segunda-feira, 6 de abril de 2020

10 DICAS PARA VIVER MELHOR O ISOLAMENTO SOCIAL



Woman, Home, Window, Butterfly, Resurrection
© Mila Supinskaya Glashchenko

Essas dicas ajudam a derrotar a tristeza e nos tornam mais sóbrios e serenos, apesar da pandemia nos forçar a ficar em casa

Este é um decálogo para superar as dificuldades do isolamento social, que Adriano Sella, especialista em novos estilos de vida e experiências missionárias, divulgou na mais recente edição de Família Cristã na Itália.

1. Resiliência

Apostemos na resiliência para superar o evento traumático. Somos obrigados a não sair de casa como forma de lutar contra o coronavírus. Vamos tornar o #fiqueemcasa uma oportunidade que nos ajude a conhecer melhor nosso lar. Vamos torná-lo um lugar saudável, bonito e acolhedor para nós e nossos familiares. Reorganizemos nossa vida em casa diante das dificuldades.

2. Riqueza

Vamos redescobrir a riqueza das relações humanas. Estamos forçados a abrir mão das relações sociais para nos proteger do perigo de infecção. Aproveitemos esta oportunidade para perceber o quanto as relações humanas são essenciais para a vida.

3. Renascimento

Vamos parar um pouco para em seguida renascer. Neste momento, algo nos impede de mergulhar no ritmo frenético da vida. Recuperemos então o silêncio perdido como uma dimensão terapêutica para o bem-estar psicofísico e espiritual. Vivamos o descanso como um momento de contemplação, para redescobrir as prioridades do viver bem e a pirâmide de valores.

4. Felicidade

Vamos viver uma sobriedade feliz para entender as prioridades da vida. Este período de Covid19 nos obriga a abrir mão de muitas coisas que não são necessidades primárias. Separamos o que é realmente importante do que não é. Vamos olhar para as coisas essenciais, usar as coisas úteis quando necessário e nos livrar das coisas desnecessárias e injustas.

5. Criatividade

Vamos colocar a criatividade em movimento para marcar bem o tempo diário. De repente, nos encontramos com um pouco mais de tempo disponível. Tentemos aprimorá-lo, tornando-nos criativos através da culinária, do artesanato, da arte, da música e da literatura. Libertemos nossa criatividade e compartilhemos nossas criações.

6. Viver o momento

Não desperdicemos esta crise, mas vamos valorizar o carpe diem. Qualquer crise, mesmo a mais difícil, pode trazer algo de bom e revolucionário. Vivamos o momento presente como uma grande oportunidade de mudança, reunindo os ensinamentos que podem gerar uma nova humanidade e um novo mundo. Lembremos que a semente deve morrer para dar frutos.

7. Tecnologia

Mesmo se estamos em casa sozinhos, não nos sintamos abandonados. Vamos olhar para a rua para trocar uma saudação à distância com os vizinhos. Usemos as tecnologias de comunicação para “estar” com um membro da família ou um amigo ou para nos encontrar virtualmente. Demonstremos nossa solidariedade à distância.

8. Lentidão

Vamos redescobrir a lentidão como forma de crescimento humano. A Covid19 nos obriga a desacelerar e nos faz viver uma vida mais lenta. Vivamos devagar e paremos de correr, recuperando-nos do estresse. Redescubramos a lentidão como um modo de vida feliz, porque isso nos ajuda a aproveitar cada momento, a apreciar até o menor evento. Lembre-se! A Mãe Terra nos ensina que entre semear e colher também leva muito tempo.

9. Informação

Informe-se com critério para não ser vítima de notícias falsas. O coronavírus fornece um tempo valioso para ler e estudar. Vamos nos envolver na leitura e procurar informações verdadeiras e bem fundamentadas. Vamos compartilhar via redes sociais pensamentos, leituras e pesquisas que nos ajudem a superar a tempestade e entrar em uma nova realidade como pessoas maduras.

10. Mão invisível

Vamos confiar em uma mão invisível que não nos deixa sentir sozinhos. Essa situação dramática nos fragiliza, chega a causar desespero. Compartilhemos cartas, mensagens e vídeos que mostrem a solidariedade de muitas pessoas e também de muitos povos. Acreditemos que fazemos parte de uma só humanidade, onde tudo está conectado. Vamos confiar em Deus. Confiemo-nos a Jesus Cristo nos momentos mais difíceis, Ele até nos carrega nos braços. Vamos redescobrir esse grande relacionamento cósmico que tira todo o medo e nos enche de energia para um novo começo.
Fonte: Aleteia

Nenhum comentário: