sexta-feira, 23 de outubro de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

 

23 DE OUTUBRO DE 2020

 

SEXTA-FEIRA DA XXIX SEMANA

 

DO TEMPO COMUM

Cor Verde

 

1ª. Leitura – Ef 4, 1-6

 

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 4,1-6

Irmãos: 1Eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes: 2Com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor.
3Aplicai-vos a guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz.
4Há um só Corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados. 5Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos,
age por meio de todos e permanece em todos. Palavra do Senhor.

 

Reflexão – “a vocação do amor”

São Paulo, preso em Roma pela causa de Cristo, nos exorta a caminhar na vocação que recebemos. Recebemos do Pai a vocação do amor. Viver esta vocação implica no compromisso de exercitar a humildade e mansidão uns com os outros. O suportar uns aos outros com paciência é a característica principal de quem vivencia o amor. Suportar é dar suporte, é promover, é apoiar e tudo isto nós só poderemos praticar se nos refugiarmos à sombra do Espírito Santo que é quem opera em nós a unidade interior de que precisamos para viver a paz nos nossos relacionamentos. Nessa perspectiva da unidade formamos uma família que professa uma só fé, um só batismo e nos submetemos ao um único Senhor que é Deus e Pai de todos nós e que age em todos nos fazendo semelhantes a Ele e parecidos uns com os outros. Embora tenhamos dons diferentes, características próprias de temperamento e personalidade nós podemos afirmar que temos um só ideal e objetivo: viver na unidade do Espírito Santo promovendo a paz.  Jesus é a paz e somente com Ele poderemos caminhar em paz. – Como é a sua vivência do amor em comunidade? – Você tem suportado os seus irmãos e irmãs com caridade? – Existe diferença nos seus relacionamentos em comunidade para os seus relacionamentos em família? – Você se identifica melhor com as pessoas da sua casa ou da sua comunidade? – Por quê?

 

Salmo - 23,1-2. 3-4ab. 5-6 (R. Cf 6)

 

R. É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.

1Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra,*
o mundo inteiro com os seres que o povoam;
2porque ele a tornou firme sobre os mares,*
e sobre as águas a mantém inabalável.R.

3'Quem subirá até o monte do Senhor,*
quem ficará em sua santa habitação?'
4a'Quem tem mãos puras e inocente coração,*
4bquem não dirige sua mente para o crime.R.

5Sobre este desce a bênção do Senhor*
e a recompensa de seu Deus e Salvador'.
6'É assim a geração dos que o procuram,*
e do Deus de Israel buscam a face'.R.

 

Reflexão – A geração dos que buscam a face do Senhor é a família que reconhece a Deus como seu Criador e provedor de todas as suas necessidades. É aquela que caminha na vida com o objetivo claro de fazer com que a vontade de Deus se realize. A vontade de Deus é que sejamos santos e participantes da vida eterna conquistada por Jesus. O nosso desejo de santidade atrai para nós a bênção do Senhor e nos faz participantes da natureza divina.  A geração dos que buscam a face de Deus, Criador do céu e da terra é abençoada e receberá a herança eterna.

 

Evangelho – Lc 12, 54-59

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 12,54-59


Naquele tempo: 54Jesus dizia às multidões: 'Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. 55Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57Por que não julgais por vós mesmos o que é justo? 58Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. 59Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo.' Palavra da Salvação.

 

Reflexão – “tempo de decisão"

Jesus nos ensina a decifrar por meio dos fatos e acontecimentos o sinal de Deus para a nossa vida do mesmo modo como distinguimos os sinais aparentes que a natureza nos revela em relação ao clima, e outras ocorrências, os quais nos ajudam a nos prevenir e assim nos proteger das intempéries. Portanto, "Interpretar o tempo presente" é fazer uma reflexão do modo como estamos vivendo, das ações que estamos praticando, da justiça ou injustiça que estamos promovendo diante dos nossos irmãos.  Esta reflexão nos leva a dar valor ao tempo presente da nossa vida e nos mostra que as revelações do Pai também se manifestam por meio dos fatos e dos acontecimentos do nosso dia a dia. Assim como percebemos as mudanças climáticas, as rotações das estações do ano, e detectamos se vem chuva ou sol, nós também precisamos estar atentos (as) aos sinais de Deus para interpretar o tempo presente da nossa vida. Por meio das diversas situações que passamos o Senhor nos dá os meios para que possamos praticar a justiça e o amor. Portanto, o nosso momento presente é também um presente de Deus porque representa uma chance que temos para pôr em prática, concretamente, o que o Senhor nos ensina na Sua Palavra.   Nós só temos um tempo para tomar decisão: é o tempo presente. Se não avaliarmos agora, a nossa vida, talvez mais tarde já não tenhamos tempo para arrependimento. Portanto, a hora é esta, se você está passando por algum momento difícil de sofrimento ou de doença, se você não está compreendendo nada do que tem sucedido na sua vida ou com a sua família, dê um voto de confiança ao Senhor e, procure perceber os sinais que são evidentes. O Espírito Santo quer conduzir-nos na melhor direção e, além do mais, Deus deve estar querendo construir em nós, um homem novo, acrisolado, purificado.

 - Você tem procurado tempo para meditar sobre a sua vida à Luz de Deus? 

- Os acontecimentos da vida presente têm tido algum significado para você?

 - Qual é a sua perspectiva de futuro em relação ao que tem vivenciado no tempo presente? 


Helena Serpa,

Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

 

Nenhum comentário: