quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

17 DE FEVEREIRO DE 2021

 

4ª. FEIRA DE CINZAS - INÍCIO DA QUARESMA

 

Cor Roxo

 

1ª. Leitura – Jl 2, 12-18

 

Leitura da Profecia de Joel 2,12-18

12'Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração,
com jejuns, lágrimas e gemidos; 13rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo'. 14Quem sabe, se ele se volta para vós e vos perdoa,
e deixa atrás de si a bênção, oblação e libação para o Senhor, vosso Deus? 15Tocai trombeta em Sião, prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembleia; 16congregai o povo, realizai cerimônias de culto, reuni anciãos, ajuntai crianças e lactentes;
deixe o esposo seu aposento, e a esposa, seu leito. 17Chorem, postos entre o vestíbulo e o altar, os ministros sagrados do Senhor, e digam: 'Perdoa, Senhor, a teu povo, e não deixes que esta tua herança sofra infâmia e que as nações a dominem.' Por que se haveria de dizer entre os povos: 'Onde está o Deus deles?' 18Então o Senhor encheu-se de zelo por sua terra e perdoou ao seu povo.
Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “tempo de voltar para Deus”

Hoje, começa o ciclo da Quaresma, o tempo litúrgico de conversão, quando a Igreja nos prepara para a grande festa da Páscoa. As leituras nos sugerem uma verdadeira reviravolta nas nossas ações. O profeta Joel nos conclama a um arrependimento sincero, não só de fachada, mas de coração contrito. Chorar, rasgar o coração, tocar trombeta, são gestos simbólicos que expressam o sincero arrependimento e o propósito de não mais ofender a Deus.  É tempo propício para que nos arrependamos de nossos pecados, tempo de refletir e repensar a nossa vida no que precisamos mudar para que sejamos melhores e possamos viver mais próximos de Cristo. Há um caminho a percorrer de volta para Deus, porém, precisamos fazer um esforço para que possamos purificar o nosso corpo a fim de que o nosso espírito domine e oriente a nossa caminhada rumo ao céu.  Precisamos voltar atrás para reconhecer o nosso pecado e pedir perdão ao Senhor, em qualquer situação em que nos encontremos. Não podemos deixar de acolher o Seu perdão e a Sua graça, pois Ele está nos chamando para os Seus braços. O Senhor está sempre pronto a nos dar uma nova chance derramando a Sua misericórdia sobre nós. E mesmo que sejamos os (as) maiores pecadores (as), não podemos deixar passar esta oportunidade, pois Ele é benigno, compassivo e misericordioso quando voltamos para Ele. Portanto, vivamos este tempo na fidelidade da Palavra e no propósito de não mais pecar e seremos ressuscitados com Cristo para uma verdadeira felicidade. - Você tem o coração amargurado pelo pecado? – Aproveite a chance que o Senhor lhe dá:  - Faça a sua oração de arrependimento hoje, por tudo o que pesa, tudo o que oprime o seu coração. – Literalmente rasgue o coração diante do Senhor: Ele é paciente e cheio de misericórdia.

 

 Salmo  50 (51), 3-4. 5-6a. 12-13. 14.17 (R.Cf.3a)

 

R. Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.

3Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia! *
Na imensidão de vosso amor, purificai-me!
4Lavai-me todo inteiro do pecado, *
e apagai completamente a minha culpa! R.

5Eu reconheço toda a minha iniqüidade,*
o meu pecado está sempre à minha frente. 
6aFoi contra vós, só contra vós, que eu pequei,* 
pratiquei o que é mau aos vossos olhos! R. 

12Criai em mim um coração que seja puro,* 
dai-me de novo um espírito decidido. 
13Ó Senhor, não me afasteis de vossa face,* 
nem retireis de mim o vosso Santo Espírito! R. 

14Dai-me de novo a alegria de ser salvo* 
e confirmai-me com espírito generoso! 
17Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar,* 
e minha boca anunciará vosso louvor! R.

 

Reflexão - Reconhecer o nosso ser pecador e suplicar a misericórdia de Deus é o objetivo deste salmo. Ele nos faz baixar até o máximo da nossa soberba e pretensão para nos apropriarmos do perdão de Deus que cria em cada um de nós um coração puro, um espírito decidido a não pecar. Ele não nos remete apenas ao arrependimento, mas principalmente, ao propósito de não mais pecar. Só assim poderemos ter de novo a alegria de sermos salvos (as).

 

2ª. Leitura - II Cor 5, 20-6,2

 

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 5, 20-6,2

Irmãos20Somos embaixadores de Cristo, e é Deus mesmo que exorta através de nós. Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus. 21Aquele que não cometeu nenhum pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornemos justiça de Deus. 6,1Como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, 2pois ele diz: 'No momento favorável, eu te ouvi e no dia da salvação, eu te socorri'. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “agora é o momento favorável”

Não podemos deixar passar em vão a graça que temos hoje de nos apossar da salvação de Jesus com o espírito arrependido e contrito. “É agora o dia da salvação”,  “Deixai-vos reconciliar com Deus” , nos diz São Paulo. Jesus Cristo que não cometeu pecado foi feito pecado para que nos tornemos justiça de Deus. Somos colaboradores de Cristo, somos Seus embaixadores, por isso, peçamos a Ele que nos conceda um sentimento de contrição e perseverança durante a quaresma para que possamos rasgar o nosso coração e cresçamos espiritualmente acolhendo a graça de Deus. Deixemo-nos, pois, reconciliar com Ele que no momento favorável nos ouve e nos socorre no dia da salvação. AGORA é o momento favorável, e o dia da salvação, é HOJE! – Você tem se deixado reconciliar com Deus ou tem recebido a Sua graça, em vão? – Você já percebeu que o Senhor está querendo reconciliar-se e espera a sua manifestação? – Você já se apossou da salvação que Jesus veio nos trazer? – Você se considera colaborador (a) de Cristo nessa grande obra?

 

Evangelho – Mt 6, 1-6.16-18

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 6,1-6.16-18

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1'Ficai atentos
para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto,
te dará a recompensa. 5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido,
te dará a recompensa. 16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo:
Eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “três ações de piedade

Neste Evangelho Jesus nos ensina a ser comedido em nossas manifestações de piedade, não usando as nossas ações de justiça como pretexto para que sejamos apreciados pelos homens.  O jejum, a oração e a esmola são práticas que nos fazem crescer espiritualmente, e por meio delas nós conseguimos dominar a nossa vontade humana, pois, são atos concretos que devem ser regidos pelo nosso coração e não pelo nosso exterior. Quando jejuamos temos como finalidade purificar o nosso corpo, controlar a nossa vontade, assim como também nos solidarizar com quem está necessitado, sentindo na nossa própria carne a sua dor.  Quando oramos elevamos a Deus o nosso coração e nos apossamos da Sua misericórdia que nos motiva a nos envolver com a dor dos nossos irmãos e praticar as boas ações. Quando damos esmola, estamos colocando em prática o amor que nos foi exercitado pelo jejum e a oração. Por isso, a esmola é um resultado das duas outras ações. É o nosso envolvimento solidário com a necessidade e a penúria dos que vivem marginalizados.  Quando fazemos estas três ações de piedade com o fim de aparecer não estamos colocando em prática o amor.  Todas as ações que praticarmos de coração terão a sua consequente recompensa e não nos compete propagá-las esperando receber o prêmio aqui na terra porque assim agindo, nós já seremos reconhecidos (as) pelos homens e não por Deus.  Por três vezes, nesse Evangelho, Jesus se refere aos hipócritas como aqueles que dão esmola, oram e jejuam, somente para serem elogiados, vistos e admirados pelos “homens”.    Por isso, Jesus nos adverte: “Ficai atentos para não praticardes a vossa justiça na frente dos homens, só para serem vistos”. 

- O que você prefere: agradar a Deus ou aos homens?  

-Você costuma propagar as boas ações que pratica?

 – Qual é a sua atitude quando você está jejuando?

 –  Você gosta de provocar elogios?

– As pessoas costumam elogiá-lo (a)? Como você se sente quando isso acontece?


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: