salmo 32, 1-2. 4-5. 18-19 (R.22)

 

R. Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Ó justos, alegrai-vos no Senhor!*
aos retos fica bem glorificá-lo.
2Dai graças ao Senhor ao som da harpa,*
na lira de dez cordas celebrai-o!R.

4Pois reta é a palavra do Senhor,*
e tudo o que ele faz merece fé.
5Deus ama o direito e a justiça,*
transborda em toda a terra a sua graça.R.

18O Senhor pousa o olhar sobre os que o temem,*
e que confiam esperando em seu amor,
19para da morte libertar as suas vidas*
e alimentá-los quando é tempo de penúria.R.

 

Reflexão - O Senhor está sempre atento às nossas necessidades e tem o Seu olhar pousado sobre todos nós que O tememos e nele esperamos. Ele nos alimenta nos tempos de solidão e penúria e o Seu amor nos fortalece e nos edifica. Por meio de cada um de nós é que a Sua graça transborda em toda a terra, pois somos Seus instrumentos e soldados do Seu exército de amor. Aleluia!

 

Evangelho – Jo 6, 16-21

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 6,16-21


16Ao cair da tarde, os discípulos desceram ao mar. 17Entraram na barca e foram em direção a Cafarnaum, do outro lado do mar.
Já estava escuro, e Jesus ainda não tinha vindo ao encontro deles.
18Soprava um vento forte e o mar estava agitado. 19Os discípulos tinham remado mais ou menos cinco quilômetros, quando enxergaram Jesus, andando sobre as águas e aproximando-se da barca. E ficaram com medo. 20Mas Jesus disse: 'Sou eu. Não tenhais medo'. 21Quiseram, então, recolher Jesus na barca, mas imediatamente a barca chegou à margem para onde estavam indo.
Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “mesmo na tempestade”

No episódio do Evangelho, anoitecia e os discípulos desceram ao mar, sozinhos; estava escuro e durante a travessia soprava um vento forte, por isso o mar estava agitado; eles já tinham remado bastante; e Jesus ainda não tinha vindo ao encontro deles!   Podemos nos colocar como protagonistas deste cenário fazendo um paralelo com a nossa vida quando sentimos que o mar está agitado porque as coisas e os acontecimentos estão fora dos padrões normais. Assim como os discípulos nós ficamos na escuridão sem enxergar uma saída para os nossos problemas. Por isso, precisamos também avaliar se o que acontece conosco é porque estamos indo para o “mar”, sozinhos, assumindo compromissos em hora imprópria, por nossa conta sem o direcionamento do Espírito Santo, remando contra a maré seguindo apenas as sugestões da nossa humanidade. Por isso, já tentamos tudo, mas, não sentimos paz e a escuridão nos ronda. Entramos em desespero porque entramos na “barca”, e enfrentamos os trabalhos e tomamos as decisões sem esperar por Jesus. Não estamos orando, não refletimos a Sua Palavra e queremos resolver tudo sozinhos (as)!  Assim sendo, remamos por conta própria e a tempestade é consequência das nossas deliberações equivocadas e as coisas não dão certo porque estamos confiando em nós mesmos (as). Não nos importamos muito em saber a opinião de Deus, se é hora para ir ou para ficar e escolhemos caminhar sozinhos traçando os nossos planos, os nossos projetos sem esperar pelas sugestões do Espírito Santo que conhece melhor o caminho pelo qual vamos cruzar e então o inesperado acontece.  O que fazer? Já está escuro e o temor nos assalta!  Precisamos ter confiança!  Jesus Cristo está vigilante e sempre por perto, nos acercando e oferecendo ajuda, pois, está sabendo o que se passa conosco! Então, Ele chega “andando sobre as águas”, vencendo as nossas dificuldades empunhando na mão a vitória que conquistou para nós. Precisamos, pois, acreditar na Sua intervenção para não confundi-Lo com as pessoas comuns; distinguir a Sua voz e acolhe-Lo com alegria e sem temor. “Sou eu “Não tenhais medo!”  Mesmo na tempestade, mesmo que o mar se agite podemos estar certos de que não estamos longe da praia e que Jesus recolhe a nossa barca e a coloca em lugar seguro. 

–  Alguma vez você já viveu essa situação? 

- Você reconhece a voz de Jesus no meio do mundo?

 - Você também tem enfrentado as dificuldades sozinho (a)?

 – Você leva sempre Jesus na sua barca ou algumas vezes O tem esquecido na praia?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

  

Nenhum comentário: