sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

REFLEXÕES SOBRE AS LEITURAS DE HOJE


2 DE FEVEREIRO DE 2018 - 6ª. FEIRA QUARTA SEMANA DO TEMPO COMUM 2018 - Apresentação do Senhor -

1ª. Leitura – Mal 3,1-4 - “o fogo que derrete e purifica”

O profeta Malaquias anuncia ao mundo a salvação prometida a todas as nações, quando nos fala do anjo do Senhor que vem ao templo como o fogo purificador para preparar os homens a fim de que possam fazer oferendas justas ao Senhor. O templo é o nosso coração onde reside a Santíssima Trindade que nos dá a capacidade de nos purificar da escravidão do pecado e viver uma nova vida. Cada um de nós é um ser expectante, que vive motivado por uma espera constante de plenitude, consolação, libertação, enfim, de felicidade. Na verdade, nós buscamos a Deus e Ele nos visita nas diversas circunstâncias da nossa vida. Quando Deus entra na nossa vida nós não podemos mais Lhe resistir. Ele é realmente como o fogo que derrete e purifica o nosso coração e é o Seu Espírito Santo quem faz esta obra de motivação no nosso anterior. O tempo em que nós esperamos aqui, é também, um momento de investigação para que possamos perceber os sinais da chegada do Jesus Cristo nas diversas situações da nossa vida, cada vez mais aumentando em nós o desejo de, realmente, ver com os nossos olhos a Salvação que Dele vem. No entanto, para que possamos apalpar esta realidade espiritual precisamos ter o nosso coração purificado de todo resquício de pecado a fim de que as nossas ofertas se tornem justas. Muitas vezes, nós rezamos, cantamos, louvamos ao Senhor com os lábios, a Ele ofertamos a nossa vida apenas com palavras e, no entanto, dentro do nosso coração, nós conservamos a guerra, a maledicência, o rancor, a falta de caridade! Tudo isto nos atrapalha de experimentar a bondade infinita de Deus que nos visita a cada momento, apesar de não percebermos e, por isso, agirmos injustamente com os nossos irmãos e irmãs. Cantamos glórias a Deus e desprezamos os filhos de Deus. - Você tem percebido os sinais da chegada do anjo do Senhor? – O poder de Jesus através do Espírito Santo já é uma realidade palpável? - Como está o seu coração? Purificado ou sujo? Quais são atualmente os seus sentimentos? – Há alguém que você despreza, menospreza, rejeita? - Peça a Santíssima Trindade que aí habita, a purificação do seu coração para que a sua oferta seja agradável a Deus.


Salmo - Sl 23(24),7.8.9.10 (R. 10b)

R. "O Rei da glória é o Senhor onipotente!"

Como poderá o Rei da glória entrar no nosso coração? Somente nós, pessoalmente, poderemos levantar as nossas portas para deixar entrar o Rei da glória que é o Espírito Santo, Santificador. O Rei da glória é Jesus, o Salvador. O Rei da glória é Deus Pai, o Criador! A Santíssima Trindade quer permanecer dentro de nós numa harmonia perfeita, para vencer conosco as batalhas da nossa vida.

2ª. Leitura – Heb 2, 14-18 - “salvação, só em Jesus”


Ao se encarnar no seio de uma mulher, Jesus assumiu a nossa humanidade com um único objetivo de nos libertar do poder do inimigo, que tinha a chave da morte eterna. Jesus veio lutar por nós, como um de nós, mas, revestido da graça e do poder do Espírito Santo. A leitura nos fala que Ele não veio ocupar-se com os anjos, mas com a descendência de Abraão, o Pai da Fé. Vencendo as tentações e as torturas, Jesus veio nos mostrar que, confiando Nele nós também poderemos ser vitoriosos. Portanto, somente a Fé em Jesus Cristo nos arrancará das mãos do inimigo que tenta nos sujeitar à escravidão. Somente um Deus feito homem poderia realizar a obra de salvação da humanidade. Morrendo na Cruz e ressuscitando para sempre, Jesus deu provas de que o Plano de Deus para a humanidade foi perfeito. Ele fez-se sacerdote e vítima de expiação para a remissão dos nossos pecados e nos conceder a vida eterna. Em razão disso, precisamos sempre tomar cuidado com aqueles que dizem que todos os caminhos são bons e nos levam a Deus. Jesus é o único Senhor do céu e da terra e fora dele não há salvação. – Você tem plena consciência de que somente a fé em Jesus poderá salvá-lo (a)? – Você entende o mistério da encarnação de Jesus? – Por que foi preciso que Ele viesse? – Qual a influência que Jesus tem na sua vida? – Em que Ele tem lhe ajudado?


Evangelho – Luc 2, 22-40 – “contemplando a salvação”


Movido pelo Espírito Santo, Simeão foi ao templo, tomou Jesus nos braços e bendisse a Deus porque os seus olhos viam a salvação que Ele havia preparado para todos os povos. A profetisa Ana, que servia a Deus no templo, dia e noite, também louvou a Deus por ter visto O libertador de Israel e pôs-se a anunciá-lo a toda a gente. Simeão e Ana sentiram-se privilegiados porque contemplaram a salvação que veio de Deus! O MESSIAS era alguém a quem todo o povo ansiava encontrar. Mais que Simeão e Ana, somos nós hoje privilegiados, porque não precisamos esperar ficar mais velho (a), nem no fim da vida para acolher Jesus, o Salvador que também se apresenta a nós em cada momento da nossa vida, na Palavra, na Eucaristia, e no templo do nosso coração. Naquele tempo Simeão e Ana esperaram o dia feliz em que Jesus foi apresentado ao Pai. Hoje, Jesus já se apresentou ao Pai, já se ofereceu ao Pai, já se entregou ao Pai para nos salvar. Hoje, Jesus está com o Pai e recebe o que nós entregamos em Suas mãos como dom para ser abençoado e frutificado. Todos nós somos chamados (as) a apresentar a Deus os nossos filhos, que podem ser também nossos projetos, sonhos e anseios. Precisamos também estar no templo. Estar no templo significa estar disponível e sintonizado atento à chegada de Jesus que vem ao nosso encontro pelas mãos de Maria e José. Por isso, nó precisamos permanecer no templo e, como Simeão e Ana, dar testemunho a todos do grande mistério da encarnação de Deus Salvador. Diante da manifestação dos dois, Maria soube silenciar e acolher a profecia de Simeão quando predisse o que iria acontecer com ela por causa de Jesus: “quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”. Assim como Maria acolheu as palavras de Simeão como verdadeiras, nós também podemos apreender os ensinamentos que Deus nos dá por meio de alguém, para a nossa segurança. E, como Ana, que acreditou e, por isso, não se calou, nós podemos sair propagando a salvação que os nossos olhos veem quando obedecemos a Deus. – Você hoje, consegue contemplar a salvação que vem de Deus? - Você tem dificuldade em cumprir com as regras da Igreja? – Você acha que o homem pode caminhar sozinho, por conta própria? – Você é daquelas pessoas que não gosta que ninguém lhe diga o que tem que fazer? – Você se acha uma pessoa humilde? – Você tem medo de ouvir a verdade?

Helena Serpa,
Fundadora da Comunidade Missionária Um Novo Caminho

Nenhum comentário: