domingo, 10 de fevereiro de 2019

REFLETINDO SOBRE O EVANGELHO





Lucas 5, 1-11

QUINTO DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO C

            Celebramos neste domingo (Lc. 5,1-11), a pesca abundante e o chamado dos primeiros discípulos para a missão. Jesus quer contar com colaboradores para sua missão. Passeando pelo lago de Genezaré, convida alguns para com ele, colocarem-se a serviço dos povos. Antes, porém, porém, promove uma pesca extraordinária. Depois de ensinar as multidões, Jesus pede que Simão avance lago adentro e lance as redes para a pesca. Simão põe dificuldade: haviam tentado a pesca a noite inteira, que é o tempo mais apropriado, e não conseguiram nada. “Mas em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. O curioso é que, na hora considerada imprópria conseguiram pegar tantos peixes, que as redes quase se rompiam. Tiveram de chamar os da outra barca (Tiago e João, filhos de Zebedeu) para que os ajudassem. E as duas barcas ficaram cheias, a ponto de quase afundarem. Diante disto, nos vem à pergunta: Que tipo de pescaria é esta?  Ela é o resultado do ensinamento de Jesus às multidões. Jesus ensinava a palavra de Deus, isto é: a Boa notícia do evangelho, e Pedro diz: “em atenção à tua palavra”. Ou seja, é a palavra do Evangelho, que faz ter sucesso no empreendimento, mesmo que as circunstâncias pareçam contrárias: luz do dia, em vez da escuridão da noite – talvez uma alusão à clareza e veracidade com que a verdade do evangelho convence as pessoas.
            Pedro já conhecia o poder de Jesus, que havia curado a sua sogra. Mas a pescaria misteriosa faz com que ele perceba em Jesus o mistério profundo de sua divindade. Antes, ele chamou Jesus de Mestre, e, agora, o chama de Senhor. Essa é uma expressão parecida com a do profeta Isaias, quando este contemplou uma nesga da majestade de Deus. Pedro toma de repente consciência de que está presenciando a palavra e ação de Deus através de Jesus. Seu espanto é característico de quem teve uma experiência de Deus – o fascínio misturado com o medo. O mesmo acontece com os outros dois: Tiago e João. Quem teve uma experiência do divino fica imediatamente compelido a uma adesão e compromisso. É o que vemos nas palavras de Jesus, dirigidas a Pedro, mas que incluem Tiago e João, e a todos nós também: “Não tenha medo! De hoje em diante você será pescador de homens. Jesus quer que façamos alguma coisa diferente do que já fazemos. O discípulo de Jesus é chamado a pescar os homens para anunciar-lhes a palavra e a ação que os levam à liberdade e à vida.
O evangelho de hoje finaliza dizendo que “deixaram tudo, e seguiram a Jesus”. O seguimento é radical. O que não significa certamente deixar tudo para não ter nada a fazer. Hoje pensaríamos que isso deve ser entendido como dar uma direção á vida; colocar tudo a serviço do seguimento de Jesus, continuando a sua palavra e sua ação no grande mar do mundo e da História.
            Neste domingo da pesca milagrosa e da vocação dos primeiros discípulos, peçamos que o Senhor renove em nós a alegria de nossa vocação, nos anime sempre a lançar nossas redes em seu nome e nos encoraje a buscar um jeito novo de evangelizar, levando a todos a Boa Nova de Jesus.
Pe. Raimundo Neto
Pároco e São Vicente

Nenhum comentário: