sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

DOM GILBERTO EM IGUATU: "O GRANDE LEGADO DE DOM MAURO FOI O DE SER DISCÍPULO DO SENHOR"


Uma vida que revelou o amor de Deus e que se deixou plasmar pelo Espírito Santo. O grande legado de Dom Mauro foi o de ser discípulo do Senhor. Assim dirigiu o bispo de Crato, Dom Gilberto Pastana, aos diocesanos de Iguatu e familiares do pastor emérito.
Dom José Mauro Ramalho de Alarcón e Santiago faleceu na última segunda-feira, dia 9 de setembro, aos 94 anos. Foi o primeiro bispo de Iguatu e o último bispo vivo a participar do Concílio Vaticano II, que ainda hoje ecoa na Igreja.
Na manhã de quarta-feira (11), Dom Gilberto Pastana, acompanhado do Padre Joaquim Ivo Alves, viajou a Iguatu para agradecer a Deus a vida de Dom José Mauro, elevando, em sua memória, o Santo Sacrifício da Missa.
“Prestamos a nossa solidariedade e orações a esta Igreja Particular, na pessoa do seu bispo, Dom Edson [de Castro Homem. Estamos aqui para rezar, junto com vocês, e agradecer a Deus a vida desse seu pastor, Dom Mauro. Hoje chegou o dia de ele se apresentar diante de Deus por tudo aquilo que, pelo espírito de Deus, foi realizado. A vida dele, a partir da sua vocação, foi uma vida doada, cheia de significados e de sentidos”, disse Dom Gilberto.
Na Catedral de São José, à volta dos despojos mortais, ressaltou o vínculo entre Crato e Iguatu. “Com a desvinculação do território de Crato, foi criado este [de Iguatu], em fevereiro de 1962. Isso nos une profundamente. E um dos ordenantes de Dom Mauro [primeiro bispo diocesano] era Dom Vicente [Matos], nosso terceiro bispo”.
Dom Gilberto também sublinhou os testemunhos que tem escutado. Por isso, a páscoa definitiva de Dom Mauro não deve ser tida como motivo de perda. Ao contrário. “Vocês ganharam uma testemunha, um exemplo de vida, um referencial, um pastor que cumpriu a sua missão e foi recebido na Glória do Pai. Como é bom, então, quando somos lembrados na vida e no coração. Como é bom vocês conservarem isso e não deixar morrer essas memórias e esses valores, qualidade de Deus, na vida de Dom Mauro”, concluiu.
Em vista de um compromisso anterior, o bispo de Crato não pode participar da Missa de encomendação, marcada para as cinco da tarde. Mesmo assim, fez questão de ir a Iguatu, a 142 km, para reafirmar a unidade e os vínculos entre as duas dioceses.
Por: Patrícia Mirelly/Assessoria de Comunicação da Diocese do Crato  


Nenhum comentário: