sábado, 12 de dezembro de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

12 DE DEZEMBRO DE 2020

 

SÁBADO - NOSSA SENHORA DE

 

GUADALUPE – FESTA

Cor Branco

1ª. Leitura – Gal 4, 4-7

 

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas 4,4-7


Irmãos: 4Quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, 5a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva. 6E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá - ó Pai! 7Assim já não és mais escravo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro:
tudo isso, por graça de Deus. Palavra do Senhor.

 

Reflexão - “não somos mais escravos, mas herdeiros”

Nesta leitura São Paulo nos mostra que Jesus veio ao mundo subordinado a toda a dificuldade a que um homem comum está submisso. Tornou-se igual a nós, porém, sem o pecado que nos manchou, a fim de que homens e mulheres tivessem acesso à filiação divina. E Isto aconteceu no tempo previsto por Deus Pai, conforme Ele já o havia prometido. Jesus veio para nos fazer herdeiros (as) do Espírito Santo que nos faz chamar Deus de Pai, Abá. Com efeito, todos nós conhecemos se somos filhos e filhas quando o nosso coração, inspirado pelo Espírito Santo, também grita, Abá, que significa paizinho.  O Pai dá tudo de que nós os seus filhos precisamos e a nossa maior necessidade é, justamente, a de estarmos plenos do Espírito Santo e tenhamos uma vida nova, libertados da condição de reféns do mundo. O tempo já se completou! É hoje, não precisamos esperar por outro libertador, Jesus já veio, por isso não somos mais escravos! Nele, somos também filhos e filhas de Maria e legatários (as) das graças de Deus Pai. – Você já se apossou da graça de ser filho (a) de Deus, irmão (ã) de Jesus e filho (a) de Maria? - O que você está precisando receber hoje do Pai? Peça a Ele com a confiança, porque você é filho e tem direito à herança! Peça com fé!  

 

Salmo 95(96),1-2a.2b-3.10 (R. 3a)

 

R. Manifestai a sua glória entre as nações

1Cantai ao Senhor Deus um canto novo,
cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! *
2aCantai e bendizei seu santo nome!R.

2bDia após dia anunciai sua salvação,
3manifestai a sua glória entre as nações, *
e entre os povos do universo seus prodígios!R.

10Publicai entre as nações: "Reina o Senhor!
Ele firmou o universo inabalável, *
e os povos ele julga com justiça.R.

Reflexão - Desde já podemos cantar ao Senhor esse canto novo e anunciar a sua salvação ao mundo inteiro. O Senhor já reina nos nossos corações e é isto que nos leva a cantar as Suas maravilhas e prodígios entre os povos do universo. Quando temos realmente essa experiência com Deus somos capazes de cantar o novo da nossa vida.


Evangelho – Lc 1, 39-47

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 1,39-47


39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa,
dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!" 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu". 46Então Maria disse:" A minha alma engrandece o Senhor, 47e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador". Palavra da Salvação.

 

Reflexão - “alegria no Espírito Santo”

Deus Pai entregou a Maria a sublime tarefa de ser mãe de Jesus, Seu Filho. Ela, porém, não ficou somente na glória de ser mãe de Deus, mas se fez serva, intercessora e auxiliadora dos filhos de Deus. Maria começou a sua missão de mãe da humanidade quando foi visitar Santa Isabel e lhe ofereceu seus préstimos e seus cuidados. Cheia do Espírito Santo, plena da força e do poder de Deus Maria foi à busca de sua prima Izabel aquela de quem o anjo também lhe havia falado. Ao encontrá-la Maria fez fluir o júbilo do Espírito Santo e Isabel, a mãe de João Batista, cheia de contentamento abriu os lábios para saudar a Mãe de Jesus. Hoje, portanto, podemos tirar deste Evangelho como mensagem, a alegria no Espírito. O Espírito Santo é Aquele que nos leva a louvar a Deus e a manifestar gratidão pelos Seus grandes feitos na nossa vida. Maria foi chamada a Bem-aventurada, feliz, porque o Espírito Santo a plenificou com a Sua graça.  Quando estamos cheios do Espírito Santo nós também ficamos como Maria, plenos da graça de Deus e somos bem aventurados. Assim como foi a portadora do Espírito Santo para sua prima Isabel e o seu filho João Batista, Maria hoje também nos visita e traz para nós o Seu Menino Jesus, cheio do Espírito Santo que nos ensina a abrir os lábios para cantar, louvar e bendizer a Deus com alegria. 

- Você também se considera bem aventurado (a)? 

-Você se sente comprometido (a) com Deus? 

- Você tem usado o Espírito Santo que mora no seu coração para ir à busca daqueles que precisam ser amados e ajudados? 

- Imagine-se como Maria visitando hoje alguém que você sabe que está precisando de amor e reze o Magnificat! 


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: