segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE

10 DE FEVEREIRO DE 2020

2ª. FEIRA - QUINTA SEMANA DO TEMPO

COMUM

Cor Verde

1ª. Leitura – I Reis 8,1-7.9-13


Leitura do Primeiro Livro dos Reis 8,1-7.9-13

Naqueles dias: 1Salomão convocou, junto de si em Jerusalém,
todos os anciãos de Israel, todos os chefes das tribos
e príncipes das famílias dos filhos de Israel, a fim de transferir da cidade de Sião, que é Jerusalém, a arca da aliança do Senhor.
2Todo o Israel reuniu-se em torno de Salomão, no mês de Etanim,
ou seja, no sétimo mês, durante a festa.
3Vieram todos os anciãos de Israel, e os sacerdotes tomaram a arca 4e carregaram-na junto com a tenda da reunião, como também todos os objetos sagrados que nela estavam; quem os carregava eram os sacerdotes e os levitas. 5O rei Salomão e toda a comunidade de Israel, reunida em torno dele, imolavam diante da arca ovelhas e bois em tal  quantidade, que não se podia contar nem calcular. 6E os sacerdotes conduziram a arca da aliança do Senhor ao seu lugar,
no santuário do templo, ao Santo dos Santos, debaixo das asas dos querubins,
7pois os querubins estendiam suas asas sobre o lugar da arca, cobrindo a arca e seus varais por cima. 9Dentro da arca só havia as duas tábuas de pedra, que Moisés ali tinha deposto no monte Horeb, quando o Senhor concluiu a aliança com os filhos de Israel, logo que saíram da terra do Egito. 10Ora, quando os sacerdotes deixaram o santuário, uma nuvem encheu o templo do Senhor, 11de modo que os sacerdotes não puderam continuar as funções porque a glória do Senhor tinha enchido o templo do Senhor. 12Então Salomão disse: 'O Senhor disse que habitaria numa nuvem, 13e eu edifiquei uma casa para tua morada,
um templo onde vivas para sempre'. Palavra do Senhor.

Reflexão – “um templo eterno dentro de nós”

Convocando os anciãos, os chefes das tribos, príncipes, sacerdotes e toda a comunidade de Israel, Salomão transferiu para o santuário do templo a Arca da Aliança do Senhor que continha as duas tábuas da Lei. A Arca da Aliança e as tábuas da Lei eram sinal da presença do próprio Deus no meio do Seu povo. Então, a glória do Senhor se manifestou diante da assembleia reunida e uma nuvem encheu o tempo do Senhor. É no templo que a glória de Deus se manifesta! Hoje o templo de Deus é o nosso coração e Jesus a nova Arca da Aliança que traz em si a salvação prometida pelo Pai para toda a humanidade. Por isso, também a glória de Deus se manifesta nas diversas situações da nossa vida quando nos deixamos envolver pelo Espírito Santo.  Não é propriamente o lugar que faz com que  sintamos a glória de Deus, mas o nosso estado de espírito. A lei do Senhor é o Seu amor e está escrita no nosso coração e nos faz manifestar ao mundo a Sua glória, o Seu poder através do nosso testemunho de vida. Damos provas de que realmente somos templos de Deus quando mantemos em nós a alegria e a esperança. Não podemos mais viver tristes nem desesperançados, pois o próprio Deus habita em nós. No tempo de Salomão Deus se revelava através das nuvens, do fogo, hoje Ele se manifesta de acordo com a nossa percepção interior e a nossa Fé. O templo de Deus foi edificado em nós, para sempre e o Espírito Santo é quem opera para que a glória de Deus se manifeste dentro de nós e por meio de nós. -  Sentir a glória de Deus é sentir-se pleno (a) do Seu amor. Você já experimentou a glória de Deus se manifestar dentro do seu coração?  - Não são os seus olhos físicos que veem, mas sim os olhos do espírito.


Salmo - Sl 131, 6-7. 8-10 (R. 8a)


R. Subi, Senhor, para o lugar de vosso pouso!
6Nós soubemos que a arca estava em Éfrata *
e nos campos de Jaar a encontramos:
7Entremos no lugar em que ele habita, *
ante o escabelo de seus pés o adoremos!R.
8Subi, Senhor, para o lugar de vosso pouso, *
subi vós, com vossa arca poderosa!
9Que se vistam de alegria os vossos santos, *
e os vossos sacerdotes, de justiça!
10Por causa de Davi, o vosso servo, *
não afasteis do vosso Ungido a vossa face!R.

Reflexão - Assim também nós pedimos. O lugar do pouso do Senhor é lá no mais profundo do nosso ser. É lá que nós O podemos encontrar para adorá-Lo no silencio. Quando fazemos esta experiência a nossa alma se alegra, pois, é o Espírito Santo de Deus que nos anima e nos revela a face do Pai. Dentro do nosso coração está posto o altar de Deus e é somente lá que podemos nos encher da Sua glória.


Evangelho – Mc 6, 53-56


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 6,53-56

Naquele tempo: 53Tendo Jesus e seus discípulos acabado de atravessar o mar da Galiléia, chegaram a Genesaré e amarraram a barca. 54Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus. 55Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava. 56E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados.  Palavra da Salvação.

Reflexão - “Jesus ia além da Sua capacidade física”

Mais uma vez depois de um dia exaustivo e precisando de descanso, vendo a multidão que vinha ao seu encontro, Jesus foi atendê-la. Se pararmos para refletir nós perceberemos que, conosco, as coisas não têm acontecido assim. Quantas vezes, porque já “amarramos a nossa barca” depois de algum trabalho que foi realizado, achamos que já fizemos muito e queremos ter um descanso antes de uma nova missão! A vida terrena de Jesus é, então, uma verdadeira demonstração de como poderemos cumprir com a nossa missão de batizados assumindo com fidelidade tudo quanto nos é colocado como tarefa a realizar.  Precisamos, pois, refletir muito na razão pela qual as pessoas hoje também nos procuram, e qual a nossa resposta diante dessa realidade. As pessoas talvez nos procurem porque veem em nós a presença de Jesus e querem também encontrá-Lo, ter uma experiência com Ele por meio de nós e serem curadas e libertadas das suas mazelas. Porém, quem sabe, nós ainda não tenhamos entendido isto e consideramos que somos procurados por causa das nossas qualidades ou virtudes humanas e por isso, nos sentimos cansados (as) e impotentes para ajudá-las. Jesus deu provas de  que, por meio da Sua intimidade com Deus Pai na oração, Ele  conseguia ir além da Sua capacidade física. Por isso, Ele não se cansava e o Amor do Pai O motivava a ir ao encontro da multidão para curá-la. O Senhor quer curar as nossas enfermidades e nos anima para que possamos acolher a todas as pessoas que precisam de ajuda e de alento para a sua vida, no agora da nossa vida. 

– Alguém que está necessitando de ajuda, lhe tem procurado? 
– Você está cansado (a) por causa das “boas obras” que tem realizado? 
– Você  também precisa de cura e libertação?  
- Você já pediu a Jesus que o (a) toque? 
- Você tem feito esta busca dentro de si mesmo? 

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: