sábado, 21 de março de 2015

MOYSÉS AZEVEDO RESPONDE: COMO SE TORNAR UM MISSIONÁRIO?



moyses
Moysés (ao centro) e os jovens de Budapeste
Em visita à Missão do Shalom em Budapeste, na Hungria, o fundador Moysés Azevedo foi recebido por cerca de 90 jovens que participam das ações do Shalom, para um bate-papo em um café da cidade, em 9 de fevereiro. Ele contou sua experiência com o Amor de Deus, e respondeu a perguntas sobre comunidade, envio de missionários, vivência da fé e descoberta vocacional.
Os primeiros missionários da Comunidade chegaram à Hungria em outubro de 2009, a pedido do cardeal arcebispo da Diocese de Esztergom-Budapest, Erdő Péter, que, de forma especial, pediu para se dedicarem à evangelização da juventude. Os jovens perguntaram a Moysés sobre por que os missionários foram para a Hungria e o que deve ser feito para se tornar um deles. Confira a resposta na íntegra:
- Os missionários da Comunidade tem essa missão de levar a paz para o mundo. Você tem um conselho específico? Como você prepara esses missionários? Como se tornar um missionário?
A paz nasce de uma experiência com a pessoa de Jesus Cristo. Mas ela é concretizada na nossa experiência de comunhão, de unidade, de vida comunitária. E essa experiência comum nos leva à missão. E assim, a Comunidade nasceu como uma comunidade missionária. Ou seja, aquela experiência que fizemos não cabe dentro da gente, temos a necessidade de transbordá-la. E então, entra também a dimensão da Igreja.
A Igreja, ao ver essa experiência, a experiência da Comunidade, diz: Isso é um Carisma, um dom do Espírito Santo. E reconhece como um dom do Espírito Santo. Primeiro, na igreja local, onde nascemos, depois, para a Igreja do mundo inteiro, com o reconhecimento pontifício pelo Papa Bento XVI, em 2007. E sempre foi de nossa inspiração ir onde a Igreja nos chamar, enviarmos missionários. E foi isso o que aconteceu aqui na Hungria. O cardeal Erdő Péter conheceu a Comunidade no Brasil e nos convidou para vir aqui a Budapeste para, junto a Igreja local, testemunharmos Jesus Cristo.
Como discernir, quem enviar? Mistério, mas ao mesmo tempo, escolha. É escolha de Deus e escolha de cada missionário, porque quando esses jovens fazem uma experiência com Jesus Cristo, eles se colocam à disposição do serviço à Igreja e à humanidade.
Quando Daniel, Anderson, Carol, Joicy, Vanessa fizeram sua experiência com Jesus Cristo, disseram: Moysés, eu também quero ofertar a minha vida para evangelizar os jovens. E poderiam estar no Brasil, na Europa, na África… E então entra a dimensão dos planos de Deus, não de uma maneira fatalista, imposta, mas, dentro de um processo de discernimento, de livre oferta. Deus tem um plano em que os chama a servir. Nosso conselho da Comunidade se coloca em oração, procuramos ver aqueles que se colocam à disposição para a missão, e que dizem livremente “Eis-me aqui”, e nós os enviamos. Na verdade, na verdade, eles são um presente de Deus. E eu espero que vocês estejam contentes com o presente.
 Fonte: Comunidade Shalom
Emanuele Sales

Nenhum comentário: