domingo, 17 de maio de 2015

BOLÍVIA PREPARA INDULTO ESPECIAL DURANTE VISITA DO PAPA FRANCISCO



La Paz (RV) – Para a visita do Papa à Bolívia, o presidente Evo Moráles está preparando uma lei para “perdoar” alguns condenados à prisão. A informação foi repassada às agências de notícias pelo ministro Hugo Moldiz, afirmando que os detalhes do indulto serão anunciados nesta semana.
Na segunda etapa da próxima viagem apostólica de Francisco à América Latina, o Pontífice irá visitar a Bolívia. Além da capital La Paz, o Papa também descerá a Santa Cruz de la Sierra, onde está o maior cárcere do país andino.
Conflitos
A Penitenciária de Palmasola abriga 5,3 mil detentos e é considerada um das mais conflitivas do país. A superlotação e as facções internas são os principais males endêmicos do sistema carcerário boliviano – uma saturação à qual contribui também a lentidão da Justiça, que provoca uma grande porcentagem de detentos sem uma sentença definitiva.
No início deste mês, de forma inédita, 250 casos foram julgados, como parte de um plano para descongestionar a administração judicial. Em agosto de 2013, Palmosola foi palco de um amotinamento em que morreram 35 pessoas, entre elas um bebê de 18 meses.
Francisco visitará Bolívia de 8 a 10 de julho procedente do Equador e, depois, seguirá para o Paraguai. (RV)(from Vatican Radio)
Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário: