quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE



21 DE FEVEREIRO DE 2019

QUINTA FEIRA – 6ª. SEMANA DO

TEMPO COMUM

Cor Verde


1ª. Leitura – Gn 9, 1-13


Leitura do Livro do Gênesis 9,1-13

1Deus abençoou Noé e seus filhos, dizendo-lhes: 'Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra. 2Vós sereis objeto de medo e terror para todos os animais da terra, todas as aves do céu, tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar: eis que os entrego todos em vossas mãos. 3Tudo o que vive e se move vos servirá de alimento. Entrego-vos tudo, como já vos dei os  vegetais. 4Contudo, não deveis comer carne com sangue, que é sua vida. Da mesma forma, pedirei contas do vosso sangue, que é vida, a qualquer animal. E ao homem pedirei contas da vida do homem, seu irmão. 6Quem derramar sangue humano, por mãos de homem terá seu sangue derramado, porque o homem foi feito à imagem de Deus. 7Quanto a vós, sede fecundos e multiplicai-vos,
enchei a terra e dominai-a'. 8Disse Deus a Noé e a seus filhos:
9'Eis que vou estabelecer minha aliança convosco e com vossa descendência, 10com todos os seres vivos que estão convosco:
aves, animais domésticos e selvagens, enfim, com todos os animais da terra, que saíram convosco da arca. 11Estabeleço convosco a minha aliança: nenhuma criatura será mais exterminada pelas águas do dilúvio, e não haverá mais dilúvio para devastar a terra'.
12E Deus disse: 'Este é o sinal da aliança que coloco entre mim e vós, e todos os seres vivos que estão convosco, por todas as gerações futuras. 13Ponho meu arco nas nuvens como sinal de aliança entre mim e a terra. Palavra do Senhor.

Reflexão - “um tempo novo

Ao cabo do tempo de escassez e de cárcere na Arca, Noé e sua família, receberam do Senhor novas instruções para a vida sobre a terra e juntamente com todos os seres vivos que haviam sido preservados do dilúvio começaram a viver um tempo novo de responsabilidade, mas também de muitas graças. Perseguindo com o Seu sonho de resgatar a humanidade, Deus faz por meio dele e de sua descendência uma Nova Aliança com a terra, pondo como sinal dessa união um arco no meio das nuvens. E a primeira grande graça que o Senhor lhes concedeu foi a de serem fecundos e multiplicarem-se para encher a terra e dominá-la. Assim o Senhor também faz conosco depois de termos conhecimento dos Seus ensinamentos e das Suas orientações. Ele nos dá a possibilidade para que sejamos na terra obreiros do Seu reino e nos capacita a fecundar a terra com a semente da fé e fazer germinar ações úteis para que o mundo seja melhor.  Deus está sempre fazendo aliança com o homem e a mulher esperando deles fidelidade e compromisso. Não viemos aqui em vão, somos chamados (as) a viver uma vida de qualidade e fazer com que as pessoas façam também esta experiência.  

– Qual é o seu compromisso para com Deus em relação à vida na terra? 
– Qual é a parte que lhe compete na construção de um mundo novo?
 – quais as armas que você tem usado para defender o reino de Deus, aqui e agora?
 – Você vive uma vida de verdadeiro (a) filho (a) de Deus ou apenas uma imitação?



Salmo - Sl 101, 16-18. 19-21. 29.22-23 (R. 20b)

R. O Senhor olhou a terra do alto céu.

16As nações respeitarão o vosso nome, *
e os reis de toda a terra, a vossa glória;
17quando o Senhor reconstruir Jerusalém *
e aparecer com gloriosa majestade,
18ele ouvirá a oração dos oprimidos *
e não desprezará a sua prece.R.

19Para as futuras gerações se escreva isto, *
e um povo novo a ser criado louve a Deus.
20Ele inclinou-se de seu templo nas alturas, *
e o Senhor olhou a terra do alto céu,
21para os gemidos dos cativos escutar *
e da morte libertar os condenados.R.

29Assim também a geração dos vossos servos +
terá casa e viverá em segurança, *
e ante vós se firmará sua descendência.
22Para que cantem o seu nome em Sião *
e louve ao Senhor Jerusalém,
23quando os povos e as nações se reunirem *
e todos os impérios o servirem.R.

Reflexão - Enganamo-nos quando pensamos que Deus está longe de nós e que o céu é um lugar distante. O Senhor reconstrói o mundo novo dentro de cada coração, por isso Ele escuta a oração dos oprimidos e não despreza a sua prece. Que seja sempre uma motivação para as futuras gerações o louvor que os nossos lábios pronunciam. De agora e para sempre tenhamos a consciência que o futuro da humanidade depende do que nós plantarmos aqui, agora, com um louvor que seja fruto do grande amor de Deus por nós!

Evangelho – Mc 8, 27-33


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 8,27-33
Naquele tempo: 27Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesaréia de Filipe. No caminho perguntou aos discípulos: 'Quem dizem os homens que eu sou?' 28Eles responderam: 'Alguns dizem que tu és João Batista;
outros que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas.' 29Então ele perguntou: 'E vós, quem dizeis que eu sou?'
Pedro respondeu: 'Tu és o Messias.' 30Jesus proibiu-lhes severamente de falar a alguém a seu respeito. 31Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homem devia sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto, e ressuscitar depois de três dias.
32Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus à parte
e começou a repreendê-lo. 33Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: 'Vai para longe de mim, Satanás!' Tu não pensas como Deus, e sim como os homens.'
Palavra da Salvação.

Reflexão – “qual a fonte que gera os nossos impulsos?”

Na nossa caminhada espiritual há momentos em que percebemos claramente o pensamento de Deus e falamos coisas que Ele nos segreda aos ouvidos. Outras vezes, porém, somos levados pela nossa humanidade fraca, débil, e expressamos o pensamento do mundo: rejeitamos o sofrimento e repudiamos tudo o que possa vir para nós como mudança de planos. Pedro, neste episódio, expressa o sentimento que há no coração de todo homem. Inspirado pelo Espírito, ele, primeiramente, proclamou que Jesus era o Messias, mas logo que foi atingido na sua fraqueza humana pois, Jesus lhe falara de sofrimento e de dificuldade, ele teve uma reação rebelde de quem está contra o pensamento de Deus. Precisamos estar atentos (as) com o que os nossos lábios pronunciam a fim de perceber a fonte que gera os nossos pensamentos, palavras e ações. Somos anjo (mensageiro de Deus), ou satanás (adversário, acusador), na medida em que escutamos o Espírito Santo ou as falsas sugestões da nossa humanidade. Somos assim! Da nossa boca saem bênção e maldição. Não aceitamos ser humilhados e o nosso orgulho logo se exaspera quando alguém nos acena com esta perspectiva.  Jesus veio para nós justamente porque somos imperfeitos, por isso, não podemos esmorecer diante da decepção que temos de nós mesmos (as), mas permanecer vigilantes reconhecendo a nossa fragilidade.

 – Você costuma pensar antes de falar e de agir ou segue o impulso do seu coração?
 – Alguma vez você percebeu também que o Senhor não ficou nada satisfeito com o que você disse?
 – Você admite que passar por sofrimentos e dificuldades é próprio da missão do homem? 
- Você percebe quando fala o pensamento de Deus e quando fala o pensamento do mundo?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho


Nenhum comentário: