quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

CONSELHO DE CARDEAIS: CONTINUAM TRABALHOS SOBRE NOVA CONSTITUIÇÃO APOSTÓLICA



A atividade do Conselho ateve-se a aprofundar dois aspectos sobre cuja importância o esboço da nova Constituição Apostólica insiste: as relações entre a Cúria e as Conferências Episcopais e a presença dos fiéis leigos, homens e mulheres, nos papeis decisórios nos departamentos da Cúria e nos outros organismos da Igreja, e a estudar as bases teológico-pastorais destes aspectos
Cidade do Vaticano
O Conselho de Cardeais reuniu-se, como previsto, durante três dias: de segunda a quarta-feira (2 a 4/12) – lê-se num comunicado da Sala de Imprensa da Santa Sé. Estiveram presentes os cardeais Pietro Parolin, Óscar Andrés Rodríguez Maradiaga, Reinhard Marx, Seán Patrick O’Malley, Giuseppe Bertello e Oswald Graciais. Com eles, o secretário do Conselho, dom Marcello Semeraro.
O Santo Padre participou dos trabalhos, com exceção para quarta-feira, 4 de dezembro, durante a audiência geral, e compativelmente com alguns compromissos. A última reunião desta sessão, na tarde desta quarta-feira.
A atividade do Conselho ateve-se a aprofundar dois aspectos sobre cuja importância o esboço da nova Constituição Apostólica insiste: as relações entre a Cúria e as Conferências Episcopais e a presença dos fiéis leigos, homens e mulheres, nos papeis decisórios nos departamentos da Cúria e nos outros organismos da Igreja, e a estudar as bases teológico-pastorais destes aspectos.
 
Ademais, o Conselho recebeu do cardeal Michael Czerny, S.J., uma avaliação dos trabalhos da Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Região Pan-Amazônica, e refletiu, também à luz de algumas considerações oferecidas pelo cardeal O’Malley, sobre a elaboração do documento pós-sinodal.
O cardeal Marx ilustrou as modalidades segundo as quais se dará o próximo Caminho sinodal na Alemanha e os temas sobre os quais os trabalhos se debruçarão.
Desde setembro até poucos dias antes do início da sessão, continuaram chegando algumas sugestões sobre o texto da nova Constituição Apostólica, cuja leitura e avaliação prosseguirão na próxima sessão de fevereiro de 2020.

Fonte: Vatican News

Nenhum comentário: